quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Brasileiro Infantil de Verão - 1° e 2° dia

Ontem começou o Brasileiro infantil de verão que está sendo realizado no parque aquático da Unisul em Palhoça-SC. Ontem somente nosso atleta Rhylldson Medeiros nadou.

1° dia (quarta)

Rhylldson fez uma boa estréia nos 100m costas e baixou sua melhor marcar com o tempo de 1'05"88. A prova foi toda encaixada, saiu bem, virou bem e somente os 15m finais pesaram um pouco, mas mesmo assim, melhorou seu tempo. As parciais foram 31"86 e 34"02 que lhe rendeu a 14° lugar!

2° dia (quinta)

Hoje o dia nem de longe foi bom, foram 3 provas e nenhuma melhora de tempo. Bruno Bandeira nadou os 200m livre, Rhylldson nadou os 200m costas e Caélison Barbosa nadou os 100m borboleta!

Bruno Bandeira teve a melhor performance do dia, focamos em mudar a estratégia, pois no aberto ele abriu a prova muito forte e quebrou muito nos útlimos 50m. Dessa vez dosamos melhor a primeira metadade da prova pra ver se mudava. Realmente mudou muito, Bruno terminou com todo o gás e só não melhorou seu tempo porque cometeu dois erros. Seu terceiro parcial dos 50m foi lento demais e ele realizou uma braçada a mais na chegada. As parciais foram, 30"33/34"25/35"42/34"01, com parciais de 100m de 1'04"58 e 1'09"43 lhe redendo o tempo de 2'14"01, pouco pior que seus 2'13"78 feitos no aberto!

Rhylldson Medeiros nadou os 200m costas com grandes chances de pegar final, já que no aberto tinha nadado na casa de 2'21" e acreditávamos que para entrar na final, precisaria entrar na casa de 2'19" (focamos esse tempo), porém nem isso, entraram na final com 2'20"12. Infelizmente, não vemos outra justificativa para má atuação do atleta que não seja puro nervorsismo. Pois ontem o atleta nadou super bem baixando seu tempo e hoje, desde ínício da prova, estava apático. O fato de poder pegar final, com certeza atrapalhou o atleta e ele deixou se levar pela pressão. Rhylldson foi bem aquem do que poderia e fez a marca de 2'26"13 com parciais de 33"02/36"62 (1'09"64)/37"95/ 38"54 (1'16"49).

Caélison Brabosa fechou o dia nos 100m borboleta. Acabou nadando mal também e bem a quem do que poderia! No caso dele, hoje pareceu ser um misto de não está no dia bom e nervorsismo também. Cáelison nadou para 1'06"68, bem aquem dos 1'04"85 feitos semana passada no aberto. Caélison passou com 30"66 e voltou com 36"02.

domingo, 7 de dezembro de 2014

Náutico Campeão Cearense Absoluto


Aconteceu no período de 4 a 7 de dezembro de 2014 no parque Aquático do Náutico Atlético Cearense o Campeonato Cearense Absoluto de Natação e em evento simultâneo, o Campeonato Cearense de Categorias.

Este ano tivemos uma grande inovação, que foi o fato do evento ter eliminatórias e finais, semelhante o Campeonato Open que será realizado daqui há alguns dias no Rio de Janeiro.  A mudança foi uma tentativa de melhorias para tornar o Campeonato Cearense de Categorias mais atrativo e rentável. Tudo isso foi sendo trabalhado e amadurecido desde o início do ano nas reuniões técnicas da FCDA pelos membros (técnicos dos clubes e coordenadores técnicos da FCDA) do conselho técnico da FCDA. Todas as decisões foram tomadas mediante discussão e votação onde a maioria vence, sendo o processo o mais democrático possível, onde cada clube sempre foi convidado e os técnicos, no caso, os seus responsáveis legais nas reuniões.

Infelizmente, o BNB Clube, ainda por um motivo não muito claro, resolveu não aderir ao evento, o que tornou até difícil para avaliar se o evento seria rentável, motivador e o principal, com melhor nível técnico. Isso tirou muito o brilho do evento e a competitividade, porém os outros clubes que em nada tem a ver com os processos de decisão do BNB Clube, fizeram o seu papel e mostraram dentro da água ótimas performances. O que ocorreu, podemos destacar como um capítulo triste da história da natação do Ceará, porém o fato, em momento algum, tirou brilho e o mérito de nossa vitória.

Nossos atletas como sempre, representaram muito bem as cores do Náutico e deram o sangue dentro da água. Com  ou sem adesão do nosso rival, esse ano não tinha como não ser nosso, mas é claro que preferiríamos enfrentar nosso arquirrival como nos anos anteriores.

O Náutico sagrou-se Campeão Cearense Absoluto, algo que estávamos buscando desde 2010 (nosso último título) e no Campeonato Cearense de Categorias, levamos a taça na categoria infantil, juvenil e júnior, sendo vice-campeão no sênior, fomos campeões quase que de ponta a ponta. Com esse resultado, o Náutico fecha o ano de 2014 com os títulos dos dois principais campeonatos do ano, ou seja, o Absoluto de piscina curta realizado em Juazeiro e o Absoluto de piscina longa, se consolidando assim como a maior potência da natação competitiva do estado.

domingo, 7 de setembro de 2014

Olimpíadas Escolares 12 a 14 anos - 3° dia

No último dia de olimpíadas escolares mantemos boas performances, mas não obtivemos o desejado 100% de aproveitamento.

Sabrine Araújo, encerrou sua participação na competição na prova dos 200m livre melhorando mais de um segundo seu tempo com 2'35"00.

Gabriele Garcia nadou também a prova dos 200m livre e repetiu sua marca com 3'03"79.

No masculino a dupla amiga e rival que treinam juntos e competem juntos praticamente todas as provas nos representaram. Bruno Bandeira nadou para 2'15"62 piorando pouca coisa e Frederico Guilherme melhorou seu tempo com 2'13"61 e levou a melhor nessa. Geralmente Frederico vencia os 400m livre e Bruno os 200m livres, nesse campeonato eles inverteram o retrospecto.

Julia Yanes foi a única atleta do Náutico com 100% de aproveitamento melhorando todas as suas marcas. Nos 100m borboleta fez a marca de 1'21"22 baixando mais de 7 segundos sua melhor marca.

Paulo Miguel fez uma marca muito boa nos 100m borboleta com o tempo de 1'07"79 baixando quase 4 segundos. Lembrando que Miguel e Julia Yanes estão apenas no seu primeiro ano de Olimpíadas Escolares.

Rhylldson Medeiros nadou os 50m costas e piorou um pouco sua marca pessoal com o tempo de 31"35. No revezamento até melhorou uma sua marca com 30"67 e sai com sua melhor marca pessoal. Caio Franco foi o destaque nesta prova pegando final com o tempo de 30"42 e na final ficou empatado em 7° lugar com 30"15.

Encerrando a competição, o revezamento 4x50m medley masculino pegou final e terminou na 8° colocação da competição.

Com certeza o saldo foi muito positivo, e para muitos foi um experiência enriquecedora e inesquecível, porém poderia ter sido ainda melhor. Agora é voltar, treinar e mirar no próximo evento! O bom da natação é que sempre teremos outra chance de nadar melhor e mais rápido, não há tempo para lamentações!

Victor Brasil no Troféu José Finkel

Victor em Guaratinguetá-SP
Ontem, nosso representante no Troféu Jose Finkel 2014, aliás o único de clubes do Ceará e um dos poucos atletas do Norte-nordeste presente na competição, nadou sua prova no Finkel. Victor foi para nadar apenas a prova dos 50m peito e fez o que era possível de acordo com a preparação feita.

Victor devidamente credenciado
Hoje o atleta tem que se dividir entre faculdade, trabalho e treinamento e com certeza, devido a isso já esteve em melhores condições para nadar um evento dessa magnitude. Victor nadou para 29"83, praticamente 1 segundo acima de sua melhor marca. O mesmo alegou ter nadado bem, o estilo encaixou, porém acha que não encaixou a entrada da virada e sentiu muito os 5 metros finais da prova. Para pegar final B, teria que nadar para precisos 28"52. Com certeza o tempo não foi o esperado, mas o fato de estar presente num evento tão grandioso, que neste ano serviu como classificatório para o mundial de piscina curta, não tem preço. 

Só pra ilustrar a dimensão do nível que foi esse campeonato, segue alguns dados: 

* 28 atletas convocados para o Campeonato Mundial de Piscina Curta em Doha, no Catar, 10 mulheres e 18 homens. A maior delegação da história do país.
* 6 revez

amentos com índices, todos revezamentos alcançaram os índices exigidos pela CBDA, alguns com boas chances de medalha no Mundial.

* 49 recordes atingidos em 24 provas.
* 11 recordes sul-americanos, 10 novos recordes brasileiros.
* 28 recordes de campeonato.
* 12 recordes nacionais da Argentina.
* Um recorde nacional do Equador, um recorde nacional da Holanda.
* 4 provas com tempos que ocupam o primeiro lugar do ranking mundial de 2014.

Olimpíadas Escolares 12 a 14 anos - 2° dia

Ontem (sábado 06/09) foi um dia melhor para os nossos atletas! Foram menos caídas, porém a maioria melhorou.

Sabrine Araújo foi a primeira a cair na água na prova dos 100m livre e fez a marca de 1'11"09 melhorando em mais de 5 segundos seu tempo de balizamento.

Isabel Firmeza por sua vez, nadando a mesma prova, acabou piorando, fazendo o tempo de 1'11"39. Isabel tem 1'08" na piscina de 50 metros. Fica claro que a atleta precisa se dedicar mais aos fundamentos, pois o fato de ter mais viradas, ao invés de ajudar está atrapalhando a atleta.

Gustava Mindelo nadou duas provas, os 100m livre onde melhorou sua marca pessoal com o tempo de 1'03"67 e nos 50m peito não obteve a mesma sorte piorando o tempo com a marca de 39"18.

Bruno Bandeira estreou nadando duas provas. Bruno foi bem em ambas, nos 100m livre, praticamente repetiu sua melhor marca pessoal com o tempo de 1'01"83 e nos 400m livre baixou quase 1 segundo sua melhor marca com o tempo de 4'47"82.

Frederico Guilherme encerrou as participações dos atletas do Náutico na segunda etapa na prova dos 400m livre e melhorou bastante sua antiga marca com o tempo de 4'48"45. 

sábado, 6 de setembro de 2014

Olimpíadas Escolares 12 a 14 - 1° dia

Ontem nas olimpíadas escolares, alguns de nossos atletas já estrearam. Vamos focar as informação nos atletas do Náutico que lá estão.

Júlia Findanza, nadou a prova dos 50m livre e fez a marca de 32"52 melhorando seu tempo em 1 centésimo e os 50m borboleta com o tempo de 33"81 baixou quase 4 segundos.

Isabel Firmesa nadou também as mesmas provas e ambas piorou o tempo e é bem provável que o motivo o fato de ter deficiência nas viradas e a competição é em piscina curta. Nos 50m livre nadou para 30"97 e nos 50m borboleta nadou para 36"93.

Paulo Miguel no masculino também nadou as mesmas provas e acabou melhorando uma e piorando na outra. Miguel está estreando nas Olimpíadas Escolares e nadou os 50m livre fazendo a marca de 28"32 e nos 50m borboleta, sua especialidade, piorou nadando para 30"05.

Rhylldson Medeiros nadou duas provas e não foi bem, piorou nos 100m costas com 1'07"25 e piorou também nos 200m medley 2'33"50. O mesmo alegou que o frio, no seu caso, atrapalhou muito e sentiu dificuldade de respirar. Faz parte!

Sabrine Araújo nadou os 400m livre e não melhorou com a marca de 5'30"73. Também é uma estreante em Olimpíadas Escolares.

O maior destaque do Ceará na competição até o momento foi Caio Franco que pegou final nos 100m costas com o 7° tempo e marca expressiva de 1'04"04, porém na final deu uma piorada e ficou em 8° nadando para a casa de 1'05".

Definitivamente esperávamos um pouco mais de nossos atletas de uma forma geral, não foi um dia bom. Alguns motivos podem explicar de forma subjetiva os resultados, precisar o que foi não dá, mas acreditamos que a união de frio, primeira participação nas Olimpíadas Escolares e o fato de nadar em piscina curta somado aos fundamentos de virada pouco desenvolvido, devem ter atrapalhado a performance. A única coisa que podemos dizer é que todos estão preparados e mostraram isso na última semana de treinos, então bola pra frente, o gelo foi quebrado e vamos focar na competição e esquecer do frio, porque não tem jeito e vai atingir todos os atletas.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Náutico nos eventos nacionais

Ontem (04/09/14) vários de nossos atletas embarcaram para eventos de amplitude nacional divididos entre Olimpíadas Escolares 12 a 14 anos na cidade Londrina-PR e Troféu José Finkel em Guaratinguetá-SP, que juntamente com o Troféu Maria Lenk, é o maior evento da natação brasileira.

Parte da seleção cearense escolar embarcando para Londrina
No Jogos Escolares 12 a 14 anos, mais da metade da equipe é constituída por atletas do Náutico, o que mostra o poder da qualidade da nossa base e dos nossos atletas de uma forma geral. Dos 17 atletas convocados, 8 são do Náutico, são eles: Paulo Miguel, Rhylldson Medeiros, Gustavo Mindelo, Frederico Munhoz, Bruno Bandeira, Sabrine Araújo, Isabel Firmeza e Gabriela Garcia. Além disso, um dos técnicos é o alviverde Ronny Peixoto, que faz sua estreia nas Olimpíadas Nacionais.

As Olimpíadas Escolares começam hoje e são promovidas pelo COB em parceria com a CBDA. O blog deseja boa sorte a todos os atletas do Ceará.

Victor Brasil chegando em São Paulo

No Troféu José Finkel, teremos mais uma vez a presença do atleta Victor Machado Brasil, que nadará a sua especialidade, os 50m peito. Victor nadará no sábado pela manhã e vamos torcer muito para que o mesmo tenha uma boa performance na rápida piscina de Guaratinguetá. Victor é o único atleta de clubes do Ceará a participar do evento, mostrando mais uma vez a qualidade do nosso grupo. Além do Victor, a atleta Marina Santos tinha índice para a mesma prova, porém se encontra hoje nos Estados Unidos no programa federal Ciências sem Fronteiras. 

O Troféu José Finkel desse ano serve como classificação para o mundial de piscina curta a ser realizado em novembro, devido esse motivo, estamos vendo marcas extremamente significativas na competição em nível mundial. É um grande privilégio participar dessa festa!

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Jogos Aquáticos 2014 é nosso!!!

Jogos Aquáticos 2014 - Pólo Aquático
No seu quinto ano de existência e pela quarta vez nomeado de Jogos Aquáticos do Ceará, o maior evento de esportes aquáticos do Ceará foi vencido pelo quinta consecutiva vez pelo Náutico Atlético Cearense. O Náutico sempre foi reconhecidamente um clube que fomenta o esporte amador no Ceará e em especial os esportes aquáticos. Sempre foi assim desde sua fundação e perdura até os dias de hoje! Neste 5 anos de existência da competição, o Náutico participava de todos os esportes, com exceção do paralímpico (mesmo tendo atletas paralímpicos), porém este ano, nossos renomados atletas paralímpicos, resolveram nadar pelo Náutico em contra-partida o trabalho realizado com eles no clube, que além de treinamento de alto nível, é uma forma de inseri-los e incluí-los de forma igualitária em um ambiente de indivíduos (atletas) sem deficiência sem qualquer distinção.

Carlos Alberto Maciel - Natação Paralímpica

Elione - natação paralímpica
Apenas o Náutico, entre todos as entidades participantes, possuiu equipes participando de todas as modalidades. Fomos campeões no Pólo Aquático e nado sincronizado, fomos vice-campeões na natação federados, natação não federados e maratonas aquáticas, além de 4° lugar na natação master e na natação paralímpica, ou seja, o fato de o clube, mesmo com os problemas financeiros e estruturais (não é privilégio só do Náutico), promover muitas modalidades aquáticas tem feito toda a diferença! Por tanto, quando se fala de esportes no Ceará, obrigatoriamente se fala do Náutico!



Na pontuação geral, nunca tivemos uma disputa tão acirrada entre Náutico e BNB Clube, que na natação de um modo geral e nado sincronizado, são hoje os dois maiores expoentes cearenses que revezam as posições de primeiro e segundo lugar em todas as competições locais.


Pra encerrar, parabenizamos todos que compõem a FCDA pela iniciativa louvável, todos os profissionais que trabalham com esportes aquáticos e a toda comunidade aquática de um modo geral, sejam atletas, pais, torcedores ou dirigentes!

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Até breve Marina Santos!!!

Hoje, Marina Santos (20), deixou o Ceará para participar do programa do governo federal ciências sem fronteiras! Marina Santos conseguiu ir, nada mais nada menos, para Georgia, nos Estados Unidos. Ao todo a atleta passará 1 ano e meio nos EUA, porém, os primeiros 6 meses serão para aprender e dominar a língua inglesa, após 6 meses, deverá ir para outro estado que poderá ser a Califórnia. 


Marina faz o curso de Ciências Ambientais na Universidade Federal do Ceará e é atleta do Náutico há pelo menos 9 anos sem nunca ter defendido outro clube. Ao longo desses anos, foi inúmeras vezes campeã e medalhista Norte-nordeste e Nordeste, possui medalhas nos Jogos Escolares (etapa Nacional), já foi 4° colocada no Jub's, participou de inúmeros campeonatos brasileiros e possui um recorde estadual absoluto na prova dos 50m peito. Neste ano de 2014, tinha índice para participar dos maiores eventos da natação brasileira que são os Troféus Maria Lenk, José Finkel e Open.

Vale salientar que Marina Santos é natural de uma família humilde e sempre teve que lutar contra tudo e todos para se manter firme e forte no esporte, porém cada etapa de sua vida sem sendo vencida com muito mérito e esforço. Sentiremos muito a sua falta nesse tempo longe, porém a oportunidade é imperdível e extremamente gratificante! 

Desejamos toda a sorte do mundo nessa nova empreitada, que você absorva tudo que for possível da língua, da cultura e da natação, afinal, estará no pais de maior desenvolvimento do nosso esporte. Volte uma pessoa muito melhor do que você já é! Boa sorte!

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Atleta do Náutico é convocado para Copa do Pacífico

Nosso atleta de Natação Danillo Fernandes (15) na categoria juvenil I foi convocado para compor a seleção brasileira de natação que participará da Copa do Pacífico que será realizada no Equador no mês de outubro de 2014.

Essa seleção brasileiro será formada apenas por nadadores das regiões Norte e Nordeste. Do Ceará, apenas dois atletas foram convocados: Victória de Fátima (Academia Hedla Lopes) e Danillo Fernandes (NAC), os mesmos foram selecionados graças as suas boas performances no Troféu Sergio Silva que foi realizado em Recife-PE em abril passado.

Para que a viagem se concretize, estamos na torcida que o atleta consiga passagem através da secretaria de esportes do Ceará (SESPORTE), pois a CBDA só banca os uniformes da delegação. Caso sua presença se confirme, o atleta terá sua primeira experiência internacional através do esporte, nadando com nadadores de toda a América do Sul, participando de uma seleção, conhecendo outro pais, ou seja, terá muitos benefícios na sua vida esportiva e cotidiana, coisas que só esporte pode nos proporcionar.


Danillo Fernandes é atleta da equipe de natação especial do Náutico Atlético Cearense e é treinado pelos técnicos Jefferson Lima e Flávio Aires.

O blog deseja muita boa sorte ao atleta!