domingo, 25 de janeiro de 2015

Fim de semana agitado na natação do Náutico

Começou tudo na sexta e só terminou hoje pela manhã, uuuufa, foi um grande fim de semana e um belo início de temporada. 


Na sexta feira, fizemos um treininho no mar em frente ao Náutico. O novo espigão deixou o mar uma piscina, tá muito fácil e seguro nadar por lá! Fizemos um treino regenerativo e no fim fizemos uma pequena Travessia de aproximadamente 500m de distância. Pra apimentar, fizemos isso valendo medalha e quem se deu bem no Masculino foi Washington Nogueira e no feminino Sabrine Araújo.

Foto após o Desafio 10km
No sábado pela manhã, com o objetivo de dar volume ao treino e um pouco de intensidade, fizemos o desafio 10km de natação de revezamentos. Foram composta 3 equipes, cada uma com 6 atletas. Durante a disputa cada atleta realizava caídas de 200m até que sua equipe completasse 10km. Foi muito bacana e disputado até os últimos metros. Pra motivar valeu medalha também! A equipe capitaneada pelo atleta Frederio Munhoz foi a grande campeã do desafio.

Logo após o Desafio 10km, o Náutico organizou a cerimônia dos melhores atletas do clube no ano de 2014. A natação, modéstia a parte, quando se fala de esporte no Náutico, é o cargo-chefe do clube e  é o coração pulsante de nossa agremiação. Na natação tivemos os seguintes agraciados:

Jefferson Lima e Suzanne Ramos
Icaro Feitosa (mirim masculino)
Sara Souza (mirim feminino)
Euler Morais (petiz I masculino)
Júlia Findanza (petiz feminino)
Paulo Miguel (petiz II masculino)
Sabrine Araújo (infantil feminino)
Rhylldson Medeiros (infantil masculino)
Danillo Fernandes (juvenil masculino)
Suzanne Ramos (júnior feminino)
Kauê Moiano (júnior masculino)
Marina Santos (sênior feminino)
Victor Brasil (sênior masculino)
Carlos Alberto Maciel (destaque paralímpico)
Frederico Munhoz (revelação do ano)
Iago Silva (destaque da equipe de transição)

Hoje pela manhã tivemos a conclusão do fim de semana com a Travessia Dragão do Mar, que foi válida ainda pelo Circuito de Maratonas Aquáticas de 2014. O Náutico, mesmo com pouca adesão de seus principais atletas, marcou presença na posições superiores na classificação geral. O grande destaque do Náutico na travessia foi Frederico Munhoz, que foi 2° geral nos 3200m consagrando-se como o campeão do circuito 2014 no Ceará, abrilhantando ainda mais seu belo ano de 2014.   

Veja abaixo a classificação de nossos atletas nas categorias 1200m e 3200m:

Sabrine Araújo - Campeã geral 1200m
1200m feminino
Sabrine Araújo (campeã)

1200m masculino
Rhylldson Medeiros (vice-campeão)
Matheus Dantas (3° lugar)
Samoel Mendes (5° lugar)
Caélison Barbosa (6° lugar)

Pódio geral 3200m - Frederico vice-campeão
3200m masculino
Frederico Munhoz (vice-campeão)
Elígio Brendo Teleciro (4° lugar)
Iago Silva (10° lugar)
Afonso Colares (29° lugar)
Francisco Euler (31° lugar)
João Paulo Neto (61° lugar)
Guilherme Ribeiro (75° lugar)
Jocivan Costa (90° lugar)

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Ranking de Atletas infantil ao absoluto CBDA - Participação do Náutico

Saiu recentemente, no repaginado site da CBDA, o ranking nacional 2014 de atletas na categorias Infantil I até o Sênior e Absoluto. Para acessar clique AQUI!

O Náutico, como em todos os anos anteriores, marca presença no Ranking. Este ano, muitos atletas bem cotados no ranking, outros que não entraram tinham condições de entrar e alguns que estiveram presentes, poderiam ter sido ainda melhores em 2014.

RANKING NACIONAL PISCINA DE 25M

Infantil II
Rhylldson Medeiros Silva - 14° lugar nos 50m costas
Juvenil I
Danillo Mota Fernandes - 19° lugar nos 50m costas 
José William dos Santos Sales - 25° lugar nos 100m borboleta / 19° lugar nos 200m borboleta / 18° lugar nos 50m borboleta
Junior I
Kauê Moiano da Silva - 20° lugar nos 100m peito / 25° lugar nos 50m borboleta / 24° lugar nos 50m livre / 12° lugar nos 50m peito

RANKING NACIONAL PISCINA DE 50M

Infantil II
Frederico Guilherme Munhoz Lopes da Costa Chagas - 24° lugar nos 50m Costas
Rhylldson Medeiros Silva - 9° lugar nos 50m costas / 17° lugar nos 100m costas / 18° lugar nos 200m costas
Caélison Santos Barbosa - 14° lugar nos 50m borboleta
Juvenil I
Danillo Mota Fernandes - 18° lugar nos 100m costas / 5° lugar nos 50m costas 
Rafael Viana Silva - 14° lugar nos 50m costas
José William dos Santos Sales - 20° lugar nos 100m borboleta / 22° lugar nos 200m borboleta / 19° lugar nos 50m borboleta
Junior I
Kauê Moiano da Silva - 18° nos 50m borboleta / 19° nos 50m peito 
Sênior 
Marina Silva Santos - 24° lugar nos 200m medley / 22° lugar nos 200m peito / 22° lugar nos 50m peito
Victor Machado Brasil - 25° lugar nos 50m peito

No ranking nacional em piscina de 25m, onde a importância é um pouco menor que na piscina de 50m, o atleta com maior destaque foi Kauê Moiano, que teve 4 passagens no ranking e a melhor qualificação do Náutico sendo TOP 15 nos 50m peito com o 12° lugar. No total o Náutico teve 9 aparições nesse ranking.

No Ranking nacional de piscina de 50m, o mais importante, o Náutico foi ainda melhor! Destaque para Rhylldson Medeiros que conseguiu ser TOP 10 na prova dos 50m costas com o 9° lugar e a melhor performance do ano ficou por conta de Danillo Fernandes sendo TOP 5 na prova dos 50m costas. Neste Ranking, o Náutico obteve 17 aparições, quase o dobro do ranking em piscina de 25m. 

Somando os dois rankings, os atletas com mais aparições foram  Kauê Moiano da Silva e José William dos Santos Sales (mangabeira), ambos com 6 aparições cada. Marina Santos, uma de nossas maiores atletas nos últimos anos, nadou pelo clube apenas no primeiro semestre e apareceu no ranking de 50m por 3 vezes, com certeza, se tivesse nadado os segundo semestre poderia ter melhorado sua participação.

O ranking tem a função de destacar a qualidade dos atletas e por tabela, nos mostra também a qualidade do clube formador, pois dos 9 atletas do Náutico que aparecem no ranking, apenas Victor Brasil e Frederico Munhoz não foram formados pela nossa base. Por tanto, tais dados são importantíssimos para podermos afirmar que nossa equipe tem muita qualidade e talento atrelados e também nos mostra que com um pouco mais de dedicação podemos buscar melhores resultados e pensar cada vez maior.

No geral o Ceará se apresentou da seguinte forma com relação as aparições no Ranking:





O Náutico conseguiu ser o clube com maior número de aparições tanto no Ranking em piscina de 25m quanto no Ranking em piscina de 50m e somando tudo obteve 26 aparições no Ranking 2014.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

"Super Pai" e "Super Mãe"

Olá, feliz 2015 para todos e que esse ano seja de muitas conquistas! 

Começamos o ano com um texto de Alex Pussield, Editor Chefe da Best Swimming Inc., um apaixonado por natação e um dos mais bem sucedidos técnicos de natação e também empresário do esporte, além disso é comentarista número 1 da SPORTV quando o assunto é natação.

O texto é super real, polêmico, crítico, esclarecedor e para muitos poderá ser muito bem aproveitado, ao longo dos seus mais de 40 anos de borda de piscina no Brasil e mundo a fora, ele fala com bastante propriedade sobre o assunto.

O “Super Pai”

Faz um calor infernal no Rio de Janeiro. Rumo a 2016, estou por aqui desde setembro, e nas idas e vindas dos Estados Unidos, estou adorando viver na cidade maravilhosa.
Este intenso verão carioca também me deu uma nova rotina, e das boas. Todos os dias, estou a nadar no meu condomínio, bem a frente do Parque Olímpico da Barra. Não pode haver melhor inspiração.
Nestas pequenas nadadas que vi mais um “Super Pai”. Não é o primeiro, não será o último, apenas mais um capítulo de um personagem conhecido que vi várias vezes, dezenas, talvez centenas em minha carreira de treinador.
Ele é bem intencionado, como todos, ama seus filhos, como todos, e quer fazê-los campeões. Características que morando no sul, no nordeste, no exterior ou na cidade olímpica, são sempre as mesmas.
O “Super Pai” é um personagem de nossa realidade, que por bem ou mal, faz parte do cenário do esporte competitivo.
Tenho de ser sincero, dói ver o par de filhos sofrendo, chorando e reclamando em fazer algo que, naquele momento, está longe de ser prazeiroso. A piscina está ótima, nadar é tão bom, mas as idas e vindas da dupla dos pequenos filhos soa como uma tortura, um martírio.
O “Super Pai” imponente, autoritário, briga com os filhos, e com os banhistas que insistem em cruzar a raia do “treinamento”. Segurando um cronometro daqueles “Made in Chingling”, ele exibe um conhecimento que não tem, um treino que não tem pé, nem cabeça, e que se repete todos os dias.
Em tantos anos de borda de piscina, não posso esconder que já sei onde isso vai parar. A natação, como qualquer esporte competitivo, precisa ser desenvolvida de acordo com a faixa etária, treinamento, competição e exigências são diferenciadas pelas idades.
Os filhos do “Super Pai” as vezes se destacam, conseguem ter alguns resultados, mas a tendência, é o abandono prematuro do esporte. Um dos mais importantes elementos da fase formativa do atleta é o prazer pelo esporte, e o que venho assistindo, não só nas minhas acaloradas tardes, mas por toda a minha carreira, são crianças vítimas deste comportamento despreparado, e por mais bem intencionados que possam ser, nocivo ao esporte e principalmente a formação dos jovens nadadores.
Não é só no meu condomínio aqui na Barra. Eles proliferam em todas as partes do país e, para quem não sabe, até mesmo lá fora. Existem, aos montes.
É fácil identificar um “Super Pai”. Eles são daqueles que gostam de preparar a mochila para o treino, fazem a indispensável vitamina de todo dia. (Pode até deixar de almoçar, mas a vitamina tem de tomar!) Carregam a bolsa com o material do filho até a borda, assistem aos treinos com cronometros, jamais perdem uma competição onde discutem e opinam com mais sabedoria e conhecimento do que Bob Bowman e Dave Salo, combinados é claro.
O “Super Pai” vai além, pesquisa suplementos e novas técnicas na internet, acompanha rankings, resultados e está sempre em busca do melhor traje disponível no mercado.
Por incrível que pareça, nada do que está listado acima está errado, mas tem um fator determinante que diferencia este comportamento da parte nociva de ser um “Super Pai”. É quando você cruza a linha, deixa de ser o que há de mais importante nesta sua profissão PAI, para ser o treinador. Esta cruzada de linha é determinante e onde toda esta boa intenção vira um fator negativo.
No início da minha carreira, me lembro que aprendi algo (errado) que me valeu por alguns anos. “Bom atleta é aquele que é orfão de pai e mãe”. O pensamento de quem começa na profissão e acha que sabe tudo, quer controlar tudo e, sendo jovem, cheio de motivação pensando que tomando o comando terá mais sucesso. Não demorou muito tempo para aprender que estava errado.
Foi um treinador americano, um amigo de longa data, Terry Maul que me ensinou que “Os pais são meus amigos”. Falou aquilo com um sorriso no rosto que representou tanto quanto o pensamento. Como profissional que trabalha com os filhos dos outros, jamais deve ser sua intenção de criar animosidades entre as famílias que estão ao seu lado.
Entretanto, foi com o mestre Jack Nelson que veio a maior lição da relação pai-treinador-filhos que tive em minha carreira. Coach Nelson sempre foi conhecido por ser um americano com estilo brasileiro. Seu abraço forte, seu aperto de mão sincero, sua energia positiva, sempre agregando. Ele também era duro quando precisava ser, mas sempre sincero. Não foram raras as vezes que escutei dele ao tratar com os pais: “Não quero ser o pai de seus filhos, mas não vou deixar você ser o treinador dos meus atletas”.
O lema de Coach Nelson era seguido a risca. Um treinador de sucesso que sempre foi marcante na carreira e na vida de seus atletas. Coach Nelson, como todos nós, também conviveu com “Super Pais”, passou pelos mesmos problemas e situações que convivemos.
Uma das tantas responsabilidades do treinador com seus atletas é fazê-los gostar do esporte que praticam. O prazer pelo treino, pela competição, pela disputa, estão entre nossas tarefas. Daniel Wolokita, treinador radicado no Rio há anos, também me ensinou que o nadador tem de gostar mais de treinar e competir do que de ganhar. Isto porque não se ganha todo dia. Por mais que o “Super Pai” goste do esporte, que os treinadores amem, se o atleta não estiver inserido neste contexto, tudo será em vão.
Este editorial vai mexer com alguns deles. Outros vão reclamar e não darão ouvidos, afinal estão com a melhor das intenções.
Não fiquem brabos comigo, meu objetivo era apenas ajudar, igualzinho a vocês. Vou terminando logo por aqui, está na hora da minha nadada e o calor continua insuportável.
Alex Pussieldi, editor chefe da Best Swimming Inc.
PS1 – O “Super Pai” também pode ser “Super Mãe”, aí elas sabem mais natação do que a Tery McKeever (técnica da Missy Franklin) e da Melanie Marshall (treinadora de Adam Peaty).
PS2 – Este artigo foi feito com figuras fictícias, qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência.

 

sábado, 13 de dezembro de 2014

Brasileiro infantil de Verão - 3° e 4° dias

Com certeza, nos últimos dois dias de competições, nossas performances foram bem melhores! Tivemos as estreias de Gustavo Mindelo e Frederico Guilherme na competição.

3° dia

Gustavo Mindelo abriu os trabalhos nadando os 100m livre infantil I. Guga fez a primeira parcial razoável de 30"01 mas conseguiu compensar com uma volta boa de 33"44 melhorando seu tempo em precisos  0"92 centésismos com a marca de 1'03"45.


Nos 100m livre infantil II tivemos as participações de Bruno Bendeira e Frederico Guilherme que nadaram lado a lado. Frederico passou com 29"51 e Bruno com 29"55, na volta Frederico voltou com 30"82 fechando a prova com 1'00"33 baixando seu melhor tempo e Bruno voltou com 32"47 que lhe redeu o tempo de 1'02'02, um pouco pior que sua pior marca, porém Bruno foi desclassificado por ter tremido no bloco antes da largada.


Fechando o dia, Rhylldson Medeiros nadou os 200m medley e baixou bem seu tempo. Abriu a prova muito bem e liderando a prova com 30"50, na parcial de costas fez 36"93,  no peito fez 44"95 e no crawl apresentou fadiga extrema nos últimos 25m com 37"07, porém o seu tempo foi 1'60" melhor que sua antiga marca ao cravar 2'29"45.

4° dia 


Gustavo Mindelo iniciou novamente nossa participação, dessa vez, nadando os 50m livres e foi bem, baixou sua melhor marca com o tempo de 28"48 e fechou sua participação com 100% de aproveitamento. 


Na sequência, Caélison Barbosa nadou os 200m borboleta pra fechar também a sua participação e foi muito feliz ao melhorar sua marca em 2 segundos com 2'30"54. Caélison liderou a série de ponta a ponta com parciais de 32"31/36"29 (1'09"29)/40"09/41"04 (1'21"13).


Fechando nossa participação, Frederico Guilherme nadou os 400m livre pra tentar baixar sua marca. Infelizmente o Fred escolheu a estratégia errada segurando muito nas parciais intermediárias para fechar a prova com gás. O mesmo tem conciência do seu erro, pois é reincidente e agora resta enfrentar a prova de peito aberto e se arriscar mais na próxima vez. Fred fez semana passada 4'34" duas vezes no estadual absoluto e aqui acabou nadando pra 4'38"34. Com as parciais dá pra entender bem o erro do Fred que já qua abriu com 1'05"72, depois caiu muito com 1'11"60, manteve a terceira parcial para 1'12"95 e baixou demais no fim com 1'08"83, ou seja, essa última parcial bem abaixo da anterior mostra que o atleta segurou muito pra terminar inteiro.

Com certeza foi um campeonato muito bom, as performances em sua maioria foram muto boas, mas com certeza, o nervorsismo ainda é algo que precisa ser muito bem trabalhado com nossos atletas, pois o emocional parece ter sido o diferencial em algumas performaces, pois tivemos atletas que oscilaram boas performances e performances a quem dos seu potêncial no mesmo evento!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Brasileiro Infantil de Verão - 1° e 2° dia

Ontem começou o Brasileiro infantil de verão que está sendo realizado no parque aquático da Unisul em Palhoça-SC. Ontem somente nosso atleta Rhylldson Medeiros nadou.

1° dia (quarta)

Rhylldson fez uma boa estréia nos 100m costas e baixou sua melhor marcar com o tempo de 1'05"88. A prova foi toda encaixada, saiu bem, virou bem e somente os 15m finais pesaram um pouco, mas mesmo assim, melhorou seu tempo. As parciais foram 31"86 e 34"02 que lhe rendeu a 14° lugar!

2° dia (quinta)

Hoje o dia nem de longe foi bom, foram 3 provas e nenhuma melhora de tempo. Bruno Bandeira nadou os 200m livre, Rhylldson nadou os 200m costas e Caélison Barbosa nadou os 100m borboleta!

Bruno Bandeira teve a melhor performance do dia, focamos em mudar a estratégia, pois no aberto ele abriu a prova muito forte e quebrou muito nos útlimos 50m. Dessa vez dosamos melhor a primeira metadade da prova pra ver se mudava. Realmente mudou muito, Bruno terminou com todo o gás e só não melhorou seu tempo porque cometeu dois erros. Seu terceiro parcial dos 50m foi lento demais e ele realizou uma braçada a mais na chegada. As parciais foram, 30"33/34"25/35"42/34"01, com parciais de 100m de 1'04"58 e 1'09"43 lhe redendo o tempo de 2'14"01, pouco pior que seus 2'13"78 feitos no aberto!

Rhylldson Medeiros nadou os 200m costas com grandes chances de pegar final, já que no aberto tinha nadado na casa de 2'21" e acreditávamos que para entrar na final, precisaria entrar na casa de 2'19" (focamos esse tempo), porém nem isso, entraram na final com 2'20"12. Infelizmente, não vemos outra justificativa para má atuação do atleta que não seja puro nervorsismo. Pois ontem o atleta nadou super bem baixando seu tempo e hoje, desde ínício da prova, estava apático. O fato de poder pegar final, com certeza atrapalhou o atleta e ele deixou se levar pela pressão. Rhylldson foi bem aquem do que poderia e fez a marca de 2'26"13 com parciais de 33"02/36"62 (1'09"64)/37"95/ 38"54 (1'16"49).

Caélison Brabosa fechou o dia nos 100m borboleta. Acabou nadando mal também e bem a quem do que poderia! No caso dele, hoje pareceu ser um misto de não está no dia bom e nervorsismo também. Cáelison nadou para 1'06"68, bem aquem dos 1'04"85 feitos semana passada no aberto. Caélison passou com 30"66 e voltou com 36"02.

domingo, 7 de dezembro de 2014

Náutico Campeão Cearense Absoluto


Aconteceu no período de 4 a 7 de dezembro de 2014 no parque Aquático do Náutico Atlético Cearense o Campeonato Cearense Absoluto de Natação e em evento simultâneo, o Campeonato Cearense de Categorias.

Este ano tivemos uma grande inovação, que foi o fato do evento ter eliminatórias e finais, semelhante o Campeonato Open que será realizado daqui há alguns dias no Rio de Janeiro.  A mudança foi uma tentativa de melhorias para tornar o Campeonato Cearense de Categorias mais atrativo e rentável. Tudo isso foi sendo trabalhado e amadurecido desde o início do ano nas reuniões técnicas da FCDA pelos membros (técnicos dos clubes e coordenadores técnicos da FCDA) do conselho técnico da FCDA. Todas as decisões foram tomadas mediante discussão e votação onde a maioria vence, sendo o processo o mais democrático possível, onde cada clube sempre foi convidado e os técnicos, no caso, os seus responsáveis legais nas reuniões.

Infelizmente, o BNB Clube, ainda por um motivo não muito claro, resolveu não aderir ao evento, o que tornou até difícil para avaliar se o evento seria rentável, motivador e o principal, com melhor nível técnico. Isso tirou muito o brilho do evento e a competitividade, porém os outros clubes que em nada tem a ver com os processos de decisão do BNB Clube, fizeram o seu papel e mostraram dentro da água ótimas performances. O que ocorreu, podemos destacar como um capítulo triste da história da natação do Ceará, porém o fato, em momento algum, tirou brilho e o mérito de nossa vitória.

Nossos atletas como sempre, representaram muito bem as cores do Náutico e deram o sangue dentro da água. Com  ou sem adesão do nosso rival, esse ano não tinha como não ser nosso, mas é claro que preferiríamos enfrentar nosso arquirrival como nos anos anteriores.

O Náutico sagrou-se Campeão Cearense Absoluto, algo que estávamos buscando desde 2010 (nosso último título) e no Campeonato Cearense de Categorias, levamos a taça na categoria infantil, juvenil e júnior, sendo vice-campeão no sênior, fomos campeões quase que de ponta a ponta. Com esse resultado, o Náutico fecha o ano de 2014 com os títulos dos dois principais campeonatos do ano, ou seja, o Absoluto de piscina curta realizado em Juazeiro e o Absoluto de piscina longa, se consolidando assim como a maior potência da natação competitiva do estado.

domingo, 7 de setembro de 2014

Olimpíadas Escolares 12 a 14 anos - 3° dia

No último dia de olimpíadas escolares mantemos boas performances, mas não obtivemos o desejado 100% de aproveitamento.

Sabrine Araújo, encerrou sua participação na competição na prova dos 200m livre melhorando mais de um segundo seu tempo com 2'35"00.

Gabriele Garcia nadou também a prova dos 200m livre e repetiu sua marca com 3'03"79.

No masculino a dupla amiga e rival que treinam juntos e competem juntos praticamente todas as provas nos representaram. Bruno Bandeira nadou para 2'15"62 piorando pouca coisa e Frederico Guilherme melhorou seu tempo com 2'13"61 e levou a melhor nessa. Geralmente Frederico vencia os 400m livre e Bruno os 200m livres, nesse campeonato eles inverteram o retrospecto.

Julia Yanes foi a única atleta do Náutico com 100% de aproveitamento melhorando todas as suas marcas. Nos 100m borboleta fez a marca de 1'21"22 baixando mais de 7 segundos sua melhor marca.

Paulo Miguel fez uma marca muito boa nos 100m borboleta com o tempo de 1'07"79 baixando quase 4 segundos. Lembrando que Miguel e Julia Yanes estão apenas no seu primeiro ano de Olimpíadas Escolares.

Rhylldson Medeiros nadou os 50m costas e piorou um pouco sua marca pessoal com o tempo de 31"35. No revezamento até melhorou uma sua marca com 30"67 e sai com sua melhor marca pessoal. Caio Franco foi o destaque nesta prova pegando final com o tempo de 30"42 e na final ficou empatado em 7° lugar com 30"15.

Encerrando a competição, o revezamento 4x50m medley masculino pegou final e terminou na 8° colocação da competição.

Com certeza o saldo foi muito positivo, e para muitos foi um experiência enriquecedora e inesquecível, porém poderia ter sido ainda melhor. Agora é voltar, treinar e mirar no próximo evento! O bom da natação é que sempre teremos outra chance de nadar melhor e mais rápido, não há tempo para lamentações!

Victor Brasil no Troféu José Finkel

Victor em Guaratinguetá-SP
Ontem, nosso representante no Troféu Jose Finkel 2014, aliás o único de clubes do Ceará e um dos poucos atletas do Norte-nordeste presente na competição, nadou sua prova no Finkel. Victor foi para nadar apenas a prova dos 50m peito e fez o que era possível de acordo com a preparação feita.

Victor devidamente credenciado
Hoje o atleta tem que se dividir entre faculdade, trabalho e treinamento e com certeza, devido a isso já esteve em melhores condições para nadar um evento dessa magnitude. Victor nadou para 29"83, praticamente 1 segundo acima de sua melhor marca. O mesmo alegou ter nadado bem, o estilo encaixou, porém acha que não encaixou a entrada da virada e sentiu muito os 5 metros finais da prova. Para pegar final B, teria que nadar para precisos 28"52. Com certeza o tempo não foi o esperado, mas o fato de estar presente num evento tão grandioso, que neste ano serviu como classificatório para o mundial de piscina curta, não tem preço. 

Só pra ilustrar a dimensão do nível que foi esse campeonato, segue alguns dados: 

* 28 atletas convocados para o Campeonato Mundial de Piscina Curta em Doha, no Catar, 10 mulheres e 18 homens. A maior delegação da história do país.
* 6 revez

amentos com índices, todos revezamentos alcançaram os índices exigidos pela CBDA, alguns com boas chances de medalha no Mundial.

* 49 recordes atingidos em 24 provas.
* 11 recordes sul-americanos, 10 novos recordes brasileiros.
* 28 recordes de campeonato.
* 12 recordes nacionais da Argentina.
* Um recorde nacional do Equador, um recorde nacional da Holanda.
* 4 provas com tempos que ocupam o primeiro lugar do ranking mundial de 2014.

Olimpíadas Escolares 12 a 14 anos - 2° dia

Ontem (sábado 06/09) foi um dia melhor para os nossos atletas! Foram menos caídas, porém a maioria melhorou.

Sabrine Araújo foi a primeira a cair na água na prova dos 100m livre e fez a marca de 1'11"09 melhorando em mais de 5 segundos seu tempo de balizamento.

Isabel Firmeza por sua vez, nadando a mesma prova, acabou piorando, fazendo o tempo de 1'11"39. Isabel tem 1'08" na piscina de 50 metros. Fica claro que a atleta precisa se dedicar mais aos fundamentos, pois o fato de ter mais viradas, ao invés de ajudar está atrapalhando a atleta.

Gustava Mindelo nadou duas provas, os 100m livre onde melhorou sua marca pessoal com o tempo de 1'03"67 e nos 50m peito não obteve a mesma sorte piorando o tempo com a marca de 39"18.

Bruno Bandeira estreou nadando duas provas. Bruno foi bem em ambas, nos 100m livre, praticamente repetiu sua melhor marca pessoal com o tempo de 1'01"83 e nos 400m livre baixou quase 1 segundo sua melhor marca com o tempo de 4'47"82.

Frederico Guilherme encerrou as participações dos atletas do Náutico na segunda etapa na prova dos 400m livre e melhorou bastante sua antiga marca com o tempo de 4'48"45. 

sábado, 6 de setembro de 2014

Olimpíadas Escolares 12 a 14 - 1° dia

Ontem nas olimpíadas escolares, alguns de nossos atletas já estrearam. Vamos focar as informação nos atletas do Náutico que lá estão.

Júlia Findanza, nadou a prova dos 50m livre e fez a marca de 32"52 melhorando seu tempo em 1 centésimo e os 50m borboleta com o tempo de 33"81 baixou quase 4 segundos.

Isabel Firmesa nadou também as mesmas provas e ambas piorou o tempo e é bem provável que o motivo o fato de ter deficiência nas viradas e a competição é em piscina curta. Nos 50m livre nadou para 30"97 e nos 50m borboleta nadou para 36"93.

Paulo Miguel no masculino também nadou as mesmas provas e acabou melhorando uma e piorando na outra. Miguel está estreando nas Olimpíadas Escolares e nadou os 50m livre fazendo a marca de 28"32 e nos 50m borboleta, sua especialidade, piorou nadando para 30"05.

Rhylldson Medeiros nadou duas provas e não foi bem, piorou nos 100m costas com 1'07"25 e piorou também nos 200m medley 2'33"50. O mesmo alegou que o frio, no seu caso, atrapalhou muito e sentiu dificuldade de respirar. Faz parte!

Sabrine Araújo nadou os 400m livre e não melhorou com a marca de 5'30"73. Também é uma estreante em Olimpíadas Escolares.

O maior destaque do Ceará na competição até o momento foi Caio Franco que pegou final nos 100m costas com o 7° tempo e marca expressiva de 1'04"04, porém na final deu uma piorada e ficou em 8° nadando para a casa de 1'05".

Definitivamente esperávamos um pouco mais de nossos atletas de uma forma geral, não foi um dia bom. Alguns motivos podem explicar de forma subjetiva os resultados, precisar o que foi não dá, mas acreditamos que a união de frio, primeira participação nas Olimpíadas Escolares e o fato de nadar em piscina curta somado aos fundamentos de virada pouco desenvolvido, devem ter atrapalhado a performance. A única coisa que podemos dizer é que todos estão preparados e mostraram isso na última semana de treinos, então bola pra frente, o gelo foi quebrado e vamos focar na competição e esquecer do frio, porque não tem jeito e vai atingir todos os atletas.