terça-feira, 22 de novembro de 2011

Resumo da participação de Betão no Parapan de Guadalajara!

Chro do campeão, choro do vencedor...
Nosso para-atleta Carlos Alberto Lopes Maciel, o Betão, teve brilhante participação nos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara 2011 no México. Betão nadou 4 provas, sendo uma delas só pra cumprir tabela, no caso os 100m costas. Betão nadou suas outras três provas (especialidades) que foram 100m peito, 100m borboleta e 200m medley.

Betão é atleta da Associação Cearense do Esporte Adaptado (ACEA) e treina no Núcleo de Alto Rendimento de Natação dessa instituição que funciona no Náutico Atlético Cearense, clube onde o mesmo também faz parte da equipe de natação para atletas sem deficiência (convencional) e é treinado pelo Técnico Jefferson Lima, que é Diretor Técnico da ACEA e Coordenador de Esportes Aquáticos do Náutico.

Betão é natural de Morada Nova-CE e sofreu amputação de membro superior ainda criança em acidente com máquina agrícola. Em 2008, considerado com idade avançada para o esporte, ingressou na natação e desde então vem colecionando títulos e récordes. Em 2011, atingiu o ápice da sua prévia carreira de nadador ao quebrar o recorde nacional  por duas vezes, que já era seu, no 100m peito classe SB8 além do recorde Parapanamericano com a incrível marca de 1'18"66 feito na primeira etapa do Circuito Caixa em junho deste ano na cidade de São Paulo. Este feito o credenciou para disputar os Jogos Parapanaricanos de Guadalajara!

Betão inciou sua maratona de provas com os 100m costas S8, prova que não é sua especialidade, com já foi dito antes. Betão terminou em 5° lugar com o tempo de 1'34".

Betão indo pro pódio
Na prova dos 100m peito classe SB8, veio a sua glória, ao conquistar a medalha de ouro e confirmar o seu favoritismo. Em disputa emocionante, Betão venceu a prova com o tempo de 1'21"43. O tempo foi até meio distante da sua melhor marca pessoal e atual recorde da prova, mas o título é o que mais importou nesse momento de glória do atleta, onde todo o esforço foi recompensado. Betão alegou muita dificuldade em respirar e somado ao nervorsimo de disputar a primeira competição de peso, altitude e saber lídar com o favoritismo, o resultado foi excelente. Esperamos que essa medalha abra muitas portas para o atleta e para natação paraolímpica do Ceará.

Betão encerrou sua participação com dois 4° lugares nas prova de 200m medley classe SM8 nadando na casa de 3'00" e nos 100m Borboleta na classe S8 nadando para 1'19".

Este blog deseja parabéns ao atleta e torna público todo orgulho que sentimos desse grandioso feito!!!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Betão é Ouro no Parapan!

Nosso atleta Carlos Alberto Lopes Maciel acabou de se tornar campeão Parapanamericano dos 100m peito na classe SB8. Betão como é chamado, que já havia nadado os 100m Costas para cumprir tabela e havia ficado em 5° ganhou ouro hoje em sua prova principal. Betão não repetiu sua melhor marca que é de 1'18"66, talvez pelo fator altitude e ansiedade/nervorsismo de estar participando de seu primeiro Parapan. Betão fez 1'21"43 que lhe valeu ouro, agora vamos focar na classificação para Londres 2012. Mas Betão ainda terá a prova dos 100m Borboleta que poderá concorrer ainda a medalha!

Clique AQUI para mais informaçãoes!

Toda a comudidade do Náutico está muito orgulhosa desse feito, mas nunca é demais dizer que tudo isso é fruto de um trabalho árduo e correto do Betão, ele é extremamente merecedor de tudo o que está acontecendo em sua vida! Parabéns grande Betão!!!

Betão Estreou no Parapan de Guadalajara

O atleta e vice-presidente da Associação Cearense do Esporte Adaptado (Acea), Carlos Alberto, o Beto, estreou na noite deste domingo (13) no Parapan de Guadalajara. Beto disputou a prova dos 100m costas chegando em 5° lugar.  Favorito nesta etapa, Caio Amorim ficou com o  ouro.

Amanhã, Beto cairá na água em busca do seu primeiro ouro na competição. Ele vai nadar os 100m peito, prova no qual, ele detêm o recorde panamericano SB8 com o tempo de 1m18s66. "Amanhã é o dia! Vou ficar concentrado durante todo o dia para essa prova, eu quero o ouro", garantiu nosso atleta após a prova disputada hoje.

Os Jogos Parapan-Americanos, acontecem em Guadalajara, no México e segue até o dia 20 de novembro. O Brasil tem a maior delegação com 222 atletas e pretende garantir o mesmo feito do Parapan do Rio, quando ficou em primeiro lugar no quadro geral de medalhas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Associação Cearense do Esporte Adaptado
 
Logo mais, Betão vai nadar sua principal prova, os 100m Peito SB8 e vai tentar uma medalha! Acompanhe ao vivo no link: http://parapanamericanos.unotv.com.mx/parapanamericanos/index.html

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Horários do Cearense de categorias

Nesse fim de semana vai acontecer na piscina do Náutico o Campeoanto Cearense de Categorias infantil, juvenil, júnior e sênior.

Segue abaixo os horários das etapas:

Dia 11 (sexta)
Aquecimento as 18:00
Início as 19:00

Dia 12 (sábado)
manhã
Aquecimento as 8:00
Início as 9:00

Tarde
Aquecimento as 15:00
Início as 16:00

domingo, 6 de novembro de 2011

Betão em busca de um sonho!

Nosso Para-atleta Carlos Alberto Lopes, ou simplesmente "Betão", embarca hoje para Guadalajara, com escala em São Paulo, para representar Morada Nova, o Náutico/ACEA, o Ceará e o Brasil nos Jogos Parapanamericanos de 2011.

Betão conquistou sua vaga graças a belíssima performance nos 100m Peito no Circuito Caixa realizado em agosto na piscina do Corinthians-SP. Betão fez 1'18"66 na classe SB8 e de quebra estabeleceu nova marca nacional e panamericana para a modalidade.

Betão e seu técnico Jefferson Lima na 1° etapa do Circuito Caixa.
Vale lembrar da luta que foi chegar até aqui. Betão começou sua vida esportiva na natação em 2008, diga-se de passagem, um começo bem tarde que fatalmente não iria lhe possibilitar grandes feitos. Porém Betão fugiu a regra e se tornou rapidamente um excelente nadador e logo logo se mudou para Fortaleza para se dedicar exclusivamente aos treinos deixando sua cidade natal Morada Nova.  Todo mundo que o conhece enxerga nele um grande exemplo de superação e humildade, ele representa para todos a máxima de que todo sacrifício um dia é recompensado, e assim foi! Assim é no esporte e assim é na vida também. Vida essa que mudou muito depois da entrada no esporte, com certeza se não fosse pelo esporte, Betão ainda estaria no interior realizando um trabalho braçal (mesmo com  apenas um membro) e não teria tantas expectativas de vida pessoal, esportiva e profissional.
 
Todos nós do Náutico estamos na torcida de que Betão faça o seu papel e saia da água com sensação de dever cumprido. Sabemos de seu favoritismo para prova, mas sua única obrigação é dar o seu máximo, o seu 100%, se isso lhe valer o ouro, melhor ainda! O desafio é totalmente pessoal, vamos em busca de baixar a melhor marca pessoal!

Pra cima deles BETÃO!!!!!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Atletas do Náutico no JUB's

Embarcaram ontem para Campinas-SP três de nossos atletas, Victor Brasil, Lucas Lima e Thiago Leite. Ambos participarão do Jogos Universitários, maior evento nacional da categoria, o já famoso JUB's! 

Victor e Lucas irão nadar todas as provas de peito (50m, 100m e 200m) e Thiago nadará (se não me engano) 50m e 100m costas, 50m e 100m Borboleta e 50m livre.

O evento se iniciará no Sábado!

Toda a comunidade da natação do Náutico deseja boa sorte aos três atletas!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

III Desafio 24 Horas - Não foi dessa vez!

Primeiramente quero agradecer a todos os guerreiros que contribuíram com muitas caídas de 500m em nossa piscina! Não foi fácil e todos nós sabíamos! Infelizmente não conseguimos ser os campeões, mas fizemos tudo para que chegássemos ao primeiro lugar no pódio, mas no outro time tinha um nadador espetacular que fez total diferença! O evento serviu muito para enxergarmos quem realmente tem sangue nos olhos e em quem podemos confiar no momento de dificuldade, graças a Deus são a maioria, mas infelizmente não são todos. Acho que mesmo se tivéssemos com a série forte (elite) durante toda as 24 horas, dificilmente conseguiríamos o título, a perda dos 300m em nenhum momento foi decisivo em nossa derrota, e aliás, eu (Jefferson Lima) assumo toda a culpa, pois foi falado em congresso técnico e eu passei batido! Ficar atrás na metragem foi muito difícil, pois todas as estratégias que bolávamos (comissão técnica) para recuperar metros foi em vão e ainda foi quebrando um a um nossos atletas. Bem, o esporte é assim, essa é graça de tudo, não saber quem vai vencer é o que atrai atletas e expectadores ao espetáculo. Parabéns ao BNB que foi forte o tempo todo, mais esperamos que no Aberto, onde a importância é bem maior, nós sejamos tri-campeões! Obrigado especial a nossa comissão técnica (Flavio Delamonica Aires, Marcelo Augusto e Ronny Peixoto) e aos nossos atletas que não participaram, mas que foram prestigiar seus companheiros!

Resultado final:
1° lugar: BNB Clube
2° Lugar: Náutico
3° lugar: Hedla Lopes / Triativo

 

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

III Desafio 24 horas de natação

Amanhã as 10h da manhã terá início mais um Desafio 24 horas de Natação! O Náutico mais uma vez entra na disputa e o único objetivo é a vitória, afinal, não poderá nunca ser diferente! Nossa equipe vem bem mais forte que no ano anterior, quando ficamos em 3° lugar! Vamos em busca do Bi-campeonato!

Cada caída na água será um superação! Pra cima Náutico!!!!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Kako Caminha na visão dos técnicos

Nossos dois técnicos das equipes de base mirim (Ronny) e petiz (Marcelo) comentaram a boa particiapação do Náutico no Kako Caminha do segundo semestre.

Desfile de abertura no Kako Caminha
FOI REALIZADO NOS DIAS 14 A 15 DE OUTUBRO DE 2011, NO PARQUE AQUÁTICO GREMIO CIEF, NA CIDADE DE JOÃO PESSOA - PARAIBA O XLII CAMPEONATO CBDA/CORREIOS TROFÉU KAKO CAMINHA DE NATAÇÃO, ONDE PARTICIPARAM MAIS DE 400 ATLETAS DE DIVERSOS CLUBES DE 12 ESTADOS, NAS CATEGORIAS, MIRIM E O NÁUTICO FOI REPRESENTADO COM 14 ATLETAS SENDO 07 MIRINS E 07 PETIZES. PARTICIPANDO NA CATEGORIA MASCULINA E FEMININA.

VENHO POR MEIO DESTA APRESENTAR COM SATISFAÇÃO O RESULTADO MIRIM I O 08º LUGAR NA COMPETIÇÃO E 12º NO MIRIM II, OS ATLETAS DESTAQUE FORAM:

PAULO MIGUEL V. SOUSA
BRONZE - 50 BORBOLETA.

JULIA YANES FIDANZA ARAUJO
BRONZE – 50 BORBOLETA

NÃO PODENDO DEIXAR DE MENCIONAR OS ATLETAS QUE CONTRIBUIRAM PARA PONTUAÇÃO GERAL DO CLUBE FICANDO COM BOA CLASSIFICAÇÃO DENTRO DOS 43 CLUBES E ASSOCIAÇÕES

PARTICIPANTES.

1. JULIA YANES FIDANZA ARAUJO
2. ARTHUR ROCHA DO NASCIMENTO
3. GUSTAVO MINDELO FERNANDES
4. JOÃO GUILHERME FIDANZA ARTIDÃO
5. PAULO MIGUEL V. SOUSA
6. RAFAEL AZEVEDO LEITE

Ronny Barroso Peixoto
CREF: 0005613 G/CE
 


Acabamos de chegar de João Pessoa onde aconteceu o Troféu Kako Caminha realizado em quatro etapas e com a participação de mais de 400 atletas dacategoria mirim e petiz da região Norte e Nordeste.

Mais uma vez nossos atletas representaram o NAC de forma brilhante das 21 caídas na água eles conseguiram melhorar seus tempos em 13 provas, 3 provas não tinham tempo anteriores e somente em 5 não conseguiram melhorar, porém, ficaram bem próximos das marcas anteriores. O resultado não poderia ser diferente a equipe petiz se dedicou em seus treinamentos, melhorou seus resultados e como conseqüência trouxe para Fortaleza 4 medalhas ( 1 de ouro, 2 de pratas e 1 de bronze).

Seria injusto se destacasse um atleta pelo seu desempenho na competição, toda a equipe nadou bem e mostrou nas piscinas do clube paraibano que estavam dispostos em ajudar o NAC que obteve a 9ª colocação na classificação petiz 1 (com quatro atletas) entre os 23 clubes representados nessa categoria, e 11ª colocado na classificação petiz 2 (com três atleta) entre os 31 clubes representados nessa categoria.

Parabéns aos atletas Ana Silvia, Bruno Bandeira, Isabel Firmeza, José William, Daniel Maia, Gabriela Azevedo e Rhyldson Silva pela dedicação e sucesso alcançado em João Pessoa.

Marcelo Augusto
Técnico Petiz NAC


domingo, 16 de outubro de 2011

Open Rio de Para-natação - resultados NAC/ACEA

Open de natação – Rio de Janeiro

Chega ao fim a primeira edição do LOTERIAS CAIXA BRAZILIAN SWIMMING OPEN CHAMPIONSHIP 2011.

Foram quatro dias de provas, no Complexo Aquático Maria Lenk. A competição reuniu mais de 200 atletas de 10 países. Durante as provas os atletas apresentaram um alto nível técnico.

Associação Cearense do Esporte Adaptado (Acea) foi representada por três atletas: Henrique Gurgel, Ivan Anastácio e Yuri Araujo. Nossos atletas foram muito bem nas provas, conseguiram bons índices, baixaram seus tempos e garantiram 4 medalhas de bronze. PARABÉNS!!!

Ivan Anastácio
 
400m livre – 5° lugar (06m01s80 e índice técnico (IT) 74,84) *superou o tempo da Argentina que foi 6m06s89

50m livre – 3° lugar (33” 15 e IT 80,67)

100m peito – 3° lugar (02m02s01 e IT 67,07)

Henrique Gurgel

50m costas – 4° colocado da classe (01m15s97 IT 68,94) *baixou seu tempo na prova
que era de 01m24s

150 medley – 6° lugar (05m00s32 IT 53,33)

50m peito- 3° lugar (01m20s27 IT 63,49)

Yuri Araújo

100m livre – 6° colocado (01m 06s07 IT 85,23)

100M borboleta – 3° lugar (01m 15s 53 IT 79,45)

50m livre – 6° colocado (29”18 IT 88,75)

 
Carlos Alberto – nadou pela Seleção Brasileira


200m medley- (03m05s70 IT 79,26)

100m borboleta – (01m18s40 IT 80,90)

100M peito – (01m24s43 IT 83,70) Nesta prova Beto e o Argentino Facundo Lazo chegaram igual na prova!

Para ver todos os resultados acessem http://www.neocompeticao.com.br/opennatacao/
Assessoria de Comunicação da Associação Cearense do Esporte Adaptado
Deborah Vieira (85. 8786.1649)