quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Victor embarcou pra Minas!


Na madrugada de ontem pra hoje, Victor Brasil, único representante do Náutico e do Ceará no Troféu José Finkel, evento mais importante da natação brasileira ao lodo do troféu Maria Lenk (ele também esteve presente), embarcou para Minas Gerais para dispustar tal evento.

Victor vai nadar a prova dos 50m peito e o objetivo é nadar na casa dos 29" baixo ou beliscar um 28" alto. Estamos na torcida pra que dê tudo certo para Victor.

O evento terá as suas finais e semi-finais transmitidas ao VIVO pela SPORTV 38 sempre a partir das 10:00 da manhã!!! O evento vai até dimingo!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Jogos Aquáticos - Resumão!!


A FCDA realizou nos últimos 2 finais de semana a 3° edição dos Jogos Aquáticos do Ceará, evento que reune todas as modalidades aquáticas FINA com exceção dos Saltos Ornamentais, porém com a inclusão da Natação Master e Natação Paraolímpica. O evento ocorreu simultaneamente na UNIFOR, NAC e MARINA PARK HOTEL.

NATAÇÃO PARAOLÍMPICA

Na natação Paraolímpica, mesmo com nossos atletas não representando o NAC oficialmente, eles foram muito bem representando a ACEA e Carlos Alberto, Ivan Anastácio, Yuri Araújo e Henrique Gurgel tiveram bons resultados na competição. Com isso a ACEA foi a grande campeã e o NAC é um parceiro forte.

NADO SINCRONIZADO

Contamos com a participação de 23 atletas, sendo 11 atletas da categoria infantil, 5 atletas na categoria Juvenil e 7 atletas Junior/sênior. Sendo destas, 12 atletas do Náutico Atlético Cearense (NAC) e 11 atletas do BNB clube.
E o resultado geral final deste campeonato foi Náutico Atlético Cearense (NAC) campeão (1º. Lugar) e BNB Clube vice-campeão (2º. Lugar).
Apesar do pouco tempo de treino e das dificuldades financeiras de nossas alunas, mesmo com muita dificuldade, sagramo-nos como as primeiras Campeãs geral do Nado Sincronizado do estado do Ceará num campeonato estadual.

PÓLO AQUÁTICO



Como hoje no Ceará, somente o Náutico pratica o pólo aquático, dividimos nosso time em 4 equipes (Croácia, Sérvia, Itália e Hungria) e o pessoal do Ari de Sá (Hedla Lopes) formaram um time!

Classificação Final: 

Campeão com 4 vitórias: NAC Croácia
Vice-campeão com 3 vitórias e 1 derrota: NAC Hungria
3° Lugar com 2 vitórias e 2 derrotas: NAC Itália
4º lugar com 3 derrotas e 1 vitória: NAC Sérvia
5° Lugar com 4 derrotas: Hedla Lopes

Premiação individual:

Melhor Jogador: Natanael Ramos (NAC Croácia)
Goleiro Menos Vazado: Luiz Felipe "Chibatinha" (NAC Croácia)
Artilheiro: Caiky Oliveira (NAC Itália)

NATAÇÃO MIRIM/PETIZ
O Náutico Atlético Cearense participou do II Jogos Aquáticos do Ceará no dia 19 e 20 neste mês de Agosto com forte representação na categoria Mirim, um resultado expressivo para participação dos atletas que conseguiram obter um ótimo resultado nas provas participadas representando o clube no pódium. Foram escritos 14 atletas sendo destaque da equipe Mirim Masculino o atleta Paulo Miguel V. de Sousa e no Mirim Feminino a atleta Julia Yanes Fidanza Araujo que conquistaram o primeiro lugar em todas as provas que participaram. Támbem não posso deixar de mencionar todos os atletas participantes que melhoraram sua marca na competição e elevando o nível da equipe mirim do Náutico Atlético Cearense também conquistando o 1º lugar e 3º Lugar no revezamento 4 X 50 Livre e 1º lugar e 3º lugar no revezamento 4 X 50 Medley. 
Estão de parabéns todos os atletas, pais e todos que fazem a força da equipe alviverde.

Na competição dos Jogos Aquáticos do Ceará os atletas do Petiz I e II do NAC, composto por 5 meninos e 4 meninas, realizaram 29 caídas na água ( 6 pioraram os tempos, 16 melhoraram seus tempos e em 7 delas não havia registro anterior de tempo). Os atletas em sua grande maioria conquistaram consideráveis melhoras em seus resultados, o  destaque no masculino foi para o atleta Bruno Peixoto que melhorou 20"71 nos 200m medley com a marca de 3'15"71 e no feminino a atleta Gabriela Azevedo que obteve o tempo de 41"67 nos 50m livre melhorando sua marca em 8"83. Destaco ainda a forma como os atletas, tanto masculino como no feminino, representaram nossa equipe nos revezamentos 4x50m livre e 4 estilos, demonstrando muita raça e dedicação à equipe.

NATAÇÃO ABSOLUTO 

Para a natação, esse evento não foi foco principal,  pois temos como objetivo, participações em NNE, Brasileiros e conquista do Aberto, por tanto, competimos sem grandes pretensões, ou seja, competimos "pesados", com uma carga de treino muito intensa focando competições do fim do ano. Por isso não inscrevemos muitos atletas, poucos revezamentos e acabamos como vice-campeões, o evento serviu muito como um treino pra gente. Mas mesmo assim, os atletas Thiago Leite (ótimas performances no 50m costas e revezamentos), Victor Brasil, (muito bem nas provas de peito) Marina Santos (venceu os 400m livre e 100m peito) e Kauê Moiano (boa performance nos 200m medley, baixando tempo pesado) foram os destaques.

MARATONA AQUÁTICA (REPORTAGEM DIÁRIO DO NORDESTE)

Pódio geral masculino
Pódio geral feminino
Atletas do NAC na travessia e Jefferson Lima (tec.)

Fomos terceiros colocados na maratona aquática, porém inscrevemos apenas 3 atletas. Marina Santos liderou de "cabo a rabo" e foi campeão geral no feminino com muta folga e com o resultado, vem liderando o Ranking das maratonas aquáticas no Ceará. Detalhe importante é que o dessa vez, o feminino largou junto com o masculino, se Marina disputasse com os homens, tinha ficado em 4° geral no masculino. Elígio Brendo subiu no pódio pela primiera vez com o terceiro Geral, porém errou o percurso por duas vezes e a diferença de apenas 29 segundos para o Kal Aragão que foi vice, poderia ter sido diminuida, valeu a experiência de Kal. Já Flávio Rabelo, sem treinar direito, conseguiu um suado 4°lugar geral. 


CLASSIFICAÇÃO GERAL

Pódio geral


No geral fomos campeões com 35 pontos e BNB clube foi o segundo com 31 pontos. O Náutico, com o resultado, só comprova que o clube do Ceará que mais investe em modalidades aquáticas, pois venceu o evento pela terceira vez consecutiva.

domingo, 14 de agosto de 2011

Jogos Escolares (etapa final estadual)

Hoje pela manhã no Náutico (em pleno dia dos pais) aconteceu a etapa final estadual dos Jogos Escolares, que classificou todos os representantes do Ceará no Evento Nacional que será no fim de 2011 em Joinvile-SC na categoria 15 a 17 e em João Pessoa-PB na categoria 12 a 14.

Infelizmente, observamos muita desorganização no evento, atraso, muitas dúvidas de muitos técnicos, discursões pouco objetivas momentos antes de começar a competição (por parte de alguns técnicos do interior), atraso e problemas com o balizamento.

Os atletas do Náutico, representando suas respectivas escolas, se deram muito bem e até além do esperado, pois não fizemos polimento, muito pelo contrário, estão muito "pesados". Abaixo segue os nossos destaques.

Joelma na saída dos 50m costas
Joelma Lourenço: com certeza foi a nossa a melhor atleta do evento, confirmando a fase boa, Joelma venceu suas duas principais provas e com tempos muito bons. Venceu os 50m costas com 33"68 (primeira vez nadando na casa do 33" em piscina longa) e os 100m costas, mesmo fazendo uma má saída e virada, além de ter passado fraco, quase baixou seu melhor tempo feito no Brasileiro Juvenil com 1'14"20.  Joelma está virtualmente classificada!

Marina Santos: Soltou os 100m peito e venceu nadando na casa de 1'24", venceu os 50m peito com 37"baixo e venceu os 100m livre com o melhor tempo de sua vida 1'03"61. Marina está virtualmente classificada.

Roberta Pereira: Venceu os 100m Borboleta baixando seu tempo para 1'17"95 (extra oficial), venceu os 200m medley aliviando com 2'53"06 (melhor marca pessoal mesmo assim) e foi 2º lugar nos 400m livre poupando para 5'31"11. Roberta está virtualmente classificada.

Suzanne Ramos: nadou sua primeira prova, os 100m costas, venceu com 1'23"19 (extra oficial), daí em diante aliviou nos 200m medley (3'18") e nos 400m livre (5'48") e foi segundo em ambas as provas. Suzane está virtualmente classificada.

Kauê Moiano: Venceu os 100m peito com 1'24", venceu os 50m peito com 38"58 (extra oficial) e aliviou nos 200m medley. Kauê está virtualmente classificado.

Gabriel Amaral: nadou os 100m peito muito bem e fez, talvez, sua melhor marca pessoal com 1'12"38 (extra oficial) e ficou com a prata, nadou os 50m peito e foi bronze com 33"27 (extra oficial) e venceu os 200m medley com 2'31". Gabriel está virtualmente classificado.

Elígio Brendo: nadou os 50m livre e foi terceiro com 26"51, aliviou no 200m medley sendo prata e venceu os 400m livre com 4'47"68 (extra oficial). Brendo está virtualmente classificado!

Vamos torcer agora para que eu que vos falo, seja convocado também com técnico da seleção cearense na categoria 15 a 17.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Um dia produtivo!

Hoje o dia foi muito produtivo no Náutico! Pela primeira vez, a nossa NOVA comissão técnica pode se reunir oficialmente para tratarmos assuntos pertinentes a natação do Náutico.

Comissão técnica da esquerda para a direita: Flávio Delamonica (aux. tec. equipe especial), Marcelo Augusto (tec. petiz), Jefferson Lima (coord. de esportes aquáticos e téc. equipe especial e transição) e Ronny Peixoto (téc.mirim).
Em reunião discutimos os temas: filosofia de trabalho, deveres e direitos, escolinha, entre outros. Nossos recém contratados Marcelão (téc. petiz) e Flávio (aux. técnico) muito somaram em nosso bate papo/discussão. O foco do trabalho é a união e o pensamento conjunto em busca de um só objetivo coletivo para toda a natação.

Estamos muito confiantes no que está por vir e temos a certeza que tudo irá melhorar e colheremos ótimos frutos dessa nova jornada que já começou! 

Não podemos deixar de agradecer os nossos dirigentes Joaquim Guedes (presidente), Ruy Filho (vice-presidente) e Mariano Pessoa (Diretor de Natação) pela confiança depositada em nós! Nos comprometemos em realizar o nosso trabalho da forma mais dedicada e correta possível. AVANTE NÁUTICO!!!!!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Saiu no Diário do Nordeste da última sexta (05 de ago)

Segue abaixo reportagem sobre a natação Paraolímpica do Ceará, em especial, da participação de nossos atletas da ACEA/Náutico que foram a São Paulo no último fim de semana!

Para ver na íntegra clique AQUI


sábado, 6 de agosto de 2011

Um Sábado Histórico!

Hoje nossos atletas foram sensacionais em duas competições diferentes.

Pelo Brasileiro Júnior de curta em Anápolis-GO, Lucas Lima, foi bronze na prova do 100m Peito com o tempo muito bom de 1'05"82. Fazia algum tempo que Lucas vinha buscando uma boa performance, mas a adaptação ao novo clube, novo técnico e novo treinamento demoraram um pouco pra acontecer, mas tudo dentro de uma normalidade. Particularmente, estou muito feliz por este resultado, Lucas, sem dúvida, é um atleta que merece muito tudo que já conquistou! Lucas ainda nadou hoje os 200m Medley e fez 2'17", que é também uma excelente marca, já que não vem se dedicando mais nessa prova! PARABÉNS!!!! Clique AQUI para ver os resultados:

Enquanto isso, no Circuito Caixa Paraolímpico em São Paulo, tivemos um dia fantástico! Nossos representantes, Betão, Yuri e Ivan se sairam muito bem! 

Yuri nadou suas três provas e baixou muito seu tempo em duas. Nadou 100m peito para 1'28"56 (tinha 1'32"), nadou os 100m borboleta para 1'17"35 (tinha 1'21") conquistando uma prata e nadou os 50m livre para 29"73 (tinha 29" baixo).

Ivan nadou duas provas hoje, mas devido um atraso na competição, foi prejudicado, pois ficou muito tempo no frio esperando suas provas. Acabou nadando bem os 50m livre (33"48) e piorou um pouco nos 400m livres (6'17"67).
Carlos Alberto (Betão), novo recordista Panamericano do 100m peito, e seu técnico Jefferson Lima

Já o Betão foi um caso a parte, deu um show! Abriu a competição nadando o 100m borboleta, porém teve que se polpar para nadar o 100m peito em seguida (foco do Parapan), mas mesmo assim, nadou para o seu melhor tempo de 1'19"38 e foi vice-campeão. Logo em seguida veio a grande performance do dia. Betão entrou nos 100m peito para tentar melhorar seu recorde brasileiro (1'20"77) feito na Argentina em maio, porém foi bem além, fez incríveis 1'18"66 e além de baixar seu recorde nacional, bateu também o recorde Panamericano nos 100m peito e levou o ouro na prova. Com tal performance, Betão precisa melhorar um pouco sua segunda melhor prova (100m borboleta) para se garantir no Parapan. Betão ainda foi bronze nos 200m Medley com 3'02"23 e foi 6º lugar nos 50m livre com 34"33.

Clique AQUI para ver os resultados!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Brasileiro Intrfederativo Júnior - Anápolis-GO

Recebi hoje por SMS notícias de Lucas Lima relatando sobre a própria participação no evento. Hoje ele nadou os 50m peito e terminou na 8º colocação com o tempo de 30"34. Embora o mesmo esperasse nadar na casa dos 29 segundos, o tempo foi uma boa marca para ele!

Lucas ainda nadará os 100m peito e 200m medley!!!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mundial de Xangai, o dia não foi bom!

Thiago Pereira, foi o primeiro a entrar na água hoje.Infelizmente por algum motivo que não sabemos, mas que vem acontecendo em mudiais e olimpíadas, Thiago não rendeu o esparado e dessa vez, parece ter sido a pior de todas. Thiago veio em queda constante, nas eliminatórias nadou na casa de 1'57" (melhor tempo das eliminatórias), na semi caiu um pouco e nadou na casa de 1'58" e na final, fez um tempo muito fraco, tempo que fazia a pelo menos 8 ou 9 anos atrás. 1'59"00 foi realmente muito a quem do esparado para os 200m medley! O resultado não foi muito diferente (6° lugar), pois ele costumava ficar sempre em 4° ou 5°, mas o tempo realmente caiu muito. Na prova, o detalhe interessante foi a disputa a parte entre Lotche e Phelps em que Lotche levou a melhor com direito a novo recorde mundial!


Nos 100m livre, se formos ver somente o resultado, não foi bom, afinal Cielo era o atual campeão mundial e recordista mundial, porém tendo em vista toda a situação difícil que ele passou recentemente e ainda vem passando, foi um bom resultado. Cielo fez sua melhor marca pessoal na era sem trajes com 48"01 e liderou pelo menos 70% da prova, faltou pouco não só pro pódio, mas até pra vencer! Acreditamos que em Londres, com a cabeça no lugar vai dar tudo certo. Mas temos que dar mérito para Magnussen que venceu a prova e que é mais nova sensção do nado crawl.


Leo de Deus piorou um pouco nos 200m costas e parou na semi com 1'59"77.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Dia produtivo pro Brasil - Mundial de Xangai


Cesar Cielo foi o primeiro a cair na água hoje. Fez um tempo um pouco pior do que a eliminatória, mas visivelmente vem se poupando. Entrou na final com 5° tempo (48"34) e nadará na raia 2. Cielo em entrevista para o Terra falou que está difícil nadar e que a sua preparação não foi a ideal devido ao doping, jogou o favoritismo para Magnussen e Adrian. Mas sinceramente, acho que amanhã ele vai aprontar, simplesmente tá tirando o foco de cima dele, porque já sofreu muita pressão por esses dias e está super correto! Porém, realmente vai ser um prova duríssima!

Henrique Rodrigues e Thiago Pereira nadaram os 200m medley e ambos pioraram o tempo de elimnatória. Henrique ficou de fora e Thiago entrou com 5º tempo (1'58"57). Particularmente achei um pouco estranho a prova de Thiago Pereira hoje, esperava que ele baixasse ainda mais seu tempo e acabou piorando. Vamos torcer pra que ele tenha se poupado.


Felipe França foi do inferno ao céu! Depois de vascilar no 100m peito e ficar de fora da final, veio a redenção agora a pouco com título mundial dos 50m peito. Felipe foi absoluto, saiu bem e já dominava a prova desde os 20m iniciais. O tempo não seu melhor (tinha feito 26"95 na semi) mas lhe valeu o ouro e é o que mais importa. Felipe França venceu a prova com incríveis 27"01, que foi apenas 6 centésimos pior que o seu tempo da semi. Parabéns Felipe, parabéns Brasil!!!

Palpites

Que bom que acertamos tudo ontem, pois um dos palpites era o ouro de Felipe França! Acertamos também a vitória de Michael Phelps nos 200m borboleta e vitória espatacular de Federica Pelegrini nos 200m livre.

Para amanhã a tarefa é bem mais difícil, mas vamos arriscar!

200m medley é ouro pra Lotche, prata pra Phelps e bronze pra Thiago.

100m livre é ouro pra Cielo, prata para Magnussen e o Bronze fica entre Adrian ou Gilot!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Poderia ter sido melhor hoje - Mundial de Xangai

Felipe França em ação nos 50m peito
Felipe França foi sensacional, entrou nas semi-finais com melhor tempo, mas nas semi foi superado pelo rival Sul-africano Cameron Van der Burgh que fez incríveis 26"90, porém não temos o que reclamar, pois França ficou apenas 5 centésimos atrás com 26"95. Amanhã esse duelo promete muito! Particularmente achei que Felipe França não saiu tão bem do bloco e ainda poderá melhorar mais e vencer a prova.

Nos 200m borboleta, Kaio Márcio iniciou muito forte mas infelizmente no fim cansou e chegou em terceiro na 1° semi-final com 1'56"06. Leonardo de Deus, nadou muito pior do que na eliminatória e passou longe de pegar final. Nadou para casa de 1'57" e tinha nadado as eliminatórias para 1'55"55. Como a segunda série foi muito forte com 7 nadadores nadando abaixo de 1'56", nem Kaio nem Leonardo se classificaram pra final. Se serve de alento, o tempo de Leonardo nas eliminatórias lhe colocaria na final. 

Palpites:

Acertamos que Rebeca Soni iria vencer, mas aí era barbada, a grande dúvida era se ia bater o recorde de competição, mas como não teve uma saída tão boa, provavelmente esse foi o motivo dos 1'05"05, mas de qualquer jeito, Soni é uma atleta espetacular e na minha opinião tem o estilo mais bonito da natação de peito mundial.

Nos 200m livre, acertamos o pódio, mas errei todas as colocações.

Amanhã, vamos ser otimistas e França vai vencer bem apertado com Van Der Burgh em segundo na prova dos 50m peito.

200m borboleta ainda aposto em Phelps, mas bem apertado!

200m livre feminino aposto em Pelegrini!