sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Chico Piscina - 2° dia

Neste segundo de provas, niguém do Ceará baixou o tempo, foi uma manhã não muito boa! Mas mesmo assim, Vittória Lopes pegou final nos 200m medley juvenil com 7° tempo.
 
Seleção cearense
Eliminatórias
 
Victória Parante: 200m livres infantil - 15° lugar com 2'25"38
Dirceu Neto: 200m livres juvenil - desclassificado (fez 2'11"90)
Matheus Holanda: 100m borboleta infantil - 33° lugar com 1'12"24 e 200m medley infantil - 30° lugar com 2'49"49
José Roberto Alves: 100m borboleta infantil - 28°lugar com 1'09"27 e 200m medley infantil - 27° lugar com 2'36"92
Matheus Santos: 100m borboleta juvenil - 25° lugar com 1'03"95 e 200m medley juvenil - 24° lugar com 2'31"45
Neirton Oliveira: 100m borboleta juvenil - 10° lugar (2° reserva) com 1'00"62
Emily Lopes: 200m medley infantil - 20° lugar com 2'51"81
Vittória Lopes: 200m medley juvenil - 7° tempo (final) com 2'32"22

Finais

Vittória Lopes: 200m medley juvenil - 8° lugar com 2'38"


 

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Chico Piscina 1° Dia

Primeiro dia começou com 3 quebras de recorde da competição, destaque para os 23"18 nos 50m livres juvenil masculino feitos pelo Matheus Santana, o recorde anterior era nada mais nada menos do que de Cesar Cielo.
 
Julia Nilton antes dos 50m livres juvenil
O Ceará se saiu bem, mas poderia ter sido ainda melhor nas eliminatórias de hoje. Nos classificamos para duas finais com Vtctória Parente nos 50m livres infantil e Julia Nilton nos 50m livres juvenil. Emile Lopes e Vitória Lopes com seus melhores tempos respectivamente nos 100m peito e 400m livres teriam se classifacado as finais. O frio parece ter sido o maior adversário nesse primeiro dia.
 
Eliminatórias
 
Matheus Holanda - 400m livres infantil - 29° lugar com 5'02"68 (melhorou tempo)
Vittória Mello - 400m livres juvenil - 9° lugar com 4'41"49 e 100m peito juvenil - 13° lugar com 1'20"46
Emily Lopes - 100m peito infantil - 15° lugar com 1'25"86
Victória Parente - 50m livres infantil - 4° tempo (final) com 27"96 (melhorou tempo)
Julia Nilton - 50m livres juvenil - 4° tempo (final) com 27"34
Neirton Olivreira - 50m livres juvenil - 19° lugar com 25"72

Finais

Victória Parente - 50m livres infantil - 3° lugar com 27"47 (melhorou tempo)
Julia Nilton - 50m livres juvenil - 2° lugar com 26"99 (melhorou tempo)

Julia no pódio dos 50m livres
Com esta marca, Julia Nilton estabelece mais um vez novo recorde ceearense absoluto para a prova e se torna a primeira cearense da história a baixar a barreira dos 27" segundos. É bom lembrarmos que Julia perdeu para uma atleta Juvenil II, o que a torna favorita no brasileiro do fim do ano, onde nadará apenas com as juvenis I.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Terminou a participação de Betão em Londres

No último sábado, o único atleta cearense nas Paralimpíadas de Londres, o moradanovense Carlos Alberto Lopes Maciel, o Beto, concluiu sua participação na natação paralímpica na capital londrina nadando o nado peito no revezamento 4x100m medley 34 pontos.

Betão no parque aquático de Londres
Beto estreou em Londres no dia 1° de outubro na prova dos 100m peito classe SB8, prova na qual é campeão Parapanamericano. Aparentemente nervorso durante a prova, Betão parecia ter sentido o peso de estrear em uma olimpíada e cometeu muitos erros durante a prova. Beto fechou a prova para 1'22"74 ficando na 22° posição. Betão, ano passado já tinha feito 1'18"66, tempo que se baixasse um pouco (entrasse na casa do 1'17") poderia ter lhe rendido uma final olímpica.

Neste último sábado, Betão nadou o revezamento do Brasil 4x100m medley 34 pontos na modalidade peito e peguei via TV sua parcial para 1'21" e o Brasil passou em 8° pra final. Na final, não tivemos como marcar o seu tempo, pois a camera não possibilitou visualizar as chegadas e saídas do Brasil, porém o Brasil baixou o tempo em quase 5 segundos e terminou na 7° colocação.

Queremos deixar aqui o nosso parabéns especial para o Betão que honrou as cores do Náutico, de Morada Nova e do Ceará, queremos dizer que o fato de estar presente em uma paralimpíada já foi algo extraordinário e que se o resultado não foi o esperado, o enrequicimento como atleta e como pessoa serão para o resto da vida, e isso ninguém vai poder tirar. 

Se o foco agora é o mundial, que venha o mundial e que venham os treinos. 

BETÃO, ORGULHO DO CEARÁ!


domingo, 26 de agosto de 2012

III Jogos Aquáticos - Resumo

Grande parte da comissão técnica do Náutico
Terminou hoje na piscina do Náutico o III Jogos Aquáticos do Ceará, evento promovido pela FCDA onde todos os esportes aquáticos se reúnem em um único evento. O Náutico fazendo jus a sua tradição nos esportes aquáticos levou o título do evento no geral (somatório de todos os esportes). Vale lembrar que o Clube nunca perdeu tal competição, desde 2009, quando o evento ainda era chamado de Olimpíadas Aquáticas, até 2012, vencemos em todos os anos. 

Tudo isso, fruto de trabalho árduo e apaixonadado de toda a comissão técnica, apoio de nossa gestão (diretoria) e empenho insuperável de nossos atletas que são o coração de nossa equipe.
 
Segue baixo os resultados por esporte:

Pólo Aquático: Náutico campeão
Nado sincronizado: Náutico Campeão
Maratonas Aquáticas: Náutico Campeão
Natação Não Federados: Náutico Terceiro Colocado
Natação Absoluto: Náutico vice-campeão

Resultado Geral:

Campeão: Náutico
Vice-campeão: BNB
3° lugar: Hedla Lopes
4° lugas: Circulo Militar  

Saiu no Diário de domingo

Nosso atleta paralímpico, Carlos Alberto Marciel, o Betão, saiu hoje na capa do Diário do Nordeste. A matéria era sobre as chances de expectivas do único cearense nas Paraolimpíadas de Londres 2012.


Para ver na integra clique na foto acima!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Julia estreia no Finkel

Hoje nossa atleta Julia Nilton estreou no Troféu José Finkel (piscina de 25m) nadando a prova que é a sua especialidade, os 50m nado livre. Julia nadou para 27"37 e ficou na 42° posição! Não tivemos contanto com atleta e nem com seu pai, mas é bem provável que a atleta não tenha gostado de sua performance pois estava mirando baixar de 27".

Vale lembrar que Julia Nilton é Juvenil I e tem pouco mais de um ano de treinamento na natação competitiva, mostrando que em pouco tempo é uma atleta bastante talentosa e precoce! 

O Troféu José Filkel (ao lado do Maria Lenk) é o campeonato mais importante da natação brasileira e o mesmo este é ano serve de classicatório para o próximo mundial de piscina curta. O Nordeste contou com 6 atletas inscritos, sendo 3 da Bahia, 2 Ceará e 1 de Sergipe. O Ceará foi representado por Julia Nilton do Náutico e Thiago Leite do BNB (ex-NAC em 2011).

Já fazem pelo menos 4 anos, que o Náutico é o único clube do Ceará que vem participando dos maiores eventos da natação brasileira (Trofeus Maria Lenk e José Finkel).

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Não foi o que Cielo esperava

Hoje não foi um dia tão bom pro Brasil, nem Cielo nem Fratus conseguiram o ouro e muito menos dobradinha! Cielo fez 21"59 (pior que na semi-fiinal) e ficou em terceiro, Fratus fez 21"61 (baixou 1 centésimo das semi-finais) e ficou em 4°, Cullen Jones 21"54 foi segundo e a "zebra" veio da França com o nome de Florent Manaudou com 21"34. 

Não é querendo defender, mas visivelmente a largada do 50m livres foi um pouco lenta (arbitragem), deu até pra ver alguns atletas tremendo antes do bipe. É verdade que isso arapolhou todos, mas na minha opinião, Cielo saiu atrás devido a isso. É muito estranho ver Cielo saindo atrás, muito estranho Cielo piorar tempo em final e estranho ve-lo perder uma prova que já domina desde 2008. Cielo no Maria Lenk deste ano fez 21"38, o que já lhe dava a medalha de prata. Mas fazer o que, sabendo de sua competitividade, podem esperar um Cielo ainda mais forte em 2016, mas infelizmente, Londres foi uma competição bem abaixo das expectativas, que como bem falou Alex Pussield na transmissão do SPORTV, as expectativas são geradas em cima de fatos (tempos feitos na temporada).

Nas outras finais do dia, tivemos mais um recorde mundial da estrela Missy Franklin nos 200m costas com 2'04"06. Missy sem dúvida foi um dos maiores destaques da natação nos Jogos de Londres. 

Nos 100m borboleta Phelps venceu de forma heróica, novamente passou bem atrás nos primeiros 50m e teve uma volta crescente. Enquanto todos foram "quebrando" ele foi chegando, passou e venceu, mas como sua saída de bloco foi lenta, piorou o tempo das semi-finais e fez 51"21 se tornando tricampeão novamente. Essa foi a última prova individual de Phelps em sua mais que brilhante carreira de nadador. São nada mais nada menos que 21 medalhas olímpicas e ainda pode vir mais uma amanhã!

Nos 800m livres feminino, surge mais uma pordígio, a americana de apenas 15 anos, Katie Ledecky com 8'14"63 liderou a prova de ponta a ponta e esteve a frente da linha do recorde boa parte da prova. Completaram o pódio Mireia Belmont com 8'18"76 e a recordista mundial da prova, Rebecca Adlington,  em terceiro com 8'20"32.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Phelps em dia de Phelps

As finais de hoje foram sensacionais e de novo com recorde mundial!


Nas semi-finais do 50m livres, Cielo e Fratus passaram pra final sem maiores dificuldades com 1° e 4° tempo respectivamente e muito pertinho um do outro. Cielo fez 21"54, que foi o mesmo tempo de Culen Jones. Anthony Ervin foi o terceiro com 21"62 e Fratus em 4° com 21"63. Essa dobradinha brasileira é bem possível amanhã e histórica. Só nos resta torcer, e me parece que Cielo ainda baixa mais esse tempo, já os outros parecem estar nadando no limite! 

Na final dos 200m peito feminino, show, passeio, chamem do que quiser, de Rebecca Soni. Venceu a prova de ponta a ponta e bateu novamente o recorde mundial da prova que já era dela fazendo incríveis 2'19"59. Particularmente, acho o nado de peito da Rebecca Soni o mais bonito, moderno e eficiente de todos os tempos, é de babar ve-la nadar! E digo isso até comparando com homens!

Na final dos 200m costas tivemos uma surpresa ao ver Lotche em terceiro com 1'53"94. Quem venceu foi seu compatriota Tyler Clary com 1'53"41 (RO) seguido do japonês Ryosuke Irie com 1'53"78.

Na final dos 200m medley feminino tivemos uma prova e tanto. Phelps entrou na prova com cara de Phelps, liderou de ponta a ponta e se tornou o primeiro tricampeão olímpico (só podia ser ele) da história com a marca de 1'54"27. Para a nossa tristeza, Thiago Pereira ficou em quarto depois de ficar em segundo lugar boa parte da prova, mais uma vez os seus algozes foram os mesmos, Lazslo Cseh e sua parcial final do crawl. Lazslo tirou cerca de 1"10 somente no crawl. Em segundo ficou Ryan Lotche com 1'54"90, Cseh em terceiro com 1'56"22 e Thiago em quarto com 1'56"74. Thiago fez sua melhor marca pessoal sem trajes e saiu com a sensação de dever cumprido, que é o que mais importa. 

Na final dos 100m livres feminino, deu a favorita holandesa de nome difícil Ranomi Kromowidjojo com o tempo de 53"00 (RO), seguida de Aliaksandra Herasimenia (53"38) e Yi Tang (53"44).

semi-final dos 100m borboleta
Fechando o dia, Phelps sobrou nos 100m borboleta (e olha que estava cansado da final dos 200m medley) e foi o único nadador a nadar na casa dos 50 segundos. Nessa prova, Phelps está encontrando bem menos dificuldade do que nas outras. Será que vem mais um tri por aí?