domingo, 29 de julho de 2012

Natação fecha o dia com dois recordes mundiais

Hoje não foi o dia do Brasil, nas eliminatórias dos 100m costas nem Fabíola nem Daniel conseguiram melhorar suas marcas e ficaram de fora das semi-finais e o nosso revezamento 4x100m livre (sem Cielo) ficou de fora da final com a 9° colocação. 

Então vamos a finais! 

Abrindo as finais tivemos a espetacular performance da americana Dana Vollmer que bateu o recorde mundial dos 100m borboleta ao cravar o incrível tempo de 55"98.

Semi-final dos 200m livres masculino sem muitas surpresas com os favoritos passando as semi-finais e com destaque para Sun Yang que fez a melhor marca para a final com 1'45"61.

Na semi-final dos 100m peito feminino tivemos a grata surpresa da aparição da nadadora Ruta Meilutyte que fez a melhor marca de 1'05"21 deixando a atual campeã olimpica e favorita ao título, Rebeca Soni, com segundo melhor tempo com 1'05"98. Particularmente ainda acho que a experiência de Soni vai pesar mais na final.

No 100m peito masculino tivemos um show de Cameron Van Der Burgh, que não só venceu a prova com folga e bateu recorde mundial com incríveis 58"46. Kitajima que poderia ser o primeiro tricampeão olímpico ficou apenas em quinto lugar e Brendan Hansen ressurgindo na natação conseguiu o incrível terceiro lugar com 59"49.

Nos 400m livres feminino deu a Francesa Camille Muffat com o tempo de 4'01"45 (recorde olímpico) enquanto a atual campeã e recordista mundial e musa da natação Federica Pellegrini amargou a 5° colocação. 

Comemoração do revezamento da França
Fechando o dia, tivemos a espetacular prova do revezamento 4x100m livre masculino onde a França deu o troco nos Estados Unidos e venceu a prova de virada com um espetacular desempenho do seu último nadador, Yannick Agnel, que fechou a prova na casa dos 46" sendo um adversário duríssimo para Cielo nos 100m livres, e que foi 1 segundo mais rápido que Ryan Lotche. 

Por essa prova podemos perceber que Magnussem não fez uma boa abertura de prova, logo ele que anda falando muito e muitos já o declaram campeão, entregando a passagem do revezamento em segundo lugar nadando para 48"03 e atrás de Nathan Adrian (USA) que entregou em primeiro com 47"89. Com esse revezamento de hoje, podemos perceber que nenhum dos nadadores que abriram o revezmento fizeram uma marca melhor que a de Cesar Cielo feita na altitude de Guadalajara 2011, o que torna esse 100m livres mais imprevisível ainda e com reais chances para Cielo.

Uma coisa é certa, quando Cielo mira uma competição, ele sempre baixa seus tempos (execeção do último mundial devido escandalo do doping), entra focado, não treme na base e o que é melhor, intimida seus adversários! Só mais Cielo nesse 100m livre!

sábado, 28 de julho de 2012

Thiago de Prata

Foto pessoal do FACEBOOK de Thiago
Finalmente Thiago Pereira desencantou e fez valer toda a expecativa que lhe foi depositada nas duas últimas olimpíadas. Porém a prata ninguém esperava, nós aqui do Blog falamos que ele tinha tempo pra ficar entre os 5 melhores e íamos torcer por um bronze, já que ninguém imaginava que algum nadador pudesse superar a dupla amaricana Phelps/Lotche. Mas o improvável aconteceu, Phelps ficou em quarto e Thiago fez uma prova espetacular com o tempo de 4'08"86 com destaque para a melhor parcial da história do nado peito com 1'08"55. 

Além da medalha, vimos um Thiago bem mais maduro taticamente, se antes víamos Thiago sempre abrir forte o borboleta e o costas, segurar no peito e ficar pra trás no crawl, hoje vimos ele crescer na prova em cada estilo, passou em 4° ou 5° no borboleta, tirou muita diferença no costas em 4° e no peito pulou pra segundo e abriu margem confortável pra segurar até o fim. Com certeza já deve ter dedo do competente técnico do PRO16 Albertinho.

Encerrando a participação brasileira, os Felipes não se classificaram para a final dos 100m peito. O Lima, fez sua melhor marca pessoal mas temos certeza que mentalizava nadar abaixo do casa do 1'00", já França, parece ter sentido a pressão e não conseguiu nem repetir sua melhor marca nadando para 1'00"01 o que lhe deixou de fora da final. Foi uma pena, pois França estava cotado para disputar um medalha!  França terminou em 12° e Lima em 13°.

Últimas olímpicas

A natação estreou hoje em Londres e alguns brasileiros marcaram presença.

Thiago Pereira foi o primeiro brasileiro a cair na água e foi o melhor do dia. Nadou fácil se classificando na 4° colocação nadando na casa de 4'12" e nadará hoje a tarde a final na raia 6. Destaque na prova para Ryan Lotche, Phelps que quase ficou de fora se classificando último e o vascilo de Lazlo Cseh que se confiou na performance de Phelps e acabou ficando de fora. Thiago teve a melhor parcial dos 100m peito o que é muito bom para um fim de prova. A Thiago tem chances de ficar entre os 5 melhores e de repente brigar por um bronze. Tomara!

Daynara de Paula nadou o 100m borboleta  e nadou muito mal na casa de 1'00", o que ninguém e muito menos ela esparava. Saiu da prova muito decepcionada com ela mesma!

Nos 400m livres masculino o coreano Park foi desclassificado e Poul Bierdeman (recordista mundial) nem se classificou. Destaque para o chines voador Sun Yang com o melhor tempo.

Nos 400m medley feminino tivemos como destaque a desistência de Joana Maranhão em sua melhor prova. Segundo transmissão do SPORTV ele teve um mal súbito sofrendo uma queda e cortando supercílio. Segundo a transmissão ela foi levada para o Hospital e foi diagnóstico forte estresse! 

Nas elimitórias dos 100m peito os nossos dois Felipes não nadaram bem e ambos pioraram seus tempos, porém mesmo assim se classificaram pras semi-finais nadando na casa do 1'00". França foi o 15° e Lima foi o 16°. Agora é torcer para nadarem mais leves nas semi-finais. 

Resultados online clique AQUI!!!!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Dever cumprido

Equipe mirim/petiz e Infantil ao Sênior reunidas para viajar
Aconteceu nesse último fim de semana o I Campeonato Cearense de Natação de Piscina Curta, III Troféu IFCE de natação, nas dependencias do IFCE de Juazeiro do Norte. O Náutico foi com sua equipe completa em busca do Tricampeonato do evento além de levar sua equipe mirim e petiz para disputar o evento paralelo da categoria. 

Pódio absoluto
Este ano, infelizmente não conseguimos o título, porém, assim como nos outros anos, as performances individuais de nossos atletas foram muito boas com percentual de melhora (ainda vamos elaborar as estatísticas do evento para reafirmar o que ficou bem claro) de tempos muito alto. Esse ano tivemos desfalques muito grandes na equipe masculina (foram pra outros clubes principalmente de outros estados) que fizeram a diferença contra nós e somado a isso, tivemos um BNB Clube muito forte na sua base, mas que dessa vez não foi tão superior assim e que venceu com uma pequena margem de pontos.

Flávio Aires, melhor índice técnico no masculino
 Como destaques, podemos enaltecer a nossa equipe feminina que teve um salto de qualidade muito grande de um ano para o outro e que foi responsável pela maioria dos nossos pontos, mesmo estando desfalcada de uma de suas principais atletas. Destacamos também de forma individual os atletas Flávio Delamonica Aires (técnico) que venceu a prova dos 50m livres e conquistou o melhor índice técnico da competição, Marina Santos que venceu 2 provas e foi prata em mais 3, Suzanne Ramos que venceu uma prova e melhorou todos os seus tempos, Gabriel Amaral que venceu os 200m peito e foi pódio em todas as outras provas, Elígio Brendo que venceu os 200m costas, 200m livres e 400 livres, Yara Zeli que baixou todos os seus tempos e Jolema Lourenço que venceu todas as provas do nado costas (50m, 100m e 200m). 

O título não veio dessa vez, mas o dever foi cumprido e nossos atletas tiveram performances espetaculares.  Que venha o ano que vem!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Tudo pronto para Juazeiro

Foi confirmado semana passada a competição de Juazeiro do Norte, lembrando que este ano o evento passa a ser chamado de Campeonato Cearense Absoluto de Piscina Curta, ou seja, o evento passará a ter mais expressão e maior quantidade de etapas e de provas (todas as provas da natação).

Foto do evento em 2010
O Náutico vai em busca de TRI na competição e para isso vai com quase 100% dos seus atletas! Também vamos contar com a equipe mirim/petiz em peso, já que também acontecerá um evento paralelo para essas categorias.

Esperemos que assim como ano passado, nossos atletas atinjam os picos de suas formas atléticas e que como consequência disso, o Náutico vença o evento navamente.

O Campeonato Cearense de Curta é o segundo evento local mais importante do anoe acontecerá nos dias 20 e 21 de julho.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Um feito para eternidade


Esta quarta (dia 20 de junho) foi um dia mais que especial, pois saiu a convocação da natação para os Jogos Paralímpicos de Londres 2012, e lá está presente o nome do nosso grande amigo e atleta Carlos Alberto Maciel, um homem íntegro, batalhador e merecedor de tudo isso! Estamos muito felizes e orgulhosos de fazer parte de todo esse processo e de ter tido a oportunidade de ter treinado junto com o Betão, mas não podemos deixar de citar o grande professor e amiigo Ulisses Junior que abriu as portas do Náutico para o esporte paralímpico e iniciou os treinamentos de alta performance do Betão, graças a essa semente plantada, hoje podemos dar continuidade a frente da natação do NÁUTICO e treinando o Betão todos os dias. Porém esse feito é mérito total do Betão, que sempre dizemos, seu nome é sinônimo de DEDICAÇÃO, ENTREGA, GARRA, DISCIPLINA e tantos outros adjetivos que definem um campeão!!! 

Aos atletas do Náutico que treinam todos os dias com o Betão, que assim que o verem, o abracem e o parabenizem por esse grande feito que deve ser valorizado e muito, pois ele tá lá todos os dias igual a vocês ralando e sofrendo que nem juntos! 

Beto é um orgulho para o Náutico e para o Ceará e é nosso, SALVE BETÃO, é fruto do nosso trabalho sério e regado com muito amor. 

Pra encerrar, deixo um conselho pra você Carlos Alberto, no Brasil atleta só é valorizado quando tira leite de pedra, traduzindo, quando consegue um grande feito com poucas condições. Só tenha cuidado com os "papagaios de pirata" que irão querer "tirar casquinha" de você! Foque agora na sua preparação psicológica, pois treino e capacidade já sabemos que vc tem!!!

De Morada Nova para Londres!!!

domingo, 17 de junho de 2012

Julia Nilton foi prata no Brasileiro Juvenil

Foto ilustrativa no Campeonato NNE Interfederativo
Hoje sedo, nossa atleta Julia Nilton conquistou o vice-campeonato brasileiro na prova dos 50m livres na categoria Juvenil I. Julia havia se classificado com o primeiro tempo na eliminatórias, porém hoje sedo deu uma cansada no fim da prova após abrir uma boa vantagem logo na saída e terminou em segundo lugar, conquistando seu primeiro pódio em Brasileiros. 

Vale lembrar que Julia passou a semana anterior ao evento no exterior e não teve condições de treinar da melhor forma e mesmo assim nadou muito bem chegando as vesperas de sua eliminatória dos 50m livres. Com sua melhor marca pessoal, teria vencido a prova até com certa traquilidade. Outro detalhe importante é que com seu tempo nos 100m livres, teria ido a final também, mas não nadou por causa da viagem.

Julia fez hoje 27"63, ontem tinha feito 27"58 e sua melhor marca é 27"18.

Estamos bastantes felizes e orgulhosos por esse resultado, PARABÉNS JULIA!!!

Circuito Caixa - 3° etapa

Hoje não tivemos medalhas. Nossos atletas nadaram apenas os 100m livres. Destaque para Beto que nadou de peito e baixou 2 segundos do seu tempo da prova de 100m Peito ao cravar 1'22". Yuri fez 1'07"92, que foi bom para o pouco tempo de treino, Elione nadou pra 1'13" baixando seu tempo, Otávio nadou pra 1'12" e piorou e Ivan nadou pra 1'16" e piorou também.

Terminamos essa etapa com 4 medalhas, sendo 2 ouros, 1 prata e 1 bronze. 

Nesta quarta sairá a lista de convocados para a Paraolimpíadas de Londres 2012, vamos torcer para o Bto entrar.

sábado, 16 de junho de 2012

Brasileiro Juvenil de Inverno

Está acontecendo neste fim de semana o Brasileiro Juvenil de Inverno na cidade de Recife-PE. O Náutico está sendo representado pela atleta Julia Nilton nos 50m livres e só não participou dos 100m livres pois estava em viagem com os pais e para fora do Brasil. 

Julia nadou hoje as eliminatória dos 50m livres (estava balizada com o 1° tempo) e fez o melhor tempo das eliminatórias, mesmo não tendo baixando sua marca pessoal. Julia cravou hoje 27"57 e entra amanhã na final da raia 4. 

Estaremos na torcida para que Julia confirme a primeira colocação e que melhora sua marca pessoal e quem sabe entre na casa dos 26". 

Acompanhe os resultados no site www.cbdaweb.org.br .

Circuito caixa - 2° Etapa

Na segunda etapa agora tarde, conquistamos mais 2 medalhas! Ambas na prova dos 200m medley com Yuri Araújo (prata) no na classe SM9 e Beto (ouro) na classe SM8.


Ainda tivemos o próprio Yuri na 6° colocação nos 50m livres, Otávio com 12° lugar no 50m livres e 5° lugar nos 400m livres, Ivan Anastácio com 5° lugar nos 50m livres e 4° lugar nos 400m livres e Francisco Elione foi 10° lugar nos 50m livres.

Amanhã teremos as últimas provas na terceira etapa.

Resultados, clique AQUI!