sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Open de Natação

Nossos atletas Lucas Lima e Victor Brasil estão no Rio de Janeiro disputando o Open de Natação, 3° evento de natação mais importante do país, porém por sempre ser o último evento do ano, é sempre muito forte!

Ambos os atletas irão nadar as mesmas provas (50m e 100m peito). Ontem nadaram os 50m peito, Lucas Lima, cofirmando a boa fase, baixou um pouco mais a sua marca ao cravar 30"38 (terminou em 28° lugar) e Victor Brasil conseguiu nadar na casa dos 29"94, porém Victor já tem 29"63, acabou em 17° lugar! 

Vamos aguardar ainda a performances deles no 100m peito e torcer para ambos baixarem suas marcas pessoais!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Estatísticas do Aberto!

Em que acaba uma competição alvo que a equipe de natação do Náutico participa, sempre fazemos uma série de estatísticas para avaliar nosso trabalho e saber onde erramos para melhorar no futuro! 

Nessas estáticas definimos um perfil da equipe e um perfil dos atletas, além de um quadro de medalhas só como curiosidade!

A metodologia é simples: 

1- Pegamos os tempos de nossos atletas no resultado e confrontamos com o balizamento, pois é uma ótima referência, pois nele está contido o melhor tempo da última temporada;

2- Calculamos o número de caídas válidas, ou seja, aquelas em que os atletas tinham tempo prévio no balizamento. Não consideramos para estatísticas provas com atletas sem tempo (ex. 99'99"99);

3- Só consideramos na estatística os atletas que de fato treinam com equipe, pois só em cima dos que treinam podemos avaliar nosso trabalho;

4- No excel fazemos uma planilha onde os tempos se encaixam em MELHOROU (qualquer melhora), MANTEVE (até 20 centésimos acima do tempo do balizamento) e PIOROU (acima de 20 centésimos do tempo do balizamento);

5- Tanto os atletas da equipe especial quanto da equipe de transição estão inseridos nas estatísticas;

6- A partir daí montamos os gráfios em números e em percentual.

Segue abaixo as estatísticas:

PERFIL GERAL DA EQUIPE

Total de caídas válidas: 110
Total de melhoras de tempo: 73
Total de manutenções de tempo: 5
Total de pioras de tempo: 32

Gráfico dos percentuais de melhora, manutenção e piora da equipe
% de MELHORA: 66,36%
% de MANUTENÇÃO: 4,55%
% de PIORA: 29,09% 

Comentário: Podemos observar qe o resultado foi bastante satisfatório pois o índice de melhora é mais do que o dobro do de pioras, mesmo a nossa equipe tendo atingido indices superiores a esse em competições anteriores.

PERFIL DOS ATLETAS

Total de atletas treinando de fato: 34
Total de atletas que melhoraram em todas as provas: 14
Total de atletas que melhoram em 3 provas: 4
Total de atletas que melhoraram em 2 provas: 4
Total de atletas que melhoraram em apenas 1 prova: 6
Total de atletas que não melhoraram: 5
Gráfico do perfil dos atletas 


% de atletas que melhoraram tudo: 41,18%
% de atletas que melhoram 3 provas:11,76%
% de atletas que melhoraram 2 provas:11,76%
% de atletas que melhoraram 1 prova:17,65%
% de atletas sem melhora: 14,71%

Comentário: Observamos que quase 50% da equipe baixou todos os tempos o que é muito bom. Se somarmos os percentais de todos que melhoraram teremos 82,35%. Ou seja, 82% dos atletas melhoraram em pelo menos uma prova, o que também é um valor considerável. Cruzando esse gráfico com o de cima, percebemos que a índice de piora se concetrou muito em cima dos mesmo atletas, que por algum motivo não se deram bem com o treinamento, não treinaram como deveriam, faltaram banstante, falhamos enquanto técnico, entre outros fatores. 


QUADRO DE MEDALHAS


  ouro prata bronze total
NAC 18 15 15 48
BNB 16 14 21 51
Hedla 4 8 2 14
CMF - 1 - 1
Ideal - - - 0  

Comentários: Colocamos o quadro de medlahas só a título de curiosidade. O BNB vence no total de medalhas, porém quando se trata de qudro medalhas todos sabemos que o que importa é número de ouros, já a prata e o bronze só para critérios de desempate! O Náutico vence no número de Ouros e Pratas! Isso mostra que mesmo perdendo, ainda temos uma mínima vantagem na qualidade.

Com esses gráficos e estatísticas, podemos afirmar que estamos no caminho certo, mais muito pode e deve se molhorar! Que venha 2012!!!

Aberto 2011 - resumão!

É com muita tristeza que lhes informo que esse ano não deu pro Náutico ser campeão cearense absoluto de natação! Infelizmente não conquistamos o TRI-campeonato, mas nossos atletas lutaram até o último instante de competição! 

Comissão técnica trabalhando!
Ficou bastante visível que o BNB cresceu muito de um ano pro outro tanto em qualidade, quanto em quantidade (principalmente), já nós, perdemos vários atletas em 2011, uns para outros clubes e outros pararam por "N" motivos! Porém mesmo assim, o pódio foi mais frequentado pelo NAC, mostrando que ainda temos mais qualidade, porém nas posições intermediárias, de 5° a 10° lugar, foi onde o BNB abriu a diferença. Ou seja, quem fica nessas colocações, são atletas da base, e temos que reconhecer a superioridade do BNB nesse quesito, pois eles tem o melhor trabalho de base do estado com as escolinhas a todo vapor e piscinas super-lotadas.

Pódio triplo nos 100m costas masculino
Outro fato marcante esse ano foi a inclusão de índices de pontuação, ou seja, pra pontuar não basta mais ficar entre os 16 primeiros, tem que fazer um índice mínimo de pontuação, que bem verdade é fraco, mas que para o nosso caso, que todos os anos federamos ex-atletas se torna forte. Em muitas provas nossos atletas ficaram em posições que marcariam pontos mas não atingiram o índice de pontuação! Como o BNB tem mais gente treinando de fato, nesse ponto também levaram vantagem!

Joelma Ribeiro, um dos destaques do Náutico no alto do pódio nos 100m costas
Mas o nosso trabalho deve ser avaliado em cima dos que treinam e estes sim, foram super bem! 80 a 90% da equipe que treina, baixaram praticamente todos os tempos, quebramos récordes e se a disputa fosse por medalhas, provavelmente teríamos vencido! Mas o "se" não entra no jogo e temos que reconhecer nossos erros pra ano que vem tentarmos o título novamente. É como o Flávio falou: "Se minha mão fosse homem, eu tinha dois pais!"

Lucas Lima, melhor índice técnico masculino
Tivemos muitos atletas destaques: Gabriel Amaral (ouro nos 200m livre e 200m peito e prata nos 400m livre), Joelma Ribeiro (ouro nos 200m costas com recorde, prata nos 50m costas, Ouro nos 100m costas e bronze nos 200m medley), Marina Santos (ouro nos 200m livre, 100m peito, 200m peito e bronze nos 50m peito), Thiago Leite (ouro nos 50m costas, 100m costas e 100m livre), Victor Brasil (ouro nos 100m peito e novo recordista, prata nos 200m peito e 50m peito, e bronze nos 50m livre), Lucas Lima (ouro nos 50m peito, prata nos 100m peito e 400m medley, além de melhor índice técnico da competição) e Flávio Delamonica Aires, que nadou no sacrifício e venceu os 50m livre e ajudou muito os revezamentos!
 
Colocação com pontuaçãpo final: 
 
CAMPEÃO: BNB 2385,5 pts.
VICE-CAMPEÃO: NAC 1910,5 pts.
3° LUGAR: Hedla Lopes 434 pts.
4° LUGAR: Ideal 26 pts.
5° LUGAR: CMF 23 pts.

Mas o nosso ano não se resume só ao aberto, tivemos muitas glórias esse ano: participamos dos dois eventos mais importantes da natação brasileira que foram Maria Lenk e Finkel, tivemos muitas medalhas em Norte-nordestes, vencemos o aberto de curta em Juazeiro e por fim, conquistamos uma medalha de ouro no Parapanamericano de Guadalajara com Carlos Alberto Lopes Maciel. E não acabou ainda, dois de nossos atletas estão indo pro Open essa semana!

Pódio final por equipes
Pra encerrar, ficou claro e evidente a necessidade de investir mais em nossa base, ou seja, nas escolinhas. Nossa realidade ainda está um pouco distante do ideal para o histórico glórias de nosso Náutico. Eu e o restante da comissão técnica, faremos um projeto de revitalização da escolinha e apresentaremos para nossa diretoria! Nós temos que garimpar talentos em colégios e academias, não que isso seja errado, mas precisamos principalmente fabricar nossos atletas!

Ao BNB parabéns pelo ótimo campeonato  mostrando uma evolução grande de um ano para o outro!

Que 2012 seja recheado de glórias para a nossa equipe! Avante Náutico!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Campeonato Cearense Absoluto - É amanhã

Amanhã terá início o Campeonato Cearense Absoluto de Natação na piscina do Náutico Atlético Cearense. Náutico e BNB mais uma vez duelarão até o fim em busca do título! O Náutico tentará o TRI seguido da competição e o BNB tentará quebrar essa sequência!

Estamos confiantes no trabalho realizado ao longo do ano e confiamos na capacidade de individual de nossos atletas em superar seus limites! Vamos com tudo, vamos ser TRI!

Abaixo segue os horários:

Equipe comemorando o título em 2010
Quinta (dia 8) : Aqucimento as 18h / início as 19h


Sexta (dia 9): Aquecimento as 18h / início as 19h


Sábado (dia 10): Aquecimento as 15h / início as 16h

Pedimos aos nossos atletas que cheguem sempre 15 minutos antes de cada aquecimento!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

JEB's 15 a 17 anos Curitiba - Resultados

O Náutico está sendo representado nos JEB's pelos atletas Gabriel Amaral, Marina Santos, Joelma Lourenço e Roberta Pereira. A competição já começou há dois dias e vamos falar um pouco de alguns resultados!

Nossa atleta Marina Santos estava inscrita nos 100m Livre, 100m peito e 50m peito, mas como o foco era o 100m peito, optou em não nadar os 100m livre que era logo antes. Nos 100m peito, não repetiu sua melhor marca, mas fez um tempo bastante forte ao cravar 1'21"10 e terminou em 2° reserva para final. Nos 50m peito, fez um bom tempo, bem próximo da sua melhor marca com 36"80 e se classificou pra final com o 7° tempo. A atleta deverá estar nadando hoje pela manhã!

Gabriel Amaral, foi inscrito nos 100m borboleta, seu pior estilo e não entendemos o porque, já que Gabriel foi vice-campeão nos 100m peito na etapa estadual e quem entrou na prova foi o atleta Marcelo Porto, que ficou em terceiro lugar na etapa estadual! Gabriel mesmo assim nadou e fez 1'06"12. Vamos averiguar esse fato e fazer uma reclamação formal a Secretaria de Esportes. Gabriel também nadou os 200m medley e fez seu tempo nadando pra casa de 2'29".

Joelma Lourenço, nadou a prova dos 50m costas e 100m costas. Em ambas não melhorou seus tempos, mas nos 50m costas, fez um tempo forte para ela ao nadar para 34"28, já nos 100m costas, foi um pouco abaixo do esperado, pois nadou na casa dos 1'16" e a mesma tem como melhor marca 1'14"02.

Roberta Pereira, nadou os 200m medley e 400m livres. Nos 200m medley fez 2'55"45 e piorou cerca de 4" sua melhor marca e nos 400m livre baixou seu tempo com 5'19"54. 

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Resumo da participação de Betão no Parapan de Guadalajara!

Chro do campeão, choro do vencedor...
Nosso para-atleta Carlos Alberto Lopes Maciel, o Betão, teve brilhante participação nos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara 2011 no México. Betão nadou 4 provas, sendo uma delas só pra cumprir tabela, no caso os 100m costas. Betão nadou suas outras três provas (especialidades) que foram 100m peito, 100m borboleta e 200m medley.

Betão é atleta da Associação Cearense do Esporte Adaptado (ACEA) e treina no Núcleo de Alto Rendimento de Natação dessa instituição que funciona no Náutico Atlético Cearense, clube onde o mesmo também faz parte da equipe de natação para atletas sem deficiência (convencional) e é treinado pelo Técnico Jefferson Lima, que é Diretor Técnico da ACEA e Coordenador de Esportes Aquáticos do Náutico.

Betão é natural de Morada Nova-CE e sofreu amputação de membro superior ainda criança em acidente com máquina agrícola. Em 2008, considerado com idade avançada para o esporte, ingressou na natação e desde então vem colecionando títulos e récordes. Em 2011, atingiu o ápice da sua prévia carreira de nadador ao quebrar o recorde nacional  por duas vezes, que já era seu, no 100m peito classe SB8 além do recorde Parapanamericano com a incrível marca de 1'18"66 feito na primeira etapa do Circuito Caixa em junho deste ano na cidade de São Paulo. Este feito o credenciou para disputar os Jogos Parapanaricanos de Guadalajara!

Betão inciou sua maratona de provas com os 100m costas S8, prova que não é sua especialidade, com já foi dito antes. Betão terminou em 5° lugar com o tempo de 1'34".

Betão indo pro pódio
Na prova dos 100m peito classe SB8, veio a sua glória, ao conquistar a medalha de ouro e confirmar o seu favoritismo. Em disputa emocionante, Betão venceu a prova com o tempo de 1'21"43. O tempo foi até meio distante da sua melhor marca pessoal e atual recorde da prova, mas o título é o que mais importou nesse momento de glória do atleta, onde todo o esforço foi recompensado. Betão alegou muita dificuldade em respirar e somado ao nervorsimo de disputar a primeira competição de peso, altitude e saber lídar com o favoritismo, o resultado foi excelente. Esperamos que essa medalha abra muitas portas para o atleta e para natação paraolímpica do Ceará.

Betão encerrou sua participação com dois 4° lugares nas prova de 200m medley classe SM8 nadando na casa de 3'00" e nos 100m Borboleta na classe S8 nadando para 1'19".

Este blog deseja parabéns ao atleta e torna público todo orgulho que sentimos desse grandioso feito!!!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Betão é Ouro no Parapan!

Nosso atleta Carlos Alberto Lopes Maciel acabou de se tornar campeão Parapanamericano dos 100m peito na classe SB8. Betão como é chamado, que já havia nadado os 100m Costas para cumprir tabela e havia ficado em 5° ganhou ouro hoje em sua prova principal. Betão não repetiu sua melhor marca que é de 1'18"66, talvez pelo fator altitude e ansiedade/nervorsismo de estar participando de seu primeiro Parapan. Betão fez 1'21"43 que lhe valeu ouro, agora vamos focar na classificação para Londres 2012. Mas Betão ainda terá a prova dos 100m Borboleta que poderá concorrer ainda a medalha!

Clique AQUI para mais informaçãoes!

Toda a comudidade do Náutico está muito orgulhosa desse feito, mas nunca é demais dizer que tudo isso é fruto de um trabalho árduo e correto do Betão, ele é extremamente merecedor de tudo o que está acontecendo em sua vida! Parabéns grande Betão!!!

Betão Estreou no Parapan de Guadalajara

O atleta e vice-presidente da Associação Cearense do Esporte Adaptado (Acea), Carlos Alberto, o Beto, estreou na noite deste domingo (13) no Parapan de Guadalajara. Beto disputou a prova dos 100m costas chegando em 5° lugar.  Favorito nesta etapa, Caio Amorim ficou com o  ouro.

Amanhã, Beto cairá na água em busca do seu primeiro ouro na competição. Ele vai nadar os 100m peito, prova no qual, ele detêm o recorde panamericano SB8 com o tempo de 1m18s66. "Amanhã é o dia! Vou ficar concentrado durante todo o dia para essa prova, eu quero o ouro", garantiu nosso atleta após a prova disputada hoje.

Os Jogos Parapan-Americanos, acontecem em Guadalajara, no México e segue até o dia 20 de novembro. O Brasil tem a maior delegação com 222 atletas e pretende garantir o mesmo feito do Parapan do Rio, quando ficou em primeiro lugar no quadro geral de medalhas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Associação Cearense do Esporte Adaptado
 
Logo mais, Betão vai nadar sua principal prova, os 100m Peito SB8 e vai tentar uma medalha! Acompanhe ao vivo no link: http://parapanamericanos.unotv.com.mx/parapanamericanos/index.html

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Horários do Cearense de categorias

Nesse fim de semana vai acontecer na piscina do Náutico o Campeoanto Cearense de Categorias infantil, juvenil, júnior e sênior.

Segue abaixo os horários das etapas:

Dia 11 (sexta)
Aquecimento as 18:00
Início as 19:00

Dia 12 (sábado)
manhã
Aquecimento as 8:00
Início as 9:00

Tarde
Aquecimento as 15:00
Início as 16:00