segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Aberto 2011 - resumão!

É com muita tristeza que lhes informo que esse ano não deu pro Náutico ser campeão cearense absoluto de natação! Infelizmente não conquistamos o TRI-campeonato, mas nossos atletas lutaram até o último instante de competição! 

Comissão técnica trabalhando!
Ficou bastante visível que o BNB cresceu muito de um ano pro outro tanto em qualidade, quanto em quantidade (principalmente), já nós, perdemos vários atletas em 2011, uns para outros clubes e outros pararam por "N" motivos! Porém mesmo assim, o pódio foi mais frequentado pelo NAC, mostrando que ainda temos mais qualidade, porém nas posições intermediárias, de 5° a 10° lugar, foi onde o BNB abriu a diferença. Ou seja, quem fica nessas colocações, são atletas da base, e temos que reconhecer a superioridade do BNB nesse quesito, pois eles tem o melhor trabalho de base do estado com as escolinhas a todo vapor e piscinas super-lotadas.

Pódio triplo nos 100m costas masculino
Outro fato marcante esse ano foi a inclusão de índices de pontuação, ou seja, pra pontuar não basta mais ficar entre os 16 primeiros, tem que fazer um índice mínimo de pontuação, que bem verdade é fraco, mas que para o nosso caso, que todos os anos federamos ex-atletas se torna forte. Em muitas provas nossos atletas ficaram em posições que marcariam pontos mas não atingiram o índice de pontuação! Como o BNB tem mais gente treinando de fato, nesse ponto também levaram vantagem!

Joelma Ribeiro, um dos destaques do Náutico no alto do pódio nos 100m costas
Mas o nosso trabalho deve ser avaliado em cima dos que treinam e estes sim, foram super bem! 80 a 90% da equipe que treina, baixaram praticamente todos os tempos, quebramos récordes e se a disputa fosse por medalhas, provavelmente teríamos vencido! Mas o "se" não entra no jogo e temos que reconhecer nossos erros pra ano que vem tentarmos o título novamente. É como o Flávio falou: "Se minha mão fosse homem, eu tinha dois pais!"

Lucas Lima, melhor índice técnico masculino
Tivemos muitos atletas destaques: Gabriel Amaral (ouro nos 200m livre e 200m peito e prata nos 400m livre), Joelma Ribeiro (ouro nos 200m costas com recorde, prata nos 50m costas, Ouro nos 100m costas e bronze nos 200m medley), Marina Santos (ouro nos 200m livre, 100m peito, 200m peito e bronze nos 50m peito), Thiago Leite (ouro nos 50m costas, 100m costas e 100m livre), Victor Brasil (ouro nos 100m peito e novo recordista, prata nos 200m peito e 50m peito, e bronze nos 50m livre), Lucas Lima (ouro nos 50m peito, prata nos 100m peito e 400m medley, além de melhor índice técnico da competição) e Flávio Delamonica Aires, que nadou no sacrifício e venceu os 50m livre e ajudou muito os revezamentos!
 
Colocação com pontuaçãpo final: 
 
CAMPEÃO: BNB 2385,5 pts.
VICE-CAMPEÃO: NAC 1910,5 pts.
3° LUGAR: Hedla Lopes 434 pts.
4° LUGAR: Ideal 26 pts.
5° LUGAR: CMF 23 pts.

Mas o nosso ano não se resume só ao aberto, tivemos muitas glórias esse ano: participamos dos dois eventos mais importantes da natação brasileira que foram Maria Lenk e Finkel, tivemos muitas medalhas em Norte-nordestes, vencemos o aberto de curta em Juazeiro e por fim, conquistamos uma medalha de ouro no Parapanamericano de Guadalajara com Carlos Alberto Lopes Maciel. E não acabou ainda, dois de nossos atletas estão indo pro Open essa semana!

Pódio final por equipes
Pra encerrar, ficou claro e evidente a necessidade de investir mais em nossa base, ou seja, nas escolinhas. Nossa realidade ainda está um pouco distante do ideal para o histórico glórias de nosso Náutico. Eu e o restante da comissão técnica, faremos um projeto de revitalização da escolinha e apresentaremos para nossa diretoria! Nós temos que garimpar talentos em colégios e academias, não que isso seja errado, mas precisamos principalmente fabricar nossos atletas!

Ao BNB parabéns pelo ótimo campeonato  mostrando uma evolução grande de um ano para o outro!

Que 2012 seja recheado de glórias para a nossa equipe! Avante Náutico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário