domingo, 14 de agosto de 2011

Jogos Escolares (etapa final estadual)

Hoje pela manhã no Náutico (em pleno dia dos pais) aconteceu a etapa final estadual dos Jogos Escolares, que classificou todos os representantes do Ceará no Evento Nacional que será no fim de 2011 em Joinvile-SC na categoria 15 a 17 e em João Pessoa-PB na categoria 12 a 14.

Infelizmente, observamos muita desorganização no evento, atraso, muitas dúvidas de muitos técnicos, discursões pouco objetivas momentos antes de começar a competição (por parte de alguns técnicos do interior), atraso e problemas com o balizamento.

Os atletas do Náutico, representando suas respectivas escolas, se deram muito bem e até além do esperado, pois não fizemos polimento, muito pelo contrário, estão muito "pesados". Abaixo segue os nossos destaques.

Joelma na saída dos 50m costas
Joelma Lourenço: com certeza foi a nossa a melhor atleta do evento, confirmando a fase boa, Joelma venceu suas duas principais provas e com tempos muito bons. Venceu os 50m costas com 33"68 (primeira vez nadando na casa do 33" em piscina longa) e os 100m costas, mesmo fazendo uma má saída e virada, além de ter passado fraco, quase baixou seu melhor tempo feito no Brasileiro Juvenil com 1'14"20.  Joelma está virtualmente classificada!

Marina Santos: Soltou os 100m peito e venceu nadando na casa de 1'24", venceu os 50m peito com 37"baixo e venceu os 100m livre com o melhor tempo de sua vida 1'03"61. Marina está virtualmente classificada.

Roberta Pereira: Venceu os 100m Borboleta baixando seu tempo para 1'17"95 (extra oficial), venceu os 200m medley aliviando com 2'53"06 (melhor marca pessoal mesmo assim) e foi 2º lugar nos 400m livre poupando para 5'31"11. Roberta está virtualmente classificada.

Suzanne Ramos: nadou sua primeira prova, os 100m costas, venceu com 1'23"19 (extra oficial), daí em diante aliviou nos 200m medley (3'18") e nos 400m livre (5'48") e foi segundo em ambas as provas. Suzane está virtualmente classificada.

Kauê Moiano: Venceu os 100m peito com 1'24", venceu os 50m peito com 38"58 (extra oficial) e aliviou nos 200m medley. Kauê está virtualmente classificado.

Gabriel Amaral: nadou os 100m peito muito bem e fez, talvez, sua melhor marca pessoal com 1'12"38 (extra oficial) e ficou com a prata, nadou os 50m peito e foi bronze com 33"27 (extra oficial) e venceu os 200m medley com 2'31". Gabriel está virtualmente classificado.

Elígio Brendo: nadou os 50m livre e foi terceiro com 26"51, aliviou no 200m medley sendo prata e venceu os 400m livre com 4'47"68 (extra oficial). Brendo está virtualmente classificado!

Vamos torcer agora para que eu que vos falo, seja convocado também com técnico da seleção cearense na categoria 15 a 17.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Um dia produtivo!

Hoje o dia foi muito produtivo no Náutico! Pela primeira vez, a nossa NOVA comissão técnica pode se reunir oficialmente para tratarmos assuntos pertinentes a natação do Náutico.

Comissão técnica da esquerda para a direita: Flávio Delamonica (aux. tec. equipe especial), Marcelo Augusto (tec. petiz), Jefferson Lima (coord. de esportes aquáticos e téc. equipe especial e transição) e Ronny Peixoto (téc.mirim).
Em reunião discutimos os temas: filosofia de trabalho, deveres e direitos, escolinha, entre outros. Nossos recém contratados Marcelão (téc. petiz) e Flávio (aux. técnico) muito somaram em nosso bate papo/discussão. O foco do trabalho é a união e o pensamento conjunto em busca de um só objetivo coletivo para toda a natação.

Estamos muito confiantes no que está por vir e temos a certeza que tudo irá melhorar e colheremos ótimos frutos dessa nova jornada que já começou! 

Não podemos deixar de agradecer os nossos dirigentes Joaquim Guedes (presidente), Ruy Filho (vice-presidente) e Mariano Pessoa (Diretor de Natação) pela confiança depositada em nós! Nos comprometemos em realizar o nosso trabalho da forma mais dedicada e correta possível. AVANTE NÁUTICO!!!!!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Saiu no Diário do Nordeste da última sexta (05 de ago)

Segue abaixo reportagem sobre a natação Paraolímpica do Ceará, em especial, da participação de nossos atletas da ACEA/Náutico que foram a São Paulo no último fim de semana!

Para ver na íntegra clique AQUI


sábado, 6 de agosto de 2011

Um Sábado Histórico!

Hoje nossos atletas foram sensacionais em duas competições diferentes.

Pelo Brasileiro Júnior de curta em Anápolis-GO, Lucas Lima, foi bronze na prova do 100m Peito com o tempo muito bom de 1'05"82. Fazia algum tempo que Lucas vinha buscando uma boa performance, mas a adaptação ao novo clube, novo técnico e novo treinamento demoraram um pouco pra acontecer, mas tudo dentro de uma normalidade. Particularmente, estou muito feliz por este resultado, Lucas, sem dúvida, é um atleta que merece muito tudo que já conquistou! Lucas ainda nadou hoje os 200m Medley e fez 2'17", que é também uma excelente marca, já que não vem se dedicando mais nessa prova! PARABÉNS!!!! Clique AQUI para ver os resultados:

Enquanto isso, no Circuito Caixa Paraolímpico em São Paulo, tivemos um dia fantástico! Nossos representantes, Betão, Yuri e Ivan se sairam muito bem! 

Yuri nadou suas três provas e baixou muito seu tempo em duas. Nadou 100m peito para 1'28"56 (tinha 1'32"), nadou os 100m borboleta para 1'17"35 (tinha 1'21") conquistando uma prata e nadou os 50m livre para 29"73 (tinha 29" baixo).

Ivan nadou duas provas hoje, mas devido um atraso na competição, foi prejudicado, pois ficou muito tempo no frio esperando suas provas. Acabou nadando bem os 50m livre (33"48) e piorou um pouco nos 400m livres (6'17"67).
Carlos Alberto (Betão), novo recordista Panamericano do 100m peito, e seu técnico Jefferson Lima

Já o Betão foi um caso a parte, deu um show! Abriu a competição nadando o 100m borboleta, porém teve que se polpar para nadar o 100m peito em seguida (foco do Parapan), mas mesmo assim, nadou para o seu melhor tempo de 1'19"38 e foi vice-campeão. Logo em seguida veio a grande performance do dia. Betão entrou nos 100m peito para tentar melhorar seu recorde brasileiro (1'20"77) feito na Argentina em maio, porém foi bem além, fez incríveis 1'18"66 e além de baixar seu recorde nacional, bateu também o recorde Panamericano nos 100m peito e levou o ouro na prova. Com tal performance, Betão precisa melhorar um pouco sua segunda melhor prova (100m borboleta) para se garantir no Parapan. Betão ainda foi bronze nos 200m Medley com 3'02"23 e foi 6º lugar nos 50m livre com 34"33.

Clique AQUI para ver os resultados!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Brasileiro Intrfederativo Júnior - Anápolis-GO

Recebi hoje por SMS notícias de Lucas Lima relatando sobre a própria participação no evento. Hoje ele nadou os 50m peito e terminou na 8º colocação com o tempo de 30"34. Embora o mesmo esperasse nadar na casa dos 29 segundos, o tempo foi uma boa marca para ele!

Lucas ainda nadará os 100m peito e 200m medley!!!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mundial de Xangai, o dia não foi bom!

Thiago Pereira, foi o primeiro a entrar na água hoje.Infelizmente por algum motivo que não sabemos, mas que vem acontecendo em mudiais e olimpíadas, Thiago não rendeu o esparado e dessa vez, parece ter sido a pior de todas. Thiago veio em queda constante, nas eliminatórias nadou na casa de 1'57" (melhor tempo das eliminatórias), na semi caiu um pouco e nadou na casa de 1'58" e na final, fez um tempo muito fraco, tempo que fazia a pelo menos 8 ou 9 anos atrás. 1'59"00 foi realmente muito a quem do esparado para os 200m medley! O resultado não foi muito diferente (6° lugar), pois ele costumava ficar sempre em 4° ou 5°, mas o tempo realmente caiu muito. Na prova, o detalhe interessante foi a disputa a parte entre Lotche e Phelps em que Lotche levou a melhor com direito a novo recorde mundial!


Nos 100m livre, se formos ver somente o resultado, não foi bom, afinal Cielo era o atual campeão mundial e recordista mundial, porém tendo em vista toda a situação difícil que ele passou recentemente e ainda vem passando, foi um bom resultado. Cielo fez sua melhor marca pessoal na era sem trajes com 48"01 e liderou pelo menos 70% da prova, faltou pouco não só pro pódio, mas até pra vencer! Acreditamos que em Londres, com a cabeça no lugar vai dar tudo certo. Mas temos que dar mérito para Magnussen que venceu a prova e que é mais nova sensção do nado crawl.


Leo de Deus piorou um pouco nos 200m costas e parou na semi com 1'59"77.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Dia produtivo pro Brasil - Mundial de Xangai


Cesar Cielo foi o primeiro a cair na água hoje. Fez um tempo um pouco pior do que a eliminatória, mas visivelmente vem se poupando. Entrou na final com 5° tempo (48"34) e nadará na raia 2. Cielo em entrevista para o Terra falou que está difícil nadar e que a sua preparação não foi a ideal devido ao doping, jogou o favoritismo para Magnussen e Adrian. Mas sinceramente, acho que amanhã ele vai aprontar, simplesmente tá tirando o foco de cima dele, porque já sofreu muita pressão por esses dias e está super correto! Porém, realmente vai ser um prova duríssima!

Henrique Rodrigues e Thiago Pereira nadaram os 200m medley e ambos pioraram o tempo de elimnatória. Henrique ficou de fora e Thiago entrou com 5º tempo (1'58"57). Particularmente achei um pouco estranho a prova de Thiago Pereira hoje, esperava que ele baixasse ainda mais seu tempo e acabou piorando. Vamos torcer pra que ele tenha se poupado.


Felipe França foi do inferno ao céu! Depois de vascilar no 100m peito e ficar de fora da final, veio a redenção agora a pouco com título mundial dos 50m peito. Felipe foi absoluto, saiu bem e já dominava a prova desde os 20m iniciais. O tempo não seu melhor (tinha feito 26"95 na semi) mas lhe valeu o ouro e é o que mais importa. Felipe França venceu a prova com incríveis 27"01, que foi apenas 6 centésimos pior que o seu tempo da semi. Parabéns Felipe, parabéns Brasil!!!

Palpites

Que bom que acertamos tudo ontem, pois um dos palpites era o ouro de Felipe França! Acertamos também a vitória de Michael Phelps nos 200m borboleta e vitória espatacular de Federica Pelegrini nos 200m livre.

Para amanhã a tarefa é bem mais difícil, mas vamos arriscar!

200m medley é ouro pra Lotche, prata pra Phelps e bronze pra Thiago.

100m livre é ouro pra Cielo, prata para Magnussen e o Bronze fica entre Adrian ou Gilot!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Poderia ter sido melhor hoje - Mundial de Xangai

Felipe França em ação nos 50m peito
Felipe França foi sensacional, entrou nas semi-finais com melhor tempo, mas nas semi foi superado pelo rival Sul-africano Cameron Van der Burgh que fez incríveis 26"90, porém não temos o que reclamar, pois França ficou apenas 5 centésimos atrás com 26"95. Amanhã esse duelo promete muito! Particularmente achei que Felipe França não saiu tão bem do bloco e ainda poderá melhorar mais e vencer a prova.

Nos 200m borboleta, Kaio Márcio iniciou muito forte mas infelizmente no fim cansou e chegou em terceiro na 1° semi-final com 1'56"06. Leonardo de Deus, nadou muito pior do que na eliminatória e passou longe de pegar final. Nadou para casa de 1'57" e tinha nadado as eliminatórias para 1'55"55. Como a segunda série foi muito forte com 7 nadadores nadando abaixo de 1'56", nem Kaio nem Leonardo se classificaram pra final. Se serve de alento, o tempo de Leonardo nas eliminatórias lhe colocaria na final. 

Palpites:

Acertamos que Rebeca Soni iria vencer, mas aí era barbada, a grande dúvida era se ia bater o recorde de competição, mas como não teve uma saída tão boa, provavelmente esse foi o motivo dos 1'05"05, mas de qualquer jeito, Soni é uma atleta espetacular e na minha opinião tem o estilo mais bonito da natação de peito mundial.

Nos 200m livre, acertamos o pódio, mas errei todas as colocações.

Amanhã, vamos ser otimistas e França vai vencer bem apertado com Van Der Burgh em segundo na prova dos 50m peito.

200m borboleta ainda aposto em Phelps, mas bem apertado!

200m livre feminino aposto em Pelegrini!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cielo é ouro nos 50m borboleta - Mundial Xangai 2011


Hoje o dia foi de Cielo! Era hora de provar que os problemas do Doping não lhe atrapalhariam no mundial de Xangai! Muita gente falando asneiras, muita gente secando ele no 100m livre, pois dizem que ele não vai conseguir bater o Australiano, porém, Cielo é Cielo. Hoje entrou na prova do 50m borboleta e fez seu ritual sagradado e o resto, bem, o resto todos nós já sabemos! É OURO, Cielo venceu a prova dos 50m borboleta, e se afundou em lágrimas ainda dentro da piscina, foi realmente uma cena emocionante, muitos devem ter ficado mordidos com essa vitória, mas a grande maioria chorou junto com ele, era um peso das costas que ia embora. Cielo venceu com incríveis 23"10. Com o resultado Cielo comprova que está em ótima fase e que venha as provas de livre! É melhor os adversários abrilhem o ouro, porque o campeão e recordista mundial vai defender o título! Com essa medalha, já são 3 em mundiais de longa, sendo o brasileiro com maior número de madalhas em mundiais. Com certeza virão mais!


200m Livre

Nicolas Oliveira, melhorou seu tempo de eliminatória fazendo 1'48"18 nos 200m livre, porém não foi suficiente para pegar final e ele acabou na 13º colocação!

Palpites
 
Acertei um e errei feio no outro, mas ainda bem que acertei a vitória de Cielo, já Kitajima decepsionou e fez um tempo muito ruím pra ele. Será que é o fim do maior nadador de todos os tempos do nado peito? Acho e acredito que não, Kitajima ainda vai dar muito o que falar!!!

Pra amanhã aposto nos 200m livre masulino em 1º Phelpes, 2° Paul Biedermann e 3º Lotche. 100m peito feminino a Soni leva fácil e deve bater pelo menos o récorde da competição!  

domingo, 24 de julho de 2011

Mundial de Xangai

Começaram ontem a noite (horário do Brasil) as provas da natação no mundial de esportes aquáticos 2011. Infelizmente só Cielo salvou o dia! 

Felipe França fez um belo tempo nas elimitórias dos 100m peito (1'00"01) ficando na 4º colocação, porém na semi-final nadou mal e pulou pra 14° (1'00"77).

Daynara de Paula e Felipe Lime não nadaram bem e não se classificaram para as semi-finais nos 100m Borboleta e 100m peito respectivamente.


Já Cesar Cielo, entrou na prova com todos os olhares em cima dele, foi evidente que ele se controlou mais, não fez o seu ritual habitual, porém entrou na água e fez 23"26 e o foi o primeiro tempo das eliminatórias. Nas semi-finais nadou ainda melhor e baixou para 23"19, entrando amanhã pela manhã na final com o melhor tempo. Detalhe é que mesmo melhorando a marca da eliminatória, Cielo não saiu bem do bloco, o que é muito difícil de acontecer! 

Nosso revezamento 4x100m livre polpou Cielo e ficou de fora da final!

Minhas apostas para amanhã, Kitajima vence os 100m peito e Cielo vence o 50m borboleta! Vamos ver o que dar!