terça-feira, 29 de outubro de 2013

Kako Caminha, Náutico brilhou no evento!


ATLETAS CEARENSES MIRIM-PETIZ CONQUISTAM 15 MEDALHAS NO NO/NE DE CLUBES!

Aconteceu neste final de semana, em Aracaju-SE, mais uma edição do Troféu Kako Caminha, torneio Norte-Nordeste de natação Mirim-Petiz. O Ceará esteve representado na competição pelas equipes do BNB Clube, Náutico, Academia Hedla Lopes e Circulo Militar.

15 medalhas foram conquistadas ao todo por nossos pequenos atletas. O Clube do Náutico ficou a frente do Quadro de Medalhas com 3 de ouro, 1 prata e 2 bronzes, (6 no total), seguido do BNB Clube com 1 ouro, 6 pratas e 1 bronze (8 no total) e completando o quadro de medalhas cearense veio a Academia Hedla Lopes com 1 medalha de Prata.
Paulo Miguel e seu técnico Marcelão em Aracajú-SE 

Paulo Miguel, atleta do Náutico, foi o grande destaque individual cearense da competição. A ferinha nadou os 50 livres para 28,96s, os 100 livres para 1.05,81s, os 50 borboleta para 31,58s e os 100 borboleta para 1.13,01s ficando com o ouro das provas de Borboleta e da prova de 50 livres, e com a prata da prova de 100 livres.

Entre as meninas que formaram o "time cearense" em Aracaju, Julia Araujo, atleta Petiz I do Náutico, foi o grande destaque do grupo. Julinha nadou os 100 livres para 1.16,24s e os 50 borboleta para 36,62s ficando com a medalha de bronze das duas provas para encher de orgulho seu técnico e seus pais.

Fonte: Pais, atletas e técnicos da natação do Ceará (grupo facebook)

Atletas do Náutico são destaque no JUB's 2013

Aconteceu nesse último fim de semana na cidade Goiania-GO as Olimpíadas Universitárias 2013, o famoso JUB's. O Náutico contou com a participação dos atletas Elígio Brendo Teleciro, Victor Brasil, Rafael Araújo e Marina Santos.

Os maiores destaques do Náutico e do Ceará na competição foram Victor Brasil e Marina Santos.

Foto ilustrativa
Victor conseguiu pegar 2 finais, todas elas nas provas de peito. Victor fez 1'10"69 nos 100m peito, 29"97 na eliminatória e 30"18 na final dos 50m peito terminando na 6° colocação e nos 200m peito fez a marca de 2'41"30 nas eliminatórias e 2'45"88 na final terminando em 7° lugar. Acredito que ele tenha gostado muito de sua performance nos 50m peito já que conseguiu nadar abaixo dos 30" segundos novamente.

Foto Ilustrativa
Marina Santos teria pego 3 finais, porém não sei o motivo de não ter acontecido final nos 100m peito. Marina fez 1'19"35 nos 100m peito terminando na 8° colocação e piorando 2 décimos sua melhor marca. Nos 50m peito, Marina teve uma performance muito boa e baixou seu tempo em quase 1 segundo ao cravar 35"01 nas eliminatórias (novo recorde estadual absoluto), mas na final piorou um pouco com 35"10 e terminou em 7° lugar. Nos 200m peito Marina Santos baixou cerca de 4 segundos ao cravar 2'53"88 na final dos 200m peito terminando na sétima colocação. O seu tempo nos 50m peito foi tão expressivo que lhe deixa na 8° colocação do Raking Nacional Júnior II e lhe qualifica a participar do Troféu Maria Lenk, Troféu José Finkel e Open que são hoje os 3 eventos mais importantes da natação brasileira.

Para ver os resutados, clique AQUI!

Jogos Escolares do Ceará - 15 a 17 anos

Depois de muita aflição e muitas informações vazias sobre a realização ou não dos Jogos Escolares fase estadual na categorias 15 a 17 anos, o evento finalmente ocorreu. Se foi da melhor forma, nem vamos entrar nesse mérito, mas uma coisa é certa, quem menos tem culpa é a FCDA que recebeu o evento bastante em cima da hora e teve que rebolar pra fazer tudo acontecer! Fazemos aqui um agradecimento público a nossa presidente Ione Borges que é uma entusiasta da natação e sempre tenta fazer tudo que está ao seu alcance em prol do esporte.

O evento ocorreu junto com o campeonato estadual de categorias e o Náutico classificou 4 atletas que representarão suas respectivas escolas e nosso estado. Suzanne Ramos, Yara Zeli, Washington Oliveira e Kauê Maiono são os nossos atletas que estarão presentes na fase nacional do evento a ser realizado na cidade de Belém-PA em novembro. Outros atletas destaques também irão compor a seleção cearense escolar como Neirton Oliveira e Julia Nilton.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Campeonato Cearense de categorias - 3° etapa

Encerramos o campeonato cearense de categorias 2013 no parque aquático do Náutico Atlético Cearense. O evento foi diferente de tempos atrás, infelizmente vem piorando ano a ano, mas não vamos no deter a essas questões.

O Náutico encerrou sua participação em 2° lugares tanto em todas as categorias em disputa como no quadro geral de pontos. A sua frente ficou o BNB, loga atrás a Hedla Lopes e por fim o Circulo Militar.

Recebemos ainda os troféus de melhor índice técnico (IT) no infantil masculino, júnior masculino e sênior masculino.


José William foi o melhor IT na prova dos 100m borboleta Infantil.


Raul Stoppelli foi o melhor IT na prova dos 200m livre júnior


Victor Machado Brasil foi o melhor IT na prova dos 50m peito sênior.

Como atletas destaques da terceira etapa podemos citar as performances abaixo: 

Vinicius Joshua melhorou seu tempo nos 100m peito com 1'27"82; Washington Nogueira fez o tempo de 1'08"08 nos 100m costas, quase sua melhor marca; João Victor melhorou seu tempo nos 50m borboleta com 32"87; Iago Rafael melhorou nos 50m borboleta com 33"20; Leonardo Chaves fez uma boa marca com 32"44 na prova dos 50m borboleta, Daniel Maia fez um bom tempo nos 100m livre com 1'00"88; davi Santos na mesma prova também fez quase o seu melhor com 1'03"67; ainda nos 100m livre, Ivan Souza baixou um segundo com 1'16"07; Herbert Amarante fez 1'08"16 nos 100m livre quase igualando seu melhor tempo;  e Bruno Peixoto melhorou seu tempo nos 100m costas com 1'17"30.

sábado, 19 de outubro de 2013

Campeonato Cearense de Categorias - 2° etapa

Ontem aconteceu a segunda etapa do campeonato cearense de categorias. Tivemos mais atletas nadando do que na primeira etapa e novamente, mesmo em época de treinos pesados, ainda assim conseguimos boas performances.

Segue abaixo os atletas destaques e só para esclarecer, não destacamos o resultado em sim  a performance do atleta. Ex: O atleta ficou em último lugar mas melhorou ou nadou muito perto do seu melhor tempo, consideramos uma ótima performance. Ou seja, não necessariamente um bom resultado significará uma boa performance. Como o CBDAWEB não atualizou ainda, alguns tempos que postarei são os oficiais e outros não. Aproveitando, deixamos claro que o problema do tempo real do CBDAWEB não é culpa da FCDA e sim de uma atualização do softwere CBDAWEB em todo o Brasil.

Antônio Neto nadou os 50m peito e baixou seu tempo para 38"10; Iago Gerônimo baixou seu tempo na mesma prova com 44"42; Victor Brasil fez uma excelente marca nos 50m peito com 30"75; Yara Zeli nadou aparentemente muito fácil os 200m livre e mesmo assim baixou em 3" sua antiga marca com 2'28"29; Rhylldson Medeiros melhorou seu tempo nos 200m costas com 2'38"03 confirmando a boa fase no segundo semestre; José William "mangabeira" fez uma excelente marca nos 200m borboleta com 2'19"62, baixando em aproximadamente 5" seu melhor tempo e ficando em 4° lugar no ranking nacional na sua categoria; Yara Zeli baixou seu tempo nos 100m borboleta com 1'18"55; João Victor fez 29"74 nos 50m livre e melhorou sua melhor marca; a mesma coisa aconteceu com Davi Santana que fez 28"67; Danillo Fernandes não melhorou mas fez um tempo muito expressivo nos 50m livre com 26"6; Hebert fez 30"09 nos 50m livre, praticamente igualou sua melhor marca; Kauê Moiano nadou por 25"8 os 50m livre, bem perto do seu melhor.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Campeonato Cearense de Categorias começou ontem

Ontem, na piscina do Náutico Atlético Cearense, deu-se início a mais um Campeonato Estadual de Categorias. Como já vem acontecendo há alguns anos, o evento se tornou muito monótono, com pouca competitividade e com poucos atletas participando. Infelizmente o evento virou um "problema" para clubes e federação. No nosso caso, a falta de verba para inscrever somada a nova regra do aberto que obriga nadadores a nadar uma competição anterior na temporada, forçou nossa equipe a inscrever nossos atletas em poucas provas.  Já pra federação, é uma competição que não se paga e sempre gera prejuízo.

Como uma pessoa que ama a natação e quer vê-la crescer cada vez mais, já enviei essa sugestão de mudança (segue abaixo) para FCDA, pois a única coisa que não pode acontecer é deixar como está.

Segue sugestão (não sabemos a viabilidade da ideia)


"A ideia é juntar o estadual de categorias no aberto, ou seja, o aberto rola normalmente com premiação no absoluto e contagem de pontos no absoluto, porém com inclusão de premiação por categorias. Com isso, o evento seria mais motivante pros infantis e juvenis, não daria prejuízo pros cofres da federação e acredito que todos os atletas iriam gostar.

Pensando em não diminuir as competições do ano, sugiro que o Juvenil, Júnior e Sênior sejam inseridos nos eventos mirim e petiz como foi feito com infantil este ano, tornando assim os eventos ainda mais rentáveis pra FCDA. Sugiro que os dois torneios de fundo sejam mantidos como estão para que os atletas não percam as chances de tentar índices nessas provas.

Resumindo temos:

PRÓS: Competição mais motivante pra todos os atletas; nenhum prejuízo pros cofres da federação, aumento de competições no ano com inclusão de todas as categorias nos festivais mirim/petiz, pois além de não perder o estadual de categorias, ganhamos mais dois eventos com inclusão das categorias JUV, JR e SR nos festivais.

CONTRAS: Não teríamos revezamento de categorias no aberto."  

Voltando pra competição de ontem, nossos atletas nadaram bem, mesmo em fase de treinamento nada amigáveis (pesados). Destacamos as performances de Suzanne Ramos nos 200m costas (2'53") igualando sua melhor marca; Raul Stopelli nos 200m livre com 2'05" (pouco além de seu melhor tempo); Yara Zeli nos 50m livre voltando a nadar na casa dos 29"95 e ressurgindo depois de um período difícil; José William confirmando que a fase tá boa demais, baixou seu tempo nos 100m borboleta com 1'01"65, tempo que coloca em 7° lugar do ranking nacional hoje; Caélison Barbosa que igualou sua melhor pessoal nos 100m borboleta com 1'07"68; Rafael Viana que nadou os 50m costas pro seu melhor tempo com 31"85; e Rhylldson Medeiros que baixou seu tempo nos 50m costas com 33" baixo.

domingo, 6 de outubro de 2013

Atletas do Ceará se destacam no Troféu Chico Piscina

O Ceará foi muito bem representado no Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil Interfederativo, Troféu Chico Piscina, realizado tradicionalmente na há 26 anos na cidade de Mococa-SP. O evento aconteceu nesse último fim de semana e o Ceará foi representado por Emily Lopes e Victória Parente no infantil, além de Julia Nilton e Neirton Oliveira no Juvenil.

Emily Lopes nadou a prova dos 100m peito e acabou piorando seu tempo e ficou de fora da final com 1'23"71. Nos 100m borboleta, também piorou sua melhor marca com 1'19"44.
Victória Parente (foto meramente ilustrativa)
Victória Parente nadou 3 provas e conseguiu 3 finais e uma medalha de prata. Nos 50m livres foi vice-campeão brasileira com a marca de 27"36. Nos 100m livres acabou em 5° lugar com 1'00"96, com seu melhor tempo (59"85), tinha conquistado a medalha de prata. Nos 200m livres, Victória foi a sétima colocada com a marca de 2'25".

Julia Nilton nadou três provas, fez 3 finais e conquistou uma medalha de ouro. Nos 50m livres foi a melhor atleta da competição mesmo piorando o seu tempo com 26"11. Nos 100m borboleta acabou na sexta posição com o tempo de 1'05"22 que se tornou sua melhor marca pessoal. Nos 100m livre, entrou pra final na raia 4, porém suas adversárias cresceram muito na final e ela acabou piorando o tempo da eliminatória (melhor marca pessoal com 58"77 e novo recorde cearense absoluto) com 58"93 terminado na 7° colocação.

Neirton Oliveira nadou 3 provas e, por sua vez, fez 2 finais. Nos 50m livres, Neirton baixou seu tempo por duas vezes, mas bateu na trave ficando em 4° lugar com o tempo de 24"30. Nos 100m borboleta, Neirton piorou seu tempo mas pegou final com 58"35, na final piorou ainda mais um pouco com 58"89 e acabou na 6° colocação. Nos 100m livres, Neirton piorou sua melhor marca pessoal e ficou de fora da final com o tempo de 55"76.

O Náutico não pode levar nenhum de seus atletas devido condições financeiras precárias, o que é uma pena, o que deixa nossos atletas sempre um passo atrás dos outros, pois sabemos que no alto nível, as competições são muito importantes.

sábado, 28 de setembro de 2013

Norte-nordeste de Natação - terminamos como a 7° melhor equipe

Pontuação final top 10
Começamos as atividade com Raul Stoppelli nadando os 50m livres JR/SR. É bem verdade que o tão 24" não saiu ainda, mas tá amadurecendo cada vez mais. Hoje Raul nadou muito bem baixando bem o seu tempo com 25"29 terminando na 13° colocação.

Dando sequência tivemos a prova dos 100m peito juvenil II masculino. Primeiro nadou Vinícius Joshua que baixou sua marca pessoal pra 1'29"29 terminando na 12° colocação. Kauê Moiano nadou a última série com chance de medalha, mas piorou um pouco seu melhor tempo e acabou, pra variar, em 4° lugar com o tempo 1'14"79.

Nos 100m livre infantil masculino vários de nossos atletas caíram na água. No infantil I, Caélison foi o único a nadar e fez um tempo muito bom, baixando 4" do seu tempo com a marca de 1'04"89 ficou em 7° lugar. No infantil II Elohim piorou seu tempo com 1'06"44. Davi Santos também não nadou bem e pirou seu tempo com 1'05"06. Rafael Viana baixou sua melhor marca com 1'02"25 . Danillo Mota fez uma excelente prova e por pouco não entrou pra casa dos 58" com o tempo de 59"09 terminando no 6° lugar. Daniel Maia também nadou muito bem e finalmente entrou baixou de 1 minuto com tempo de 59"48 terminando em 8° lugar na prova.

Marina Santos nadou a prova dos 200m medley Jr/Sr e baixou muito o seu tempo com 2'34"47 ficando na 5° colocação. 

Nos 400m livre Juvenil nossos nadadores não forma bem. No feminino, Suzanne Ramos piorou muito sua marca pessoa com tempo de 5'30"08 terminando na 7° colocação. No masculino, Washington nadou bem acima do seu melhor com 4'53"95 terminando em 10° lugar. Hipólito nadou a prova pela primeira vez e fez 5'37"34 terminando em 16° lugar.

Nos 200m medley infantil tivemos muitos atleta nadando. No infantil I nadou Caélison que fez o tempo de 2'48"01 e ficou na 8° colocação. Rhylldson também foi muito bem e baixou seu tempo em 2" com 2'40"96 que lhe rendeu o 6° lugar. No infantil II, Rafael Viana nadou pela primeira vez em longa e fez 2'39"21 e ficou  em 10° lugar. José William fechou nossa participação em provas individuais com o tempo de 2'32"35 (bem acima do seu melhor 2'29") e terminou em 8° lugar.

Fechamos o dia com o revezamento juvenil masculino 4x50m medley com Kauê, Washington, Hipólito e Vinícius. Ficamos em 8°  com 2'09"70.

Fechamos a competição na sétima colocação na pontuação geral, o que nos deixa muito contente, já que levamos apenas 17 atletas, o que mostra muita qualidade na nossa equipe. No quadro de medalhas fechamos em 15° lugar. No geral continuamos sendo o clube cearense melhor colocado em ambas as classificações da competição! Parabéns aos nossos atletas, queria muito estar aí com vocês, mas estive o tempo todo ligado e on-line com vocês, na medida do possível acompanhamos tudo em tempo real. Orgulho é o que podemos dizer nesse momento! Valeu Time! E da próxima vez vamos transformar esses sete 4° lugares em 7 bronzes.

Norte-nordeste de natação - 3° etapa

Hoje o dia foi o de menos conquistas em termos de medalha, mas por outro foram três 4° lugares e uma desclassificação que valeria ouro. O que salvou a etapa foi o bronze do Caélsion nos 100m borboleta e o bronze do revezamento 4x50m medley infantil masculino, mostrando ser hoje a nossa categoria mais forte!

Pontuação até o fim da 3° etapa
Caélison e Rhylldson foram os primeiros a nadar hoje os 100m borboleta infantil I. Caélison era o favorito, estava na raia 4, porém piorou um pouco seu tempo e acabou com um bronze com o tempo de 1'08"86. Já Rhylldson Medeiros pulou de 1'16"13 para 1'10"98, terminando na 5° colocação e fazendo índice pro Brasileiro. Na categoria infantil II estávamos com muita expectativa na prova de José William, que era favoritíssimo ao ouro, mas no fim dos primeiros 50m o atleta engoliu água e acabou se engasgando no meio da prova, como não conseguiu desobstruir a passagem de ar na garganta, teve que abandonar a prova. Foi uma grande pena, pois era um ouro quase certo.

Nos 50m livre juvenil feminino Yara Zeli nadou mal e pirou seu tempo com a marca de 31"22 o que a deixou na 8° colocação. Na versão masculina Kauê Moiano fez uma excelente prova pulando de 26"46 para 25"39, infelizmente terminou na ingrata 4° colocação. Vinícius Joshua também nadou a prova e repetiu seu tempo de 30"32.

Nos 100m livre JR/SR masculino, Raul Stoppelli baixou seu melhor tempo com 55"76 terminando na 12° colocação.

Nos 400m livre infantil masculino tivemos bons resultados. Na categoria infantil I, Rhylldson nadou e fez a marca de 5'05"69, mais de 10" abaixo da sua antiga marca, com o tempo ficou em 8° lugar! Na classe infantil II, Daniel Maia nadou muito baixando seu tempo em cerca de 2" (segunda vez seguida que melhora seu tempo) mostrando que está numa ótima forma neste evento. Daniel cravou 4'45"43 e terminou em 4° lugar.

Nos 100m borboleta JR/SR masculino, Raul Stoppelli nadou próximo do seu melhor tempo, mas piorou um pouco. Raul fez 1'02"70 o que lhe deixou na 9° colocação.

Suzanne Ramos nadou a prova dos 200m medley juvenil II e finalmente conseguiu baixar seu tempo que era de 2'54"13 há tempos. O tempo atual agora é de 2'53"81 e lhe rendeu o 10° lugar. No masculino nadaram 4 atletas. Vinícius Joshua fez 3'06"97 e Hipólito fez 3'01"34, ambos não tinham tempo na prova. Na série final nadaram Kauê, que fez 2'29"28 (piorou muito) terminando em 5° lugar, e Washington, que fez 2'22"94 (melhorando seu tempo em quase 2") terminando em 4° lugar.

 Na nossa última participação da etapa, ficamos em 3° lugar no revezamento 4x50m medley infantil masculino com Rafael de costas (32"13), Danillo de peito (35"55), José William de borboleta (28"46) e Daniel Amaral de Crawl (27"00) fechando com 2'03"26.

Quadro de medalhas até o fim da 3° etapa
Encerramos a terceira etapa em 7° lugar na contagem de pontos e em 15° no quadro de medalhas mesmo com apenas 18 atletas. Até o momento somos o melhor clube do Ceará na competição nos dois quesitos.

Norte-nordeste de Clubes - 2° etapa

Na segunda etapa ganhamos mais duas medalhas, sendo uma de ouro e uma de prata.

Abrimos o dia logo com uma medalha de prata na primeira prova da etapa com Marina Santos nos 50m peito Jr/Sr feminino. Marina nadou muito bem com 35"85, melhor marca pessoal e novo recorde absoluto cearense da prova.

Nos 100m peito infantil II masculino nadaram Elohim e Antônio Neto. Elohim melhorou seu tempo com 1'30"13 e Antônio Neto piorou um pouco seu tempo com 1'27"67 terminando na 15° colocação.

Nos 100m livre juvenil II feminino, Yara Zeli nadou muito próximo do seu melhor e fechou a prova com 1'08"58 terminando assim na 10° colocação. Na versão masculina da prova Kauê Moiano nadou muito bem  e fechou a prova em 6° lugar com 58"01, e essa nem é sua especialidade.

Nos 200m livre feminino Jr/Sr Marina Santos caiu na água novamente e fez seu melhor tempo com 2'15"64 e terminou na 5° colocação. No masculino, Raul Stoppelli estreou na competição de forma muito satisfatória melhorando sua marca em 2 segundos e terminando na 4° colocação com 2'04"60.

Na mesma etapa também rolou os 200m livre masculino Infantil II e tivemos 3 atletas nadando a prova. O primeiro a nadar foi Davi Santos e o mesmo baixou seu melhor tempo com 2'27"66. José William de 2'20"42 pulou pra 2'14"56 e terminou na 7° colocação. Daniel Maia foi o último a nadar e depois de muito tempo nadando mal a prova, voltou a fazer um tempo bem próximo do seu melhor. Daniel fechou a prova em 2'15"55 na décima colocação.

Nos 100m costas juvenil nadaram Suzanne Ramos no feminino, Hipólito e Washington no masculino. Suzanne Ramos piorou seu tempo e fechou a prova em 1'20"96 terminando na 7° colocação. Hipólito melhorou cerca de 4 segundos fechando em prova em 1'20"83. Washington fez uma boa prova baixando seu tempo em cerca de 40" com 1'07"56 terminando em 4° lugar.

Revezamento Infantil, campeão norte-nordeste 4x50m livre
Fechando nossa participação na etapa, tivemos os revezamentos 4x50m livre infantil e juvenil masculino. No infantil demos show e levamos o ouro com 1'49"19 com Danillo Mota (26"), Daniel Maia (26"), José William (28") e Rafael Viana (28"). No Juvenil a tarefa era mais difícil e ficamos em  7° com 1'52"39 com Kauê (25"), Washington (26"), Vinícius (30") e Hipólito (30"), destaque para as parciais de Kauê
e Washington.