sábado, 17 de agosto de 2013

Jogos Escolares - etapa estadual 12 a 14 anos

Ontem, aconteceu na piscina do parque aquático do Náutico a fase estadual do Jogos Escolares na categoria de 12 - 14 anos. Tivemos muitos atletas do Náutico nadando e por sinal, muitos foram muito bem.

Todos, sem exceção, mesmo em período de treino com cargas elevadas, conseguiram baixar suas marcas pessoais em pelo menos uma prova. 

Para etapa nacional, são 8 vagas no masculino e 8 vagas no feminino, num total de 16 atletas. No masculino, das 8 vagas, 6 são de atletas do Náutico (José William, Danillo Mota, Daniel Maia, Rafael Viana, Davi Santana e Antônio Neto) e no feminino tivemos a classificação de Isabel Firmeza, totalizando 7 atletas classificados pra fase nacional que será em Natal-RN.

Mesmo não tendo se classificado, tivemos ótimas performances de Rhylldson (baixou todas as provas), Célison (baixou os 100m borboleta) e Gabriela Garcia (baixou os 100m livres).

Agora é treinar e fazer bonito na etapa nacional.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Campeonato Cearense Absoluto de Piscina Curta - SOMOS CAMPEÕES DE NOVO!!!

Aconteceu neste último fim de semana, no dias 19 e 20 de julho, o Campeonato Cearense Absoluto de Piscina Curta, Troféu IFCE de Natação. Há quatro anos este evento acontece em Juazeiro do Norte e nos anos de 2010/2011 fomos bi-campeões e no ano passado, quando passou a ser nomeado de Campeonato Cearense, o BNB levou o título e nós ficamos com o vice. Este ano voltamos a vencer o evento que consideramos o segundo mais importante da natação cearense, graças as performances impecáveis de nossos atletas.

Entre os atletas destaques podemos citar: Washington Oliveira, José William, Danillo Fernandes, Raul Stoppelli, Elígio Brendo, Daniel Amaral, Rafael Viana, Marina Santos (nova recordista da prova de 200m peito), Flávio Delamonica (também é nosso técnico), Flávio Rabello (novo recordista da prova de 200m costas) e Matheus Pereira que foram os atletas essenciais na aquisição de pontos para a nossa equipe e que melhoraram praticamente todas as suas marcas pessoais. Destacamos também nossas equipes de revezamento masculino, feminino e mista (nova atração do evento).

O evento foi muito bom, nossa equipe se mostrou muito unida e focada no objetivo que era o título. Acreditamos que muito disso, é resultado de uma mudança no pensamento e filosofia de trabalho da comissão técnica que entrou o ano de 2013 disposta a fazer mudanças. Nosso maior desafio era mostrar e encarnar a figura literal do atleta em nossos nadadores, ou seja, fazer eles entenderem que o atleta é um indivíduo diferenciado de uma pessoa comum, que tem que abdicar de algumas coisas em prol de um objetivo árduo e complicado. Faze-los entender que no meio deste caminho, colherão frustrações e glórias, mas que depois de um trabalho bem feito, fatalmente colherão bons frutos. Acreditamos que esse título é o resultado de todos esses esforços. 

Pontuação + Quadro de medalhas
Voltando um pouco pra competição, o Náutico foi absoluto em todos os sentidos. Nós fomos o clube com o maior número de medalhas e maior número de pontos. No que tange as medalhas, ganhamos 17 ouros, 15 pratas e 15 bronzes, ou seja, a medalha que mais ganhamos foi a de ouro, totalizando 47 medalhas no total contra 43 do BNB Clube e 23 de Academia Hedla Lopes. Marcamos mais de 100 pontos a mais do que segundo lugar (NAC: 694 contra BNB: 671). Só não levamos os troféus de atletas com melhor índice técnico. 

Pódio por equipes
Marina Santos

 

gráfico da equipe
Como já é de costume, depois de todo evento foco, elaboramos um estudo estatístico de nossa equipe e de nossos atletas para auto-avaliar nosso trabalho. Este ano tivemos 92 caídas na água válidas, ou seja, somando todos os nossos atletas, tivemos 92 caídas na água onde o atleta já tinha tempo prévio no balizamento (melhor tempo dos últimos 12 meses), pois só assim podemos comparar se o mesmo melhorou, manteve ou piorou sua marca pessoal.  As caídas na água cujo atleta não tinha tempo prévio no balizamento foram descartadas para fins estatísticos. Pois bem, constatamos que do total de 92 caídas, em 74 (80,43%) nossos atletas baixaram suas marcas, 4 (4,35 %) nossos atletas mantiveram suas marcas e em 14 (15,22%) caídas, nossos atletas pioraram suas marcas pessoais. Esses valores são muito positivos e explicam o porque de termos vencido o evento e mostra que nossa preparação foi muito eficiente.

Vinícius Joshua
Agradecemos muito a nossa diretoria do Náutico, na pessoa de Mariano Pessoa, que fez de tudo para que essa viagem fosse possível nos doando um ônibus executivo e aos incansáveis pais, que estão sempre dando força para os seus filhos e para a equipe. Muito obrigado a todos e um grande parabéns aos nossos atletas que nadaram com o coração dentro d'água.

domingo, 30 de junho de 2013

Novas sensações...

Nestes últimos dias, nossos atletas viveram sensações inéditas nas suas, ainda, iniciantes carreiras de nadadores. Dos nossos 5 atletas presentes no Brasileiro Infantil de natação de inverno realizado em São Paulo, todos estavam estreando em brasileiros, mesmo os da classe infantil II. 

Eles viram muita coisa nova, muitos nadadores diferentes, presenciaram um nível muito elevado e com certeza viram que ao mesmo tempo que precisam melhorar muito, também podem ser ousados e conseguir bons feitos. Somos de carne e osso como todos os outros!

Alguns sentiram a pressão, outros não! Alguns cometeram erros que não costumam, outros não! Alguns foram inconstantes, outros melhoram tudo e outros não melhoram. Uns se queixaram do frio e outros não sentiram dificuldade. Mas com certeza o que todos terão em comum é a lembrança de um primeiro brasileiro, cheio de dificuldades e novas experiências. Talvez daqui há 5 anos lembrarão de tudo isso com um saudosismo gostoso e vão dar gargalhada de tudo que viveram, mas com certeza lembrarão de tudo nos mínimos detalhes. Porque a primeira vez a gente nunca esquece!!!
Saíamos de cabeça erguida, com a certeza que evoluiremos até o próximo e com a sensação de dever cumprido. Todos estão de parabéns e deram o coração dentro da água! E agora? Só nos resta fazer o que mais fazemos, TREINAR!!!!


sábado, 29 de junho de 2013

Brasileiro Infantil 3° dia - Um dia muito bom!

Jefferson Lima e José William "mangabeira"
Hoje foi um dia quase perfeito, caímos na água 4 vezes e em 3 delas nossos atletas baixaram suas marcas pessoais. Além disso, conseguimos mais uma classificação pra uma final, que pra nossa realidade é algo bastante significativo ficar entre os 8 melhores do Brasil.

Isabel pós prova
 A primeira a cair na água foi Isabel Firmeza na prova dos 50m livre (classe infantil II) e estava visivelmente mais tranquila e entrou na prova com outra postura. Dessa vez foi agressiva já na saída com uma boa velocidade de reação e atacou a prova o tempo todo fechando com 30"38 e baixando sua melhor marca em meio segundo. O seu submerso ainda se mostrou inferior ao das suas concorrentes e para ser o ponto que deve ser mais enfatizado nos treinos.

Rafael antes da prova
Logo depois Rafael Viana nadou os 50m livres e fez uma ótima prova, saindo bem e, dessa vez, seguiu a estratégia traçada respirando apenas 3 vezes e fechou a prova em 27"89 baixando sua marca em aproximadamente 30" centésimos.

Danillo chateado 
Danillo Fernandes caiu na série seguinte e infelizmente foi o único que não rendeu o esperado e piorou sua marca pessoal. Danillo, como nos 100m livre, largou de forma excepcional liderando a série até a metade da prova, porém ele foi cansando e o estilo foi encurtando bastante e o rendimento foi caindo. No fim, Danillo fechou a prova em 27"67, ou seja, 3 décimos acima do seu melhor. É muito difícil explicar os motivos que levaram Danillo não render o esperado pela primeira vez em sua vida, mas o que ficou claro é que temos que melhorar o padrão técnico do seu nado, pois a balança FORÇA + TÉCNICA está pesando mais pro lado da força e causando fadiga precoce. 

José William antes da prova
 Fechando as eliminatórias, José William nadou a prova dos 200m borboleta. Traçamos uma meta de passar os primeiro 100m com 1'09"50 e os segundo 100m com 1'13"50 pra fechar pra fechar com 2'23" ou, na pior das hipóteses, caso ele errasse alguma parcial que desse 2'24" (tempo que julgávamos ser suficiente pra pegar uma final). Ele caiu na água e começou num ritmo acelerado, saindo um pouco da estratégia o que nos deixou apreensivos e passou em 1° lugar nos primeiros 50m com 31"58 voltando o segundo 50m com 36"92 fechando assim a primeira metade da prova em 1'07"77 (2 segundos abaixo do estipulado). A segunda metade da prova foi emocionante e ele fez parciais de 38"15 + 37"94 fechando o segundo 100m em 1'16"11 (quase 3 segundos acima doe estipulado) e fechando assim a prova com 2'24"03 e se classificando pra final com 7° tempo atendendo todas as nossas expectativas. Na final de logo mais o foco será equilibrar mais as parciais e quem sabe baixar mais 2 segundos.

Final 

Na final José William fez exatamente as mesmas parciais com diferenças mínimas de centésimos que lhe renderam a 7° posição com 2'24"51, porém ao fim da prova ele foi anunciado como desclassificado pois havia tocado com apenas uma das mãos na virada dos 150 metros, foi uma pena! Pensando pelo lado bom, ele foi desclassificado e não melhorou sua marca pessoal, pior se tivesse melhorado e tivesse perdido a melhor marca.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Brasileiro Infantil 3° dia - poderia ter sido melhor

Hoje foi um dia que poderia ter sido bem melhor! Tivemos as estreias dos nossos demais atletas todos nadando a prova dos 100m livres.

Isabel Firmeza
Na classe infantil I feminino, Isabel Firmeza estrou nos 100m livre e acabou piorando sua marca pessoal. Aparentemente a falta de experiência e nervosismo foram os principais inimigos de sua performance. Isabel passou os primeiros 50m (34"06) muito a quem do que poderia e tínhamos planejado, e aí, quando isso acontece, fica muito difícil compensar com a volta (37"28). Isabel fechou a prova com 1'11"34.

Na classe infantil II masculino tivemos a estreia de Rafael Viana e Danillo Fernandes. Ambos poderiam ter se saído um tanto melhor.

Rafael Viana
Rafael foi o primeiro a nadar passando com 29"43 e voltou com 32"98 fechando a prova em 1"02"41, baixando sua marca pessoal em 8 centésimos. Porém, durante a prova, o atleta não realizou a tática planejada, errando principalmente seu ciclo respiratório, além de ter passado um pouco acima do que tinha sido proposto.

Danillo Fernandes
Danillo Fernandes caiu na água na sequência e fazia uma prova dentro do padrão e do esperado até os 50m iniciais. Planejamos a parcial de 28"00 com respiração 4x1 e ele fez 28"09 seguindo o padrão de respiração, porém a segunda metade da prova foi uma verdadeira agonia e Danillo sentiu muito na volta, encurtando muito as braçadas além de realizar respiração 2x1 durante toda a volta. Com tudo isso o rendimento caiu drasticamente e a sua segunda parcial foi 34"47 fechando a prova em 1'02"56 bem a quem dos seus 1'00"29. 

José William
Fechando o dia, tivemos o José William "mangabeira" nadando o 200m medley. Infelizmente a etapa de hoje foi muito extensa (16 séries de 400m livre) e os 200m medley só foi acorrer por volta de 13:30, todos nós estávamos entediados e imagina os nadadores que estavam aguardando com fome. Mangabeira aliviou demais a primeira parcial dos 50m borboleta (31"37) que fez exatemente a diferença de 2 segundos a mais no seu tempo de balizamento, já que o atleta costuma passar com 29". As outras parciais foram 43"32 + 48"24 + 32"76 fechando a prova em 2'35"69 piorando seu tempo em aproximadamente 2 segundos.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Brasileiro Infantil 2° dia - Náutico na final

Hoje tivemos as primeiras participações dos nossos atletas no Brasileiro Infantil. Caélison Barbosa e José William "mangabeira", ambos em seu primeiro brasileiro, nadaram a prova dos 100m borboleta nas suas respectivas categorias.
Caélison Barbosa

Caélison foi o primeiro a nadar, passou muito bem e forte com 31"93, porém na volta deu uma quebrada no ritmo, muito provavelmente por ter passado muito forte na ida. Fechou a volta em 38"43 fechando a prova em 1'10"36 ficando em 2° reserva para a final (10º lugar).

José William "mangabeira"
José William nadou na sequência e fez uma ótima prova mesmo não tendo realizado uma saída tão rápida, fez uma prova de recuperação fantástica fechando a série em segundo lugar e com 7° tempo, se classificando pra final. Mangabeira fez parciais de 30"03 e 32"85, fechando a prova em 1'02"88. Agora é focar na final, tentar passar mais forte, pois a volta dele foi a terceira melhor da prova e encaixar a saída. 

FINAL

Na final, José William arriscou, já que não tinha o que perder, e passou muito forte com 28"82 (melhor que sua própria marca pessoal dos 50m borboleta) e acabou sentindo muito na volta com parcial de 34"59 fechando a prova para 1'03"41.  A segunda parcial que tinha sido o seu diferencial na eliminatória, acabou sendo seu ponto fraco na final. No fim, tudo vira experiência. Com o tempo, terminou em 8° e marcou 1 ponto pro Náutico. 

terça-feira, 25 de junho de 2013

Infantis Rumo a São Paulo amanhã

Começa amanhã na piscina do Corinthians na cidade de São Paulo o Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno, Trofeu Ruben Dinard. O Náutico estará bem representado por 5 atletas (poderiam ser 7): José William "Mangabeira" (100m B, 200m B e 200m M), Danillo Fernandes (50m L e 100m L), Rafael Viana (50m L e 100m L), Caélison Barbosa (100m B) e Isabel Firmeza (50m L e 100m L).

Existem chances de nossos atletas irem a finais, porém o foco maior é a superação de suas marcas pessoais e adquirir experiência em alto nível. Essa geração de infantis (principalmente no gênero masculino) é muito talentosa e ainda vai nos trazer muitas alegrias.

Para acompanhar tudo sobre o evento e provavelmente transmissão ao vivo clique AQUI!

domingo, 9 de junho de 2013

Brasileiro Juvenil - último dia

Neste último dia de evento, o Náutico encerrou sua participação na competição com a participação de Kauê Moiano nos 100m peito. Kauê melhorou sua marca pessoal e fez 1'14"00 com parciais de 34"25 e voltando 39"75. 

O Corinthians foi o grande campeão do evento e o Ceará conquistou uma medalha com a atleta Júlia Nilton do Circulo Militar de Fortaleza na prova dos 50m livre juvenil II cuja atleta conquistou o vice-campeonato com o tempo de 26"99.

Agora o foco é o brasileiro infantil no fim deste mês em São Paulo que estaremos representados por 6 atletas e fechando o semestre com o Estadual Absoluto de Curta.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Brasileiro Juvenil - 3 ° dia

Hoje pela manhã, nosso único representante que competiu foi Washington Nogueira na prova dos 200m medley. Infelizmente Washington não conseguiu dar continuidade a sequência de melhora que vinha tendo nesta prova nas últimas 3 competições que tinha participado. Não sabemos ainda os motivos e as sensações do atleta, mas de fato não fez um tempo bom e ficou 2 segundos acima da melhor marca com o tempo de 2'26"71. 

Amanhã teremos Kauê Moiano encerrando a nossa participação na prova dos 100m peito, vamos ficar na torcida! 

Para ver tanto a transmissão do evento como os resultados acesse: http://www.cbdaweb.org.br/cbda/natacao/evento/16/2013/trofeu-arthur-sampaio-carepa/relatorios .

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Primeiros resultados - Brasileiro Juvenil

Washington Nogueira e Kauê Moiano estrearam hoje no brasileiro juvenil de inverno em Belém-PA.

Washington não nadou tão bem a prova dos 200m livres e piorou seu tempo. Ainda não tive contato com ele, mas aparentemente, cometeu um erro de estratégia, pois passou com 1'05"88 e voltou com 1'05"66 e fechou a prova com 2'11"54. Um atleta quando está mal, dificilmente fará uma volta negativa e prova de 200m metros. Acreditamos que nos 200m medley será bem diferente.

Kauê Moiano nadou os 100m borboleta e melhorou sua marca em meio segundo. Kauê Moiano passou forte com 28"98 e voltou com 36"12 fechando a prova com 1'05"10. Com certeza poderia ter sido melhor, pois a segunda parcial foi muito distante da primeira, mas toda melhora deve ser comemorada! 

Outro destaque do Ceará, foi o Atleta Neirton Oliveira que fez o 3° tempo dos 100m borboleta juvenil II com 58"42. 

Vamos torcer pras outras provas, pois são as melhores provas de nossos atletas.

Resultados Aqui!