segunda-feira, 25 de março de 2013

Troféu Hedla Lopes - Acima da média

Nesse último fim de semana aconteceu no parque aquático do Náutico o Troféu Hedla Lopes, evento que tem como objetivo montar a seleção cearense que disputará o Norte-nordeste Interfederativo que será também realizado em Fortaleza!

A menção "ACIMA DA MÉDIA" feita no título da postagem é pelo fato de quase todos os atletas terem melhorado suas marcas numa época de treinamentos altamente pesados! Pra dizer que não polimos, fizemos dois dias de treino leve para literalmente aliviar o cansaço de nossos atletas, já que queríamos que a maioria se classificasse pro Troféu Milton Medeiros! Parecia até que essa competição era uma competição alvo de final de macrociclo, mas não era. O feito foi excepcional, porém da mais responsabilidade ainda, pois ficamos com um gostinho de que quando estiverem realmente 100%, nossos atletas melhorarão ainda mais seus tempos!

Se formos citar nomes, vamos citar quase todos os nossos atletas como destaque, porém não podemos de falar o quanto é promissora essa nossa geração de infantis! Foram muitas dobradinhas e tripadinhas no pódio e a seleção cearense corre um grande risco de ser toda do náutico no gênero masculino. Muitos atletas estão bem ranqueados no ranking nacional e são favoritos a medalha no Nordeste e Norte-nordeste.

Podemos antecipar que os atletas abaixo já carimbaram passaporte na seleção cearense:

José William
Daniel Maia 
Danilo Fernandes
Rafael Viana
Suzanne Ramos
Kaue Moiano
Washington 
Yara Zeli
Flávio Delamonica
Raul Stopelli
Marina Santos***

E ainda temos mais alguns que correm por fora!

Acreditamos que nossa mudança em 2013 de conduta no treinamento, com implantação de mais valores de alto rendimento, mudança na postura disciplinar e no pensamento do que é ser atleta, começaram a surtir efeito. Muitos de nossos atletas achavam que eram atletas e hoje passam a sentir o sabor do que é realmente ser um atleta, acreditamos que isso faz total diferença na competição! E olha que nem implantamos ainda o trabalho físico fora d'água!

Para ver os resultados clique AQUI!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Torneio de Abertura 2013


Inciamos as competições do calendário FCDA 2013 com o Torneio de Abertura 2013, Troféu Manuel de Paula Pinheiro, realizado neste último fim de semana (22 e 23 de fevereiro) no parque aquático do BNB Clube.



Como ainda estamos em fevereiro, muitos de nossos atletas ainda não se filiaram a federação e competimos com menos da metade de nossos atletas. Mesmo assim, tivemos boas performances para um evento que serviu como um grande treinamento e não é foco principal do nosso trabalho!





Destacamos os nossos atletas infantis I e II, que na maioria das provas conseguiram baixar suas marcas e a atleta Suzanne Ramos, que baixou quase todos os tempos.  



Para ver os resultados clique AQUI!

sábado, 12 de janeiro de 2013

Retorno dos treinos


CRONOGRAMA DE RETORNO DOS TREINOS

Semana 1 (21 a 26 de janeiro)
- Treinamento todo no aterro com foco no condicionamento geral (equipe as 16h e das 18h)!
Horário: sempre as 15:30
Obs.: Quem não puder, faremos o treino das 18h no NAC normalmente! 

Semana 2 (28 de janeiro a 2 de fevereiro)
-Treinamento alternado (um dia no NAC e um dia no aterro)
Horário: aterro as 15:30 e NAC as 16h
Obs1: Quem não puder, faremos o treino das 18h no NAC normalmente!
Obs2: no dia 28 todos os atletas deverão estar com todo o material de treino (Pé de pato, prancha, Pulbóia, palmar e do infantil II em diante paraquedas P)

Semana 3 em diante (4 de fevereiro...)
-Treinamento normal somente no NAC
Horário: terça e quarta as 15:30, outros dias as 16h e sábado as 8h
equipe das 18h normal todos os dias
Obs.: Equipe especial fará de 2 a 3 dias de trabalho físico fora d'água

Não deixem pra última hora para adquirirem seus materiais de treino! Não existirão exceções e não abriremos mão de nada, ninguém vai ter privilégios e ESTOU CIENTE QUE AVISEI TODOS MUITAS VEZES, NÃO TERÃO DESCULPAS! Se queremos ser grandes devemos agir como grandes!

Que 2013 seja um ano excelente pra nossa equipe!

domingo, 9 de dezembro de 2012

Aberto - 3° dia

Neste sábado tivemos as duas últimas etapas do Campeonato Cearense Absoluto de Natação. O Náutico tinha que tentar tirar a diferença de pontos para tentar ser campeão, porém não conseguiu e o BNB conquistou o Bi-campeonato do evento, o que nem de longe foi fácil, pois a diferença foi um pouco mais de 300 pontos.

Na 3° etapa, tivemos como destaque a vitória de Julia Nilton nos 100m livres (1'00"34) com novo recorde de competição e vitória nos 50m borboleta. Marina Santos venceu os 200m peito (2'59") mas não melhorou o tempo, Gabriel Amaral nadou o suficiente pra vencer os 200m peito (2'44"), Joelma Ribeiro nadou pra vencer os 200m costas (debilitada devido recente catapora) com 2'44", Washington fez uma excelente prova nos 200m costas e ficou em segundo na batida com 2'29".

Revezamento recordista absoluto (4x100m medley)
Na 4° etapa, os destaques da equipe foram Elígio Brendo que nadou muito nos 400m livres (4'30") e venceu de ponta a ponta, Julia Nilton venceu os 100m borboleta (1'10"), José William (Infantil I) fez 1'06" nos 100m borboleta, Danilo Fernandes (infantil I) fez 31" nos 50m costas, Joelma Ribeiro venceu os 50m costas com 34" baixo e por fim o revezamento 4x100m medley feminino estabeleceu novo recorde absoluto para a prova.

Mais uma vez a base do BNB fez a diferença, ou seja, aqueles nadadores que não frequentam o pódio mas que ficam nas colocações intermediárias e que no fim das contas somam muitos pontos. De qualquer forma, o Náutico teve um melhora considerável de um ano pro outro e acreditamos muito em um 2013 vitorioso. 

Em 2013 a meta é reestruturar nossa escolinha para voltar a fabricar atletas e manter o foco e treinamentos árduos com as equipes competitivas.

Premiação geral

Pontuação final

Campeão : BNB 2257 pts
Vice-campeão: NAC 1874 pts
Terceiro Colocado: Hedla Lopes 615 pts
Quarto Colocado: CMF 24 pts

Índices Técnicos

Julia Nilton (feminino) - NAC
Flávio Aires (masculino) - NAC

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Aberto - 2° dia

Hoje tivemos uma etapa não tão boa em termos de pontuação, porém fizemos algumas boas exibições. Joelma venceu os 100m costas com nadando pra 1'16" (acabou se recuperar de uma catapora), Marina Santos venceu o 50m peito com 35"90 e estabeleceu novo recorde absoluto para a prova e o revezamento 4x200m livre feminino venceu com novo recorde de competição e por apenas 9 centésimos não estabeleceu também recorde absoluto.

Infelizmente a distância aumentou a favor do BNB, mas nada ainda impossível de se reverter.

Pontuação até 2° etapa

1° BNB - 1178 pts.
2° NAC - 1010 pts. 

A diferença que era de 27 pontos passou para 160 pontos e agora é a hora de se recuperar a partir  da próxima etapa que deverá ser a melhor do Náutico.

Amanhã é ir pra cima de todo jeito!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Aberto 2012 - 1° etapa

Começou a disputa do Campeonato Cearense Absoluto de Natação, como já era de se esperar, Náutico e BNB Clube fazem um duelo a parte prova a prova. 

Tivemos como destaque hoje as vitória de Julia Nilton nos 50m livres (26"94) com novo recorde de competição, Gabriel Amaral vencendo os 100m peito com dobradinha com Kauê Moiano logo em segundo,    Marina Santos fez uma ótima prova dos 100m peito (1'19"16) com sua melhor marca pessoal ficando em segundo na prova, a vitória de Flávio Delamonica nos 50m livres (24"34) e o revezamento feminino (Marina, Julia, Yara e Mirna) que estabeleceu novo recorde absoluto para a prova dos 4x100m livres. 

No fim da 1° etapa saiu a pontuação parcial até a 8° prova (sem contar os revezamentos) e o BNB lidera com 448 pontos com o Náutico em segundo com 411 pontos, ou seja, 37 pontos de diferença. Mas com inclusão dos pontos dos revezamentos essa diferença cai 10 pontos com o Náutico 27 pontos atrás.

Pontuação 1° etapa (completa):

1° BNB - 574 pontos
2° Náutico - 547 pontos

A diferença é muito pequena já que em uma única etapa foram marcados mais de 550 pontos. Agora que foi completado 25% da competição e literalmente, muita água ainda vai rolar!

Pra cima Náutico!!!

Campeonato Cearense Absoluto - Começa Hoje!!!

Hoje, no Parque Aquático do Náutico, começará o Campeonato Estadual Absoluto de Natação. Na disputa, como há pelo menos uns 20 anos já vem acontecendo, Náutico e BNB Clube. Esse ano como não poderia ser diferente, o título ficará com uma das duas entidades, mas a disputa promete ser mais equilibrada tendo como base o Start List, porém na piscina é que tudo será decidido. Acredito que quem vencer, vencerá apertado e vamos torcer muito para que seja o Náutico.

Nesta década a disputa está assim:

2010: Náutico Campeão
2011: BNB Campeão
2012: ?????????

O BNB luta pelo bicampeonato e o Náutico vai tentar quebrar essa sequência.

No aberto deste ano duas novidades, que são a inclusão de mais uma etapa, tornando o evento menos cansativo e com 4 etapas e a outra novidade é o fato de ocorrerem mais duas competições simultâneas ao aberto, o Festival Mirim e Petiz (quinta e sexta) e o Meeting Paralímpico (sábado). Com isso nossos atletas poderão ter mais tempo pra descansar, os técnicos poderão ter mais tempo pra desempenhar suas funções e acredito que terá mais público.

A primeira batalha é hoje as 18h! Vamo Náuticoooooooo!!! 

domingo, 2 de dezembro de 2012

Olimpíadas Escolares - 3° dia

Hoje conseguimos nossa primeira final com a Julia Nilton nos 50m borboleta. Julia fez 29"28 e se classificou com o 3° tempo, porém o primeiro tempo foi feito por uma atleta da Inglaterra, por tanto, se Julia confirmar essa posição, ficará com a prata dos jogos escolares e com reais chances de ouro, pois a primeira brasileira fez 29"00.  Vale lembrar que esse tempo de Julia é novo recorde cearense absoluto para a prova.

Logo mais estaremos na torcida!

Outros destaques do Ceará de hoje foram Ítalo nos 200m livre que nadou pra 2'07"89 melhorando sua marca pessoal.

Acompanhe os resultados por esse LINK

Julia Nilton no pódio dos 50m borboleta
Final

Na final dos 50m borboleta, Julia Nilton foi perfeita e não conquistou o ouro por apenas 10 centésimos, ou seja, não deu pra ver quem venceu a olho nu. Julia cravou 28"71, novo recorde cearense absoluto da prova e conquistou a única medalha da natação cearense na competição. Pena que poderia ter sido um tanto melhor, pois Julia tinha tempo pra ter vencido também os 50m livres, mas como não nadou bem as eliminatórias (justifica-se o intenso calor da cidade) ficou de fora da final por pouco. Então fica uma lição, não podemos cometer erros em competições desse nível e principalmente em provas de velocidade, tudo vira experiência no fim. Parabéns!!!


sábado, 1 de dezembro de 2012

Olimpíadas Escolares - 2° dia

Nesse segundo dia, muito mais calor e nas mesmas condições! Assim como ontem, quase ninguém conseguiu baixar suas marcas pessoas e nossos atletas não foram diferentes.

Destaque para Dirceu que nadou bem os 50m costas com marca de 28"96 que lhe rendeu a posição de primeiro reserva. Julia Nilton ficou como 2° reserva nos 100m livre nadando para a casa de 1'00"9. Nosso revezamento 4x50m medley misto bateu na trave ao ficar em 1° reserva e terminando na 9° colocação.

Está muito, mas muito difícil nadar aqui em Cuiabá, tudo conspira contra! E nós achávamos que Fortaleza era quente!

Veja os resultados AQUI!