sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Adote um campeão!!!


2012 chegou, e com ele chega também o ano Olimpíco, cujo atletas do mundo inteiro dedicam toda uma vida para estarem no pico de suas formas físicas para participarem dos Jogos Olímpicos, maior evento do mundo em todos os sentidos.

Aqui no Ceará, nascido em Morada Nova, temos hoje um campeão Parapanamericano que também está com a chama olímpica acesa dentro de seu coração e que luta (com grandes chances) pelo sonho de participar das Paraolimpíadas de Londres 2012.

Carlos Alberto Lopes Maciel (atual campeão e recordista Parapanamericano dos 100m Peito classe SB8) vive um drama comum em nosso país, que é a falta de apoio e patrocinadores. Pois no Brasil, pra se conseguir algo tem que ser antes de tudo um herói, para conquistamos visibilidade e apoio temos que formar um campeão mundial ou medalhista olímpico sem nenhuma condição de treinamento, estrutura e apoio financeiro, mas depois de feito isso, aí sim, tudo se transforma num mar de rosas, somos bombardeados pela mídia, recebemos apoio e alavancamos a respectiva modalidade esportiva.  Esse é o caminho correto do esporte em um país que vai sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada? Acho que não! Estamos prestes a passar por um vexame cinematográfico em 2016, pois se não mudar ainda este ano, não dará tempo de fazer mais nada em 2016.

Voltando para o nosso para-atleta, que treina no Náutico e representa a ACEA, que ama o esporte, é um homem íntegro e humilde e que conquistou tudo que tem na vida pelo esporte e para o esporte, fazemos aqui esse apelo: ADOTE UM CAMPEÃO!

Para os interessados, entre em contato conosco e teremos prazer em apresentar um Projeto de Patocínio para o para-atleta em 2012. Ligue a imagem de sua empresa a valores de disciplina, saúde, superação de limites e causas sociais.

Compartilhe essa postagem no FACEBOOK!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Pré-temporada da Natação no Aterro da Praia de Iracema




Ontem, dia 25, encerramos nosso último treino da pré-temporada no aterro da Praia de Iracema, é bem verdade que na sexta ainda vamos nadar no mar, mas não teremos mais treinos físicos na areia. Foram dias muito bons e produtivos e a aceitação dos atletas foi excelente, muitos estão querendo mais, mas não podemos exgerar muito porque não podemos fugir da especificidade do nosso esporte, ou seja, piscina!!! Mas estamos estudando a proposta de fazer treinos no aterro aos sábados enquanto estamos na etapa geral, ou fazer treinos físicos uma vez no mês, estamos estudando...


Agradecemos aos amigos Vilson Borges e João Neto, sócios proprietários da Academia Ação e Movimento de treinamento funcional que fizeram um de nossos treinos no último sábado. 




Calendário Natação 2012

Natação 2012 (FCDA – CBDA)

JANEIRO
21 – Reunião FCDA

FEVEREIRO
11 – V Fórum de Abertura

MARÇO
9 a 11 – Torneio de Abertura – a definir
30, 31 e 1 – Troféu Hedla Lopes – a definir

ABRIL
20 e 21 – XVII Torneio Nordeste de Clubes Infantil a sênior de Natação – Troféu Sérgio Silva – ArMaceió-AL (50m)
20 a 22 – Festival FCDA Mirim e Petiz + Torneio Não federados INF-SEN – a definir
24 a 29 – LII Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Maria Lenk (50m) – Rio de Janeiro-RJ.

MAIO
18 e 19 – XXV Torneio Norte-nordeste Interfederativo Infantil a sênior – Copa cidade de Natal – Troféu Milton Medeiros (50m) – Natal-RN
19- II Festival Intercolegial FCDA – a definir
30 a 3 de junho – XXI Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação de Inverno – Troféu Dr. Arthur Sampaio Carepa (50m) – Recife-PE

JUNHO
13 a 17 – XXVIII Campeonato Brasileiro Infantil de Natação de Inverno – Troféu Dr. Ruben  Dinard de Araújo (50m) – Aracajú-SE
29 e 30 – XIII Copa Nordeste de Clubes Infantil a Sênior de natação – Recife-PE

JULHO
5 a 8 – XIII Campeonato Brasileiro Interfederativo Júnior I e Júnior II de Natação – XI Copa Cidade de Anápolis – Troféu Dr. Paulo Roberto de Melo (25m) – Anápolis-GO
18 a 22 – XXIX Campeonato Brasileiro Júnior de Natação de Inverno – Troféu Tancredo Neves – Brasília-DF
20 e 21 – Campeonato Absoluto Cearense de Piscina Curta – Troféu IFCE – Juazeiro-CE
27 a 12 de agosto – XXX Jogos Olímpicos – Londres-ING
AGOSTO
11 a 26 – III Jogos Aquáticos – a definir
20 a 26 – XLI Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel (25m) – São Paulo-SP
SETEMBRO
6 a 9 – Olimpíadas Escolares 12 a 14 anos (98, 99 e 00 em 25m) – Poços de Caldas-MG
14 a 16 – Festival FCDA Mirim e Petiz 2° Semestre + Torneio Não Federados INF-SEN – a definir
12 a 16 – XXV Campeonato Brasileiro Interfederativo Infanto-Juvenil de Natação – XXV Troféu Chico Piscina e XVIII Campeonato Internacional Infanto-Juvenil de Natação (50m) – Mococa-SP
20 a 22 – XXIV Torneio Norte-nordeste de Clubes Infantil ao Sênior de Natação – III Troféu Walter Figueiredo Silva (50m) – Manaus-AM
OUTUBRO
19 e 20 – Campeonato Cearense de Categorias - Náutico
18 a 27 – Olimpíadas Universitárias – JUB’s – 2012 – Foz do Iguaçu-PR
NOVEMBRO
07 a 11 – XXII Campeonato Brasileiro Sênior de Natação – Troféu Prof. Daltely Guimarães e Torneio Open de Natação (25m) – São Paulo-SP
15 a 18 – XXI Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação – Troféu Carlos Campos Sobrinho (50m) – Curitiba-PR
22 a 25 – XXXV Campeonato Brasileiro Infantil de Natação – Troféu Maurício Bekenn (50m) – Goiania-GO
25 a 28 – Olimpíadas Escolares 15 a 17 anos – Cuiabá-MT
28 a 2 de dezembro – XXXII Campeonato Brasileiro Júnior de Natação – Troféu Júlio de Lamare (50m) – Rio de Janeiro-RJ
DEZEMBRO
1 – Torneio de Encerramento Mirim e Petiz – a definir
1- IV Meeting Cearense de Natação Paralímpica – a definir
7 a 8 – Campeonato Cearense Absoluto de Natação – Náutico
9- Travessia Dragão do Mar
15 a 17 – Copa Norte-Nordeste de Natação – Troféu Reinaldo Malta – Maceió-AL

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Paraíba dando um importante passo

Saiu no globo.com uma matéria sobre o investimento de 171 mil reais aos esportes aquáticos da Paraíba. Isso nos deixou bastante alegres, pois até então, nunca tinha se visto por estas bandas tanto investimento assim nos esportes aquáticos.

Para ver na íntegra a matéria, clique AQUI!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Clínica de natação com Ricardo Ribeiro

CLÍNICA DE NATAÇÃO PROF. RICARDO RIBEIRO
Data:13 e 14 de janeiro de 2012
Local: BNB Clube
Para Atletas, Técnicos e Acadêmicos.

Conteúdo:
Planejamento de Treino da Temporada
Técnica dos Quatro Nados
Aquecimento e Desaquecimento em Competição
Tática de Prova

Horário:
Dia 13 de janeiro sexta-feira
18:00 às 21:00 - Parte Teórica
Dia 14 de janeiro sábado
08:00h às 12:00h - Parte Prática
15:00 às 18:00 - Parte Prática e entrega dos certificados do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia - CTARA

Taxa de Inscrição:
Atletas e Acadêmicos: R$50,00
Profissionais sem atletas: R$ 70,00
Profissionais: a cada 05 atletas de sua equipe comprovadamente, inscrição gratuita.
As inscrições poderam ser feitas na hora

Informações: 
Ione Borges - 9982 8936
Daniel Gois -8808 2029

Nota do Blog: Ricardo Ribeiro foi técnico do Náutico por longos anos e conquistou muitos títulos, revelou o atleta Flávio Aires, hoje auxiliar técnico do Náutico, e venceu todos os estaduais absolutos em que esteve a frente do NAC, obteve também ótimos resultados em eventos regionais e nacionais. A clínica é uma boa pedida para atletas e técnicos.

2012 chegou!

Depois de um mês de férias, as atividades da natação do Náuticio estão retornando! Nesta sexta as 16 horas convoco todos os atletas do Infantil ao Sênior a se fazerem presentes numa reunião junto a comissão técnica (Jefferson Lima e Flávio Aires). Abordaremos metas, objetivos, normas e regras, disciplina e mudanças para 2012. Aguardamos todos!!!

Já os treinamentos voltam na próxima segunda feira, dia de 16, em sua normalidade. Os treinamentos da equipe petiz voltam no dia 30 de janeiro e os treinamentos da equipe mirim retornam no dia 1 de fevereiro.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Significado de Atleta. Por Jefferson Lima


Significado de Atleta

Bom, estou aqui para falar de um tema que muitos são conhecedores e que alguns acham que entendem, mas que precisam saber realmente o significado dessa palavra que é tão forte que tem tantos sinônimos, e que faz muita gente dedicar uma vida inteira. Resolvi então recorrer ao “pai dos burros”, o dicionário, para então tentar descrever o real significado dessa importante palavra. Segundo dicionário, Atleta é: 1. Pessoa robusta e destra nas lutas, na Antiguidade clássica = LUTADOR; 2. Praticante de desporto, DESPORTISTA; 3. Praticante de qualquer disciplina do atletismo; e 4. Pessoa robusta ou muito valente.

Mas surge a dúvida, será que se resume só a isso? No dicionário é nítida uma tendência para a masculinidade e virilidade do sujeito homem, do corpo masculino dos soldados e atletas precedentes das olimpíadas da era moderna. Não!!! Considero que os significados acima não definam completamente a palavra atleta, mas sim a complementam! Atleta é aquele que pratica e treina algum desporto com objetivo de performance, ou seja, o alto rendimento, a busca pela superação dos seus próprios limites. E sim, talvez seu corpo se torne robusto, forte e com definição!

Porque falo isso? Pois se estamos em um grupo que busca por superação de limites e o alto rendimento, o assunto veio muito a calhar! Também me achei no direito de falar, pois estou à frente desse grupo e já venho vivenciando o esporte há mais tempo que a maioria dos que aqui estão, embora nunca tenha sido um atleta de sucesso, me comportei como tal durante a maior parte de minha vida!

Logo, tentem entender que o atleta é diferente, ele jamais será igual a uma pessoa comum. Não queiram nunca se comparar a qualquer pessoa, pois funcionamos completamente diferente, seja nas tarefas do dia a dia, ou seja no funcionamento fisiológico do nosso corpo, que muda completamente e foge dos padrões devido a sobrecarga de treino gerada todos os dias. Sim, infelizmente sim, atleta não é sinônimo de saúde, mas é sinônimo de abstinência, dedicação, disciplina, compromisso, respeito, humildade, coragem, ousadia, glórias e porque não, derrotas, desilusões e frustrações. Afinal, pra se chegar na vitória é preciso sofrer várias derrotas, pra se chegar no acerto é necessário cometer vários erros. 

A busca pela perfeição é o nosso lema e para isso, deixamos de fazer muitas coisas que uma pessoa “normal” faz sem remorso. Quem aqui nunca negou um convite de balada por que tinha um treino ou competição na manhã seguinte? Quem aqui deixou de brincar na rua porque tinha que fazer as tarefas escolares rapidamente para não se atrasar para o treino? Para os mais velhos, quantas cervejas foram negadas para não prejudicar o ciclo de treinamento? Quantas segundas chamadas tiveram que fazer no colégio devido a competições? Quantos dias se passaram rapidamente para dar conta de todas as obrigações de uma pessoa “normal” e mais as de um atleta? Quem, depois de um dia intenso de obrigações ainda não conseguiu dormir por causa de um treino intenso? Muitos aqui já passaram por pelo menos uma dessas situações, ou por todas elas!

Para um leigo ou pessoa “normal”, isso deve ser sinônimo de masoquismo! Pra que tanto sacrifício? Em troca de que? Deus, perdoai-vos, pois eles não sabem o que falam! O atleta sofre sim, não vou ser hipócrita e dizer que é um mar de rosas, porém, só uma atleta poderá sentir o amargo sabor de uma derrota e o saboroso sabor de uma vitória, só o atleta saberá explicar, ou talvez não, o êxtase de ter superado seus limites, só o atleta entenderá o quão é importante todas aquelas horas, dias, meses e anos dedicados naquele objetivo e no fim conquistá-lo, isso verdadeiramente não tem preço.   

Deixo um conselho para aqueles que ainda não entenderam o significado da palavra atleta, ainda dá tempo! Mas se você faz parte de uma equipe de atletas e não consegue vislumbrar a essência da coisa toda, você sempre fracassará e seus objetivos serão sempre distantes, e vai ser comum justificar seu fracasso a terceiros, mas tenha em mente que isso aqui descrito é a realidade, que é muito dura sim, mas é muito recompensadora. Serão horas, dias e meses de sofrimento e dedicação, para desfrutar de segundos ou minutos de glórias que se eternizarão. 

Por fim, digo que considero a nomenclatura atleta de alto rendimento errônea, pois se é atleta, está implícito que é de alto rendimento, o termo se torna redundante. Não existe atleta de fim de semana, atleta de férias ou atleta por hobby, atleta é atleta e só pode ser de alto rendimento. Todos os campeões tem esse significado em suas mentes e sabem, ou melhor, acreditam fielmente que todo sacrifício será recompensado. Talvez minhas palavras sejam esquecidas ou menosprezadas, pois afinal, não é uma personalidade do esporte que assina o texto, mas para aquele que tiver humildade de parar e refletir, terei atingido meu objetivo principal.

Jefferson de Sousa Lima
22 de dezembro de 2011

Restrospectiva 2011


sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Open de Natação

Nossos atletas Lucas Lima e Victor Brasil estão no Rio de Janeiro disputando o Open de Natação, 3° evento de natação mais importante do país, porém por sempre ser o último evento do ano, é sempre muito forte!

Ambos os atletas irão nadar as mesmas provas (50m e 100m peito). Ontem nadaram os 50m peito, Lucas Lima, cofirmando a boa fase, baixou um pouco mais a sua marca ao cravar 30"38 (terminou em 28° lugar) e Victor Brasil conseguiu nadar na casa dos 29"94, porém Victor já tem 29"63, acabou em 17° lugar! 

Vamos aguardar ainda a performances deles no 100m peito e torcer para ambos baixarem suas marcas pessoais!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Estatísticas do Aberto!

Em que acaba uma competição alvo que a equipe de natação do Náutico participa, sempre fazemos uma série de estatísticas para avaliar nosso trabalho e saber onde erramos para melhorar no futuro! 

Nessas estáticas definimos um perfil da equipe e um perfil dos atletas, além de um quadro de medalhas só como curiosidade!

A metodologia é simples: 

1- Pegamos os tempos de nossos atletas no resultado e confrontamos com o balizamento, pois é uma ótima referência, pois nele está contido o melhor tempo da última temporada;

2- Calculamos o número de caídas válidas, ou seja, aquelas em que os atletas tinham tempo prévio no balizamento. Não consideramos para estatísticas provas com atletas sem tempo (ex. 99'99"99);

3- Só consideramos na estatística os atletas que de fato treinam com equipe, pois só em cima dos que treinam podemos avaliar nosso trabalho;

4- No excel fazemos uma planilha onde os tempos se encaixam em MELHOROU (qualquer melhora), MANTEVE (até 20 centésimos acima do tempo do balizamento) e PIOROU (acima de 20 centésimos do tempo do balizamento);

5- Tanto os atletas da equipe especial quanto da equipe de transição estão inseridos nas estatísticas;

6- A partir daí montamos os gráfios em números e em percentual.

Segue abaixo as estatísticas:

PERFIL GERAL DA EQUIPE

Total de caídas válidas: 110
Total de melhoras de tempo: 73
Total de manutenções de tempo: 5
Total de pioras de tempo: 32

Gráfico dos percentuais de melhora, manutenção e piora da equipe
% de MELHORA: 66,36%
% de MANUTENÇÃO: 4,55%
% de PIORA: 29,09% 

Comentário: Podemos observar qe o resultado foi bastante satisfatório pois o índice de melhora é mais do que o dobro do de pioras, mesmo a nossa equipe tendo atingido indices superiores a esse em competições anteriores.

PERFIL DOS ATLETAS

Total de atletas treinando de fato: 34
Total de atletas que melhoraram em todas as provas: 14
Total de atletas que melhoram em 3 provas: 4
Total de atletas que melhoraram em 2 provas: 4
Total de atletas que melhoraram em apenas 1 prova: 6
Total de atletas que não melhoraram: 5
Gráfico do perfil dos atletas 


% de atletas que melhoraram tudo: 41,18%
% de atletas que melhoram 3 provas:11,76%
% de atletas que melhoraram 2 provas:11,76%
% de atletas que melhoraram 1 prova:17,65%
% de atletas sem melhora: 14,71%

Comentário: Observamos que quase 50% da equipe baixou todos os tempos o que é muito bom. Se somarmos os percentais de todos que melhoraram teremos 82,35%. Ou seja, 82% dos atletas melhoraram em pelo menos uma prova, o que também é um valor considerável. Cruzando esse gráfico com o de cima, percebemos que a índice de piora se concetrou muito em cima dos mesmo atletas, que por algum motivo não se deram bem com o treinamento, não treinaram como deveriam, faltaram banstante, falhamos enquanto técnico, entre outros fatores. 


QUADRO DE MEDALHAS


  ouro prata bronze total
NAC 18 15 15 48
BNB 16 14 21 51
Hedla 4 8 2 14
CMF - 1 - 1
Ideal - - - 0  

Comentários: Colocamos o quadro de medlahas só a título de curiosidade. O BNB vence no total de medalhas, porém quando se trata de qudro medalhas todos sabemos que o que importa é número de ouros, já a prata e o bronze só para critérios de desempate! O Náutico vence no número de Ouros e Pratas! Isso mostra que mesmo perdendo, ainda temos uma mínima vantagem na qualidade.

Com esses gráficos e estatísticas, podemos afirmar que estamos no caminho certo, mais muito pode e deve se molhorar! Que venha 2012!!!