segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

2014 começa hoje!

As atividades aquáticos do Náutico retornam hoje em sua normalidade! Que esse ano seja ainda melhor que  o que passou! Vamos lá, vamos treinar, vamos trabalhar!!! No pain no gain!!!


Atletas, sejam bem vindos de volta!

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Campeonato Cearense Absoluto - Resumo

Raul Stoppelli, maior destaque individual do Náutico e da competição
1° etapa

Na última quinta (12/12), no parque aquático do Náutico Atlético Cearense, começou o Campeonato Estadual Absoluto de Natação. Nós começamos com o pé direito e abrimos uma vantagem de 47 pontos para a equipe do BNB Clube e lideramos a competição até o momento!

O maior destaque da primeira etapa, sem dúvidas, foi o atleta Raul Stoppelli que venceu as provas dos 50m livre, nadando pela primeira vez na casa dos 24"98, nos 200m borboleta surpreendeu e venceu com 2'18"19, no fim ainda foi ouro no revezamento 4x100m livre. Danillo Fernandes foi outro que nadou muito bem na casa dos 57" no revezamento 4x100m livre. Elígio Brendo também foi muito feliz na prova dos 200m medley com 2'23"77 melhorando muito sua marca anterior e terminando na segunda colocação. Rhylldson e Rafael Viana melhoram muito suas marcas pessoais no 200m medley com 2'33"47 e 2'33"20 respectivamente. Nos 100m peito, o atleta Victor Brasil fez uma excelente marca nadando na casa de 1'08"63 vencendo a prova e muitos outros atletas nadaram bem também essa prova. Além disso, tivemos muitos atletas em início de carreira que melhoram, a grande maioria da equipe de transição, como são muitos, não vou citar nomes pra não ser injusto com ninguém.

No feminino tivemos ótimas performances. Yara Zeli baixou seu tempo no 50m livre com 29"80, Isabel Firmeza pulverizou seu tempo anterior dos 50m livre e conquistou sua primeira medalha individual em estadual absoluto nadando com 29"57, Suzanne baixou novamente seu tempo no 200m medley com 2'53"26, Marina Santos, apesar de ter piorado seu tempo no 100m peito, com 1'20"07, e ter ficado em segundo (a expectativa era vencer e quebrar o recorde), foi ouro nos 200m borboleta com 3'00"67.

Enfim, tivemos ótimas performances como era esperado! O ponto negativo foi o fato de termos perdido algumas provas com ausência do nadador.

2° etapa


Marina Santos, atleta mais eficiente (pontos) da competição
A segunda etapa começou com uma espetacular disputa entre Marina Santos (NAC) e Victória Parente (Hedla) na prova dos 200m livre. Ambas nadaram pra 2'12" porém Victória dominou a prova toda e no fim numa recuperação incrível, Marina Santos perdeu apenas na batida e fez a marca de 2'12"94 melhorando sua marca em quase 3 segundos. Victória quebrou um dos recordes absolutos mais antigos da natação do Ceará que era da ex-atleta do Náutico Fabiana C. Oliveira. Nos 200m livre masculino foi outra prova muito boa! Raul Stoppelli venceu com uma marca muito expressiva de 2'03"48 melhorando seu tempo em 1s e em segundo ficou Elígio Brendo, com a marca de 2'05"57, baixando também seu melhor tempo. Nos 400m medley, Suzanne Ramos melhorou muito sua com 6'07"87 e ficou com prata, na versão masculina José William "mangabeira" fez uma ótima prova mas não foi suficiente para bater o experiente Felipe de Freitas (BNB), mangabeira ficou em segundo com 5'17"69. Nos 100m costas, Joelma Ribeiro, mesmo parada (sem treinar) controlou bem a prova e venceu com 1'18"28. No masculino Danillo Fernandes foi o maior destaque com 1'06"08 terminando na segunda colocação, por muito pouco não venceu o experiente Thiago Leite (BNB). Nos 50m peito, Marina Santos venceu a prova, deu a volta por cima e ainda estabeleceu nova marca para a competição ao cravar 35"74. No masculino Victor Brasil venceu a prova com 30"45 e Kauê Moiano foi 3° lugar com 32"58 melhorando seu tempo em quase 1 segundo. Encerrando a etapa ainda tivemos o revezamento 4x200m livre masculino levando o ouro.

Ao fim da segunda etapa o BNB conseguiu tirar a diferença de pontos e ainda abriu 8 pontos de vantagem!

3° etapa


Victor Brasil e Kauê Moiano em ação na prova dos 200m peito
A etapa começou com a prova dos 100m livre feminino, as atletas Isabel Firmeza e Yara Zeli foram os maiores destaques do clube, melhorando suas marcas respectivamente com 1'08"04 e 1'08"09. Na 100m livre masculino, Raul Stoppelli venceu com 54"76 melhorando em 1 segundo seu melhor tempo e Elígio Brendo ficou com o bronze com o tempo de 56"33 melhorando sua melhor marca. Na mesma prova podemos destacar ainda as performances de Danillo Mota e Daniel Maia, ambos da nossa promissora geração de atletas infantis que já fazem frente aos mais velhos no aberto. Nos 200m peito feminino, Marina Santos, mesmo piorando seu tempo, venceu sem maiores a dificuldade com 2'56"36. Nos 200m peito masculino tivemos uma dobradinha com com Victor Brasil em primeiro e Kauê Moiano em segundo com os tempos respectivamente de 2'36"45 e 2'47"54. Nos 200m costas mais uma dobradinha no feminino com Joelma vencendo com 2'51"68 e Suzanne Ramos em segundo com 2'54"02. No 200m costas masculino tivemos uma tripadinha com Washington Nogueira vencendo com 2'28"21 (melhor marca pessoal), Rhylldson Medeiros em segundo com 2'29"44 (melhor marca pessoal e quase 10s de melhora) e Danillo Mota com 2'31"02 na primeira vez que nadou a prova. Nos 1500m livre, tivemos Elígio Brendo ficando com a prata com 18'33"36, melhorando em quase 1 minuto seu melhor tempo. Nos 50m borboleta masculino Kauê Moiano foi o maior destaque com 27"61. Fechando a etapa, o nosso revezamento misto conquistou a prata e o bronze.

Até as 26° prova (200m costas), acreditem, tínhamos revertido a diferença de pontos e liderávamos com 80 pontos de frente, porém nas últimas provas da etapa, o BNB conseguiu virar de novo e abriu 56 pontos de margem. Acredite também, essa foi a dinâmica do Aberto 2013!

4° etapa

Na última etapa entramos com a obrigação de virar o jogo. 56 pontos podem parecer muito, mas numa competição em que atingimos cerca de 2000 pontos, não é lá muita coisa e fomos atrás do prejuízo. Nos 400m livre, Elígio Brendo venceu de forma experiente, controlando a prova o tempo todo e fechando com um sprint final sem chances para os adversários com o tempo de 4'31"71. Nos 100m borboleta feminino, Isabel Firmeza foi o nosso maior destaque com a prata e o tempo de 1'22"31. No 100m borboleta masculino, Raul Stoppelli não conseguiu bater o favoritismo de Neirton de Oliveira (CMF) e ficou com  o  segundo lugar com 1'00"35 (a expectativa era nadar para 59"), sua melhor marca pessoal.  José William, mesmo piorando (expectativa era fazer 1'00"), foi 4° lugar com 1'02"41. Nos 50m costas masculino, Danillo Fernandes, atleta infantil, ficou em segundo lugar com o tempo de 30"82 e Rafael Vasconcelos foi bronze com 30"97. Fechando a competição nossos revezamentos foram muito bem nas provas de 4x100m medley. No feminino foram um ouro e um bronze e no masculino uma dobradinha de ouro e prata.

No fim da etapa o BNB ainda conseguiu aumentar pouca coisa na diferença de pontos e venceu com uma vantagem de 63 pontos que representa, em percentual, uma diferença de apenas 3%. Isso só mostra que o "Aberto" desse ano foi um dos mais disputados nos últimos 10 anos.

Parabenizamos o BNB por mais um título e pelo trabalho desempenhado pelo clube e comissão técnica! Graças a essa eterna disputa entre Náutico e BNB é que a natação do Ceará se mantem viva. Nós fizemos o possível e o impossível para vencer, e pagamos o preço de não ter uma escolinha tão efetiva quanto o nosso rival, ou seja, precisamos compensar nossa base de outra forma durante o evento e muitas vezes não conseguimos suprir nossas necessidades com sucesso. Nosso foco novamente será o de melhorar essa base.

Pontuação Final

1° lugar: BNB com 2061 pontos
2° lugar: Náutico com 1998 pontos
3° lugar: Hedla Lopes com 565 pontos
4° lugar: Círculo Militar com 86 pontos
5° lugar: Ideal Clube com 36 pontos
Pódio final do aberto

Destaques individuais


Victor Brasil, atleta índice técnico da competição, Jefferson Lima e Mariano Pessoa, diretor de natação do Náutico
ÍNDICE TÉCNICO MASCULINO: Victor Machado Brasil (NAC)
ÍNDICE TÉCNICO FEMININO: Victória Parente (Hedla Lopes)

Destaques individuais do Náutico

Raul Stopelli: Melhorou todos os tempos (5 provas) e venceu 4 provas e foi prata em uma.
Victor Brasil: 3 ouros e melhor índice técnico masculino
Elígio Brendo: Melhorou todos os tempos e conquistou 1 ouro, 3 pratas e 1 bronze.
Danillo Fernandes: Melhorou 4 provas e conquistou 2 pratas e 1 bronze
José William: 2 pratas
Rhylldson: Melhorou todos os tempos e conquistou uma prata
Bruno Bandeira: Melhorou todos os tempos
Isabel Firmeza: Melhorou todos os tempos e conquistou uma prata e um bronze
Bruno Peixoto: Melhorou todos os tempos
Elohim: Melhorou todos os tempos
Hebert: Melhorou todos os tempos
Marina Santos: Melhorou uma marca pessoal, bateu um recorde de campeonato e conquistou 3 ouros e 2 pratas.
Joelma Ribeiro: venceu os 100m e 200m costas e foi bronze nos 50m costas.

Quadro de Medalhas

No quadro de medalhas, que mede mais precisamente a qualidade das equipes, ou seja, qual equipe frequenta mais o pódio, o Náutico foi bem superior aos outros, provando que temos mais qualidade e traduzindo o sentimento de felicidade ao vermos nossos atletas em disputa. Tivemos o dobro de medalhas de ouro do segundo (quesito quadro de medalhas) colocado. Perdermos o evento porque as posições intermediárias foram dominadas pelo BNB. Vencemos nesse quesito (quadro de medalhas) tanto em número total de medalhas quanto em número de medalhas de ouro.

ouro prata bronze total
NAC 18 19 15 52
BNB 9 13 18 40
Hedla 9 6 5 20
CMF 3 1 0 4
Ideal 0 0 0 0

Estatísticas do aberto (Náutico)

Abaixo algumas estatística de nossa participação na competição mais importante do ano no estado do Ceará. Sempre a fazemos para avaliar nosso trabalho, identificar êxitos e falhas. Felizmente, ano a ano, identificamos que não conseguimos levar o título muito mais por mérito do adversário do que por falha nossa.

Levando em consideração os tempos do balizamento (melhor marca pessoal do atleta dos últimos 365 dias, 12 meses ou 1 ano), fazemos um estatística de percentual de melhora da equipe, percentual de piora e percentual de manutenção de tempos. Somamos todas as caídas na água de nossa equipe referente aos atletas que treinam de fato (exclusos atletas que nadam para ajudar sem treinar) e excluímos da estatística caídas de revezamento e caídas onde o atleta não tinham tempo prévio (o famoso 99'99"99) no balizamento, ou seja, nunca nadou ou não nadou nos últimos 365 dias.

Então temos:

total de quedas % melhoras % manutenção % pioras
122 70,49 5,74 23,77

Assim sendo, tivemos 70% de êxito em nossas caídas na água e 23% de pioras. Somando 70% de melhora com 5% de manutenção, temos 75% de não piora de todas as participações de nossos atletas na competição que é um dado bem significativo em favor do nossos atletas e do nosso trabalho a frente da equipe.

Quando analisamos não a equipe e sim os atletas, observamos que dos 34 atletas que treinam de fato, 11 destes melhoraram todas as suas marcas nessa competição, isso representa 32,35% do total que é outro dado bastante significativo, pois sabemos que cada atleta poderia nadar até 5 provas individuais.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Singela Homenagem a Pedro Nicolas

É com profundo pesar, que o clube Náutico Atlético Cearense, seu corpo técnico e atletas dos esportes aquáticos publica a NOTA DE FALECIMENTO do atleta Pedro Nicolas Sena da Silva de 13 anos, natural de Manaus-AM.

Pedro e seu treinador
Pedro estava em Vitória-ES para nadar o brasileiro infantil de natação, quando em frente ao clube, foi atropelado por um carro em alta velocidade. Pedro não resistiu e faleceu hoje.

Desejamos força e prestamos nossa condolência para família, técnico e amigos desse jovem que, tinha pela frente, uma brilhante trajetória na natação competitiva. É uma perda irreparável! O Náutico está de luto!


terça-feira, 29 de outubro de 2013

Kako Caminha, Náutico brilhou no evento!


ATLETAS CEARENSES MIRIM-PETIZ CONQUISTAM 15 MEDALHAS NO NO/NE DE CLUBES!

Aconteceu neste final de semana, em Aracaju-SE, mais uma edição do Troféu Kako Caminha, torneio Norte-Nordeste de natação Mirim-Petiz. O Ceará esteve representado na competição pelas equipes do BNB Clube, Náutico, Academia Hedla Lopes e Circulo Militar.

15 medalhas foram conquistadas ao todo por nossos pequenos atletas. O Clube do Náutico ficou a frente do Quadro de Medalhas com 3 de ouro, 1 prata e 2 bronzes, (6 no total), seguido do BNB Clube com 1 ouro, 6 pratas e 1 bronze (8 no total) e completando o quadro de medalhas cearense veio a Academia Hedla Lopes com 1 medalha de Prata.
Paulo Miguel e seu técnico Marcelão em Aracajú-SE 

Paulo Miguel, atleta do Náutico, foi o grande destaque individual cearense da competição. A ferinha nadou os 50 livres para 28,96s, os 100 livres para 1.05,81s, os 50 borboleta para 31,58s e os 100 borboleta para 1.13,01s ficando com o ouro das provas de Borboleta e da prova de 50 livres, e com a prata da prova de 100 livres.

Entre as meninas que formaram o "time cearense" em Aracaju, Julia Araujo, atleta Petiz I do Náutico, foi o grande destaque do grupo. Julinha nadou os 100 livres para 1.16,24s e os 50 borboleta para 36,62s ficando com a medalha de bronze das duas provas para encher de orgulho seu técnico e seus pais.

Fonte: Pais, atletas e técnicos da natação do Ceará (grupo facebook)

Atletas do Náutico são destaque no JUB's 2013

Aconteceu nesse último fim de semana na cidade Goiania-GO as Olimpíadas Universitárias 2013, o famoso JUB's. O Náutico contou com a participação dos atletas Elígio Brendo Teleciro, Victor Brasil, Rafael Araújo e Marina Santos.

Os maiores destaques do Náutico e do Ceará na competição foram Victor Brasil e Marina Santos.

Foto ilustrativa
Victor conseguiu pegar 2 finais, todas elas nas provas de peito. Victor fez 1'10"69 nos 100m peito, 29"97 na eliminatória e 30"18 na final dos 50m peito terminando na 6° colocação e nos 200m peito fez a marca de 2'41"30 nas eliminatórias e 2'45"88 na final terminando em 7° lugar. Acredito que ele tenha gostado muito de sua performance nos 50m peito já que conseguiu nadar abaixo dos 30" segundos novamente.

Foto Ilustrativa
Marina Santos teria pego 3 finais, porém não sei o motivo de não ter acontecido final nos 100m peito. Marina fez 1'19"35 nos 100m peito terminando na 8° colocação e piorando 2 décimos sua melhor marca. Nos 50m peito, Marina teve uma performance muito boa e baixou seu tempo em quase 1 segundo ao cravar 35"01 nas eliminatórias (novo recorde estadual absoluto), mas na final piorou um pouco com 35"10 e terminou em 7° lugar. Nos 200m peito Marina Santos baixou cerca de 4 segundos ao cravar 2'53"88 na final dos 200m peito terminando na sétima colocação. O seu tempo nos 50m peito foi tão expressivo que lhe deixa na 8° colocação do Raking Nacional Júnior II e lhe qualifica a participar do Troféu Maria Lenk, Troféu José Finkel e Open que são hoje os 3 eventos mais importantes da natação brasileira.

Para ver os resutados, clique AQUI!

Jogos Escolares do Ceará - 15 a 17 anos

Depois de muita aflição e muitas informações vazias sobre a realização ou não dos Jogos Escolares fase estadual na categorias 15 a 17 anos, o evento finalmente ocorreu. Se foi da melhor forma, nem vamos entrar nesse mérito, mas uma coisa é certa, quem menos tem culpa é a FCDA que recebeu o evento bastante em cima da hora e teve que rebolar pra fazer tudo acontecer! Fazemos aqui um agradecimento público a nossa presidente Ione Borges que é uma entusiasta da natação e sempre tenta fazer tudo que está ao seu alcance em prol do esporte.

O evento ocorreu junto com o campeonato estadual de categorias e o Náutico classificou 4 atletas que representarão suas respectivas escolas e nosso estado. Suzanne Ramos, Yara Zeli, Washington Oliveira e Kauê Maiono são os nossos atletas que estarão presentes na fase nacional do evento a ser realizado na cidade de Belém-PA em novembro. Outros atletas destaques também irão compor a seleção cearense escolar como Neirton Oliveira e Julia Nilton.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Campeonato Cearense de categorias - 3° etapa

Encerramos o campeonato cearense de categorias 2013 no parque aquático do Náutico Atlético Cearense. O evento foi diferente de tempos atrás, infelizmente vem piorando ano a ano, mas não vamos no deter a essas questões.

O Náutico encerrou sua participação em 2° lugares tanto em todas as categorias em disputa como no quadro geral de pontos. A sua frente ficou o BNB, loga atrás a Hedla Lopes e por fim o Circulo Militar.

Recebemos ainda os troféus de melhor índice técnico (IT) no infantil masculino, júnior masculino e sênior masculino.


José William foi o melhor IT na prova dos 100m borboleta Infantil.


Raul Stoppelli foi o melhor IT na prova dos 200m livre júnior


Victor Machado Brasil foi o melhor IT na prova dos 50m peito sênior.

Como atletas destaques da terceira etapa podemos citar as performances abaixo: 

Vinicius Joshua melhorou seu tempo nos 100m peito com 1'27"82; Washington Nogueira fez o tempo de 1'08"08 nos 100m costas, quase sua melhor marca; João Victor melhorou seu tempo nos 50m borboleta com 32"87; Iago Rafael melhorou nos 50m borboleta com 33"20; Leonardo Chaves fez uma boa marca com 32"44 na prova dos 50m borboleta, Daniel Maia fez um bom tempo nos 100m livre com 1'00"88; davi Santos na mesma prova também fez quase o seu melhor com 1'03"67; ainda nos 100m livre, Ivan Souza baixou um segundo com 1'16"07; Herbert Amarante fez 1'08"16 nos 100m livre quase igualando seu melhor tempo;  e Bruno Peixoto melhorou seu tempo nos 100m costas com 1'17"30.

sábado, 19 de outubro de 2013

Campeonato Cearense de Categorias - 2° etapa

Ontem aconteceu a segunda etapa do campeonato cearense de categorias. Tivemos mais atletas nadando do que na primeira etapa e novamente, mesmo em época de treinos pesados, ainda assim conseguimos boas performances.

Segue abaixo os atletas destaques e só para esclarecer, não destacamos o resultado em sim  a performance do atleta. Ex: O atleta ficou em último lugar mas melhorou ou nadou muito perto do seu melhor tempo, consideramos uma ótima performance. Ou seja, não necessariamente um bom resultado significará uma boa performance. Como o CBDAWEB não atualizou ainda, alguns tempos que postarei são os oficiais e outros não. Aproveitando, deixamos claro que o problema do tempo real do CBDAWEB não é culpa da FCDA e sim de uma atualização do softwere CBDAWEB em todo o Brasil.

Antônio Neto nadou os 50m peito e baixou seu tempo para 38"10; Iago Gerônimo baixou seu tempo na mesma prova com 44"42; Victor Brasil fez uma excelente marca nos 50m peito com 30"75; Yara Zeli nadou aparentemente muito fácil os 200m livre e mesmo assim baixou em 3" sua antiga marca com 2'28"29; Rhylldson Medeiros melhorou seu tempo nos 200m costas com 2'38"03 confirmando a boa fase no segundo semestre; José William "mangabeira" fez uma excelente marca nos 200m borboleta com 2'19"62, baixando em aproximadamente 5" seu melhor tempo e ficando em 4° lugar no ranking nacional na sua categoria; Yara Zeli baixou seu tempo nos 100m borboleta com 1'18"55; João Victor fez 29"74 nos 50m livre e melhorou sua melhor marca; a mesma coisa aconteceu com Davi Santana que fez 28"67; Danillo Fernandes não melhorou mas fez um tempo muito expressivo nos 50m livre com 26"6; Hebert fez 30"09 nos 50m livre, praticamente igualou sua melhor marca; Kauê Moiano nadou por 25"8 os 50m livre, bem perto do seu melhor.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Campeonato Cearense de Categorias começou ontem

Ontem, na piscina do Náutico Atlético Cearense, deu-se início a mais um Campeonato Estadual de Categorias. Como já vem acontecendo há alguns anos, o evento se tornou muito monótono, com pouca competitividade e com poucos atletas participando. Infelizmente o evento virou um "problema" para clubes e federação. No nosso caso, a falta de verba para inscrever somada a nova regra do aberto que obriga nadadores a nadar uma competição anterior na temporada, forçou nossa equipe a inscrever nossos atletas em poucas provas.  Já pra federação, é uma competição que não se paga e sempre gera prejuízo.

Como uma pessoa que ama a natação e quer vê-la crescer cada vez mais, já enviei essa sugestão de mudança (segue abaixo) para FCDA, pois a única coisa que não pode acontecer é deixar como está.

Segue sugestão (não sabemos a viabilidade da ideia)


"A ideia é juntar o estadual de categorias no aberto, ou seja, o aberto rola normalmente com premiação no absoluto e contagem de pontos no absoluto, porém com inclusão de premiação por categorias. Com isso, o evento seria mais motivante pros infantis e juvenis, não daria prejuízo pros cofres da federação e acredito que todos os atletas iriam gostar.

Pensando em não diminuir as competições do ano, sugiro que o Juvenil, Júnior e Sênior sejam inseridos nos eventos mirim e petiz como foi feito com infantil este ano, tornando assim os eventos ainda mais rentáveis pra FCDA. Sugiro que os dois torneios de fundo sejam mantidos como estão para que os atletas não percam as chances de tentar índices nessas provas.

Resumindo temos:

PRÓS: Competição mais motivante pra todos os atletas; nenhum prejuízo pros cofres da federação, aumento de competições no ano com inclusão de todas as categorias nos festivais mirim/petiz, pois além de não perder o estadual de categorias, ganhamos mais dois eventos com inclusão das categorias JUV, JR e SR nos festivais.

CONTRAS: Não teríamos revezamento de categorias no aberto."  

Voltando pra competição de ontem, nossos atletas nadaram bem, mesmo em fase de treinamento nada amigáveis (pesados). Destacamos as performances de Suzanne Ramos nos 200m costas (2'53") igualando sua melhor marca; Raul Stopelli nos 200m livre com 2'05" (pouco além de seu melhor tempo); Yara Zeli nos 50m livre voltando a nadar na casa dos 29"95 e ressurgindo depois de um período difícil; José William confirmando que a fase tá boa demais, baixou seu tempo nos 100m borboleta com 1'01"65, tempo que coloca em 7° lugar do ranking nacional hoje; Caélison Barbosa que igualou sua melhor pessoal nos 100m borboleta com 1'07"68; Rafael Viana que nadou os 50m costas pro seu melhor tempo com 31"85; e Rhylldson Medeiros que baixou seu tempo nos 50m costas com 33" baixo.

domingo, 6 de outubro de 2013

Atletas do Ceará se destacam no Troféu Chico Piscina

O Ceará foi muito bem representado no Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil Interfederativo, Troféu Chico Piscina, realizado tradicionalmente na há 26 anos na cidade de Mococa-SP. O evento aconteceu nesse último fim de semana e o Ceará foi representado por Emily Lopes e Victória Parente no infantil, além de Julia Nilton e Neirton Oliveira no Juvenil.

Emily Lopes nadou a prova dos 100m peito e acabou piorando seu tempo e ficou de fora da final com 1'23"71. Nos 100m borboleta, também piorou sua melhor marca com 1'19"44.
Victória Parente (foto meramente ilustrativa)
Victória Parente nadou 3 provas e conseguiu 3 finais e uma medalha de prata. Nos 50m livres foi vice-campeão brasileira com a marca de 27"36. Nos 100m livres acabou em 5° lugar com 1'00"96, com seu melhor tempo (59"85), tinha conquistado a medalha de prata. Nos 200m livres, Victória foi a sétima colocada com a marca de 2'25".

Julia Nilton nadou três provas, fez 3 finais e conquistou uma medalha de ouro. Nos 50m livres foi a melhor atleta da competição mesmo piorando o seu tempo com 26"11. Nos 100m borboleta acabou na sexta posição com o tempo de 1'05"22 que se tornou sua melhor marca pessoal. Nos 100m livre, entrou pra final na raia 4, porém suas adversárias cresceram muito na final e ela acabou piorando o tempo da eliminatória (melhor marca pessoal com 58"77 e novo recorde cearense absoluto) com 58"93 terminado na 7° colocação.

Neirton Oliveira nadou 3 provas e, por sua vez, fez 2 finais. Nos 50m livres, Neirton baixou seu tempo por duas vezes, mas bateu na trave ficando em 4° lugar com o tempo de 24"30. Nos 100m borboleta, Neirton piorou seu tempo mas pegou final com 58"35, na final piorou ainda mais um pouco com 58"89 e acabou na 6° colocação. Nos 100m livres, Neirton piorou sua melhor marca pessoal e ficou de fora da final com o tempo de 55"76.

O Náutico não pode levar nenhum de seus atletas devido condições financeiras precárias, o que é uma pena, o que deixa nossos atletas sempre um passo atrás dos outros, pois sabemos que no alto nível, as competições são muito importantes.