sexta-feira, 27 de setembro de 2013

NNE de Natação, Troféu Walter Figueiredo, começa hoje!

A equipe do Náutico de natação infantil ao sênior, se encontra hoje na cidade de Aracajú-SE para disputar o Troféu Walter Figueiredo, Campeonato Norte-nordeste de natação de clubes nas categorias infantil, juvenil e júnior/sênior.

Desde quando assumimos a frente da natação do clube em 2010, essa a competição que viajamos com maior número de atletas (total de 17) e com muitas chances de medalha! A competição começará logo mais com duas etapas hoje (27/09) e mais duas amanhã (28/09) totalizando 4 etapas!

Galera em trânsito rumo a Sergipe

Nossos atletas com maiores chances de medalha são: Raul Stopplli, Washington, José William, Caélison, Rhylldson, Marina, Kauê e Danillo, além das equipes de revezamento infantil masculino.



Boa sorte a todos!!!

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Jogos Escolares - 12 a 14 anos (2° e 3° dias)

2° Dia

Eliminatórias

Isabel Firmeza nadando os 100m livre
O dia começou pelo 100m livres com Isabel Firmeza e Victória Parente nadando a prova. Isabel nadou mal, passou fraco e acabou piorando o tempo fechando a prova em 1'12"14. Victória Parente nadou na sequência, fez uma boa prova e fechou com 1'00"22 se classificando pra final com melhor tempo e com novo recorde de competição. No 100m livres masculino nadaram Rafael Viana e Daniel Maia, ambos nadaram bem próximo do melhor mas não melhoraram suas marcas pessoais. Rafael nadou para 1'02"67 e Daniel Maia nadou para 1'01"23.

Emily Lopes nos 50m peito

Na sequência tivemos as provas de 50m peito. No feminino nadaram Emily Lopes e Maria Isadora. Emily caiu primeiro na água e cometeu alguns erros que lhe deixaram de fora da final por pouco. Emily fechou a prova para 38"02. Maria Isadora nadou na última série e piorou seu tempo fechando a prova em 40"22, muito próximo do seu melhor. No masculino nadaram Antônio Neto e Arthur Oliveira. Antônio Neto não nadou bem e pirou seu tempo em cerca de meio segundo com 38"86 e Arthur Oliveira baixou seu tempo com 38"46.
Vitoria Fragoso nos 200m medley

Nos 200m medley feminino tivemos Ana Luiza nadando pra 3'08"38 e Vitoria Fragoso nadando para 3'03"41.
Davi Santos nos 400m livres

Nos 400m livres masculino Daniel Maia nadou muito bem e fechou a prova em 4'47"31, baixando seu tempo em mais de 2 segundos.

Danillo e José William no revezamento misto

No revezamento 4x50m meldey misto, nosso revezamento formado por Danillo Fernandes, Emily Lopes, José William "mangabeira" e Victória Parente passou pra final com o 8° tempo de 2'05"00.

Finais
Victória Parente antes da final dos 100m livres

Na final dos 100m livres Victória Parente mais uma vez deu show na piscina. Venceu a prova e novamente quebrou o recorde de competição que já era dela baixando seu próprio tempo fazendo a incrível marca de 59"85.
Revezamento misto após a final

Na final do revezamento misto, fizemos o possível pra se sair melhor, mas mesmo baixando bastante o tempo da eliminatória, não conseguimos sair do 8° lugar, mas nadamos pra 2'03"59. Detalhe que a distância de nós para o revezamento campeão foi de apenas 3 segundos, foi tudo muito parelho.

3° dia

Eliminatórias
Largada de Daniel Mais nos 200m livres

O dia começou com a prova dos 200m livres. No feminino nadou apena a atleta Fernanda Sousa, que priorou muito pouco sua melhor marca pessoal com o tempo de 2'29"02. Nos 200m livre masculino, Davi Santos e Daniel Maia foram nossos representantes e ambos nadaram muito a quem dos suas melhores marcas. Davi fez 2'28"06 e Daniel Maia fez 2'21"26.
Ana Clara nos 100m borboleta
Na sequência tivemos as provas dos 100m borboleta. No feminino nadaram Ana Luiza, que fez a marca de 1'28"71, piorando o seu tempo e Ana Clara que fez 1'19"61 que também foi bem acima do seu melhor tempo. No masculino tivemos a participação de José William "mangabeira" que nadou bem fácil, passando com 29"50 e fechando a prova em 1'02"67 (melhor marca pessoal até então), passando pra final com 4° tempo na raia 6. 
Antônio Neto nos 100m peito
Em seguida tivemos os 100m peito. No feminino Maria Isadora abriu as atividades e fez  o tempo de 1'30"14, bem acima do seu melhor (1'27"). Na sequência caiu na água a atleta Emily Lopes, que fez a marca de 1'21"38 (passou com 37"00, ou seja, 1 segundo abaixo do tempo dos 50m peito) e passou pra final com  7° tempo. No masculino nadaram Luiz Cartaxo e Antônio Neto. Luiz foi desclassificado porque executou golfinhadas além do permitido na filipina e Antônio Neto nadou muito mal fechando a prova com 1'30"39, muito acima do seu melhor tempo.

Rafael Viana na saída dos 50m costas
Nos 50m costas feminino tivemos Victória Parente e Vitoria Fragoso nos representando. Victória Parente foi a primeira a nadar e fez 33"19 se classificando pra final com 5 tempo. Vitoria Fragoso nadou na última série e fez o tempo 36"34 cerca 8 décimos acima do seu melhor. No masculino, Rafael Viana melhorou seu tempo e fez 31"84 ficando como 3° reserva e Danillo Fernandes passou a final da prova com 31"25 em 6° lugar.

O revezamento do 4x50m livres masculino não se classificou pra final com a marca de 1'50"46.

Finais
José William "mangabeira" na final dos 100m borboleta

Na final dos 100m borboleta masculino, José William "mangabeira" nadou muito bem. Passou em 6° lugar com 29"20 e teve uma volta muito boa fechando a prova em 1'02"27 (melhor marca pessoal do atleta), apenas 3 centésimos de segundo atrás do terceiro colocado da prova, a medalha não veio por nada.

Emily Lopes em Ação na final dos 100m peito

Nos 100m peito feminino, Emily Lopes nadou bem melhor que as eliminatórias fechando a prova para 1'20"83. Com esse tempo Emily pulou de 7° para 5° lugar da prova.
Victória Parente entrando na água antes da largada

Nos 50m costas feminino, Victória Parente piorou um pouco seu tempo da eliminatória com 33"55 e acabou na 5° colocação, mas saiu da competição com todas a suas marcas melhoradas.

Danillo Fernandes se concentrando antes da final dos 50m costas
Nos 50m costas masculino, Danillo Fernandes infelizmente cometeu um grande erro. Danillo passou pra final com 7° tempo, porém na largada escorregou totalmente e enquanto toda mundo ia pra frente ele simplesmente afundou na largada, foi uma grande pena. Pois com a sua melhor marca pessoal, Danillo conseguiria um 3° lugar na prova, mas são coisas que acontecem e com certeza não se repetirá.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Jogos Escolares - 1° dia

Revezamento 4x100m livre masculino
Começou hoje na piscina do SESI de Natal-RN as atividades da natação dos Jogos Escolares da Juventude  categoria 12 a 14 anos. O Ceará foi muito bem no primeiro dia com 3 finais e uma medalha de ouro.

Eliminatórias

Isabel Firmeza
Começamos o dia com as provas de 50m livres feminino e masculino. No feminino, Isabel Firmeza foi a primeira a cair na água e fez a marca de 30"87 piorando um pouco sua melhor marca! Na sequência, Vitória Parente caiu na água e fez 27"59 passando pra final com melhor tempo e novo recorde de competição. No Masculino, Luiz Cartaxo foi primeiro a nadar e fez o tempo de 30"03, logo depois foi a vez de Danillo Fernandes que nadou pra 27"00 e ficou em 2° reserva na 10° colocação, baixando sua marca em 3 décimos.

Em seguida tivemos as provas de 100m costas. No feminino Ana Luiza nadou pra 1'33"52 e Vitoria Fragoso fez 1'21"79. No masculino tivemos a participação de Rafael Viana que fez 1'10"77 baixando em meio segundo sua melhor marca pessoal e na sequência Danillo Fernandes bateu na trave para pegar uma final, ficando em 1° reserva com 1'08"28, baixando 60" centésimos da sua melhor marca pessoal.
José William na largada dos 50m borboleta durante as eliminatórias

Depois tivemos os 50m borboleta onde tivemos bons resultados. No feminino tivemos a presença de Ana Clara com 33"78 e Emily Lopes fez 31"71 e passou pra final com 8° tempo. No masculino Arthur Henrique foi o primeiro a nadar com 32"33, baixando seu tempo em quase um segundo. Na última série nadou José William que fez 28"22 e baixou seu tempo em 2 décimos se classificando pra final com 7° tempo.

Nos 400m livres feminino, nadaram Ana Clara com 5'48"94 baixando seu tempo em 11 segundos seguida de Fernanda Sousa que fez 5'17"86.

Vitoria Fragoso fechando o revezamento
Nos revezamentos tivemos duas realidades, no feminino como não tínhamos chance de final, poupamos nossas atletas. Já no masculino tentamos ir pra final, mas as parciais não foram tão boas quando esperávamos e o revezamento ficou em 9° lugar como 1° reserva pra final.

Finais

Vitória Parente em momento de concentração
Nos 50m livres, Vitória Parente deu show, baixou ainda mais seu tempo com 27"36, bateu o recorde do campeonato novamente e venceu sem maiores dificuldades.
Emily Lopes após final dos 50m borboleta

Emily lopes nadou os 50m borboleta e subiu de 8° para o 4° lugar com 31"66, sua melhor marca pessoal.

José William se concentrando antes da final dos 50m borboleta
José William "mangabeira", acabou piorando um pouco o tempo que tinha feito pela manhã e fechou em 8° lugar com 28"56.



quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Náutico nos Jogos Escolares 12 - 14 anos

Atletas do Náutico
Começa nesta próxima sexta feira os Jogos Escolares da Juventude (ETAPA NACIONAL) na categoria de  12 a 14 anos na cidade Natal/RN. O Náutico será representado por 7 atletas e 1 técnico. Os atletas são José William (mangabeira), Danillo Fernandes, Daniel Maia, Rafael Viana, Antônio Neto, Davi Santana e Isabel Firmeza, além do Técnico Jefferson Lima.

Temos grandes de fazer finais no evento e quem sabe com medalhas, analisando friamente o balizamento, conseguimos identificar chances reais disso acontecer, mas para que ocorra, não poderemos cometer erros!

Equipe completa de natação do Ceará
O restante da seleção está sendo formada por: Vitória Parente, Emily Lopes, Ana Clara, Fernanda Sousa
, Maria Isadora, Luiz Cartaxo e Arthur Oliveira.

Clique AQUI para acessar o balizamento:

Náutico Tetra-campeão do Jogos Aquáticos do Ceará

No último fim de semana tivemos a conclusão dos IV Jogos Aquáticos do Ceará e o Náutico manteve sua hegemonia com  a conquista do Tetra-campeonato. Este evento é organizado pela FCDA em parceria com ACEMN e ACEA, e conta a participação dos esportes Natação (federados, não federados, paralímpica e masters), Nado Sincronizado, Pólo Aquático e Maratonas Aquáticas.

O Náutico levou a melhor no Pólo Aquático, Nado Sincronizado e Maratona Aquáticas, e ainda conseguiu o vice-campeonato na natação federados, com isso, no somatório dos pontos conquistou o título no geral.

Na natação, mesmo num período de treinamentos volumosos e intensos, muito de nossos atletas conseguiram baixar suas marcas pessoais e muitos conseguiram realizar boas performances!

Parabéns ao clube e aos atletas!

sábado, 17 de agosto de 2013

Jogos Escolares - etapa estadual 12 a 14 anos

Ontem, aconteceu na piscina do parque aquático do Náutico a fase estadual do Jogos Escolares na categoria de 12 - 14 anos. Tivemos muitos atletas do Náutico nadando e por sinal, muitos foram muito bem.

Todos, sem exceção, mesmo em período de treino com cargas elevadas, conseguiram baixar suas marcas pessoais em pelo menos uma prova. 

Para etapa nacional, são 8 vagas no masculino e 8 vagas no feminino, num total de 16 atletas. No masculino, das 8 vagas, 6 são de atletas do Náutico (José William, Danillo Mota, Daniel Maia, Rafael Viana, Davi Santana e Antônio Neto) e no feminino tivemos a classificação de Isabel Firmeza, totalizando 7 atletas classificados pra fase nacional que será em Natal-RN.

Mesmo não tendo se classificado, tivemos ótimas performances de Rhylldson (baixou todas as provas), Célison (baixou os 100m borboleta) e Gabriela Garcia (baixou os 100m livres).

Agora é treinar e fazer bonito na etapa nacional.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Campeonato Cearense Absoluto de Piscina Curta - SOMOS CAMPEÕES DE NOVO!!!

Aconteceu neste último fim de semana, no dias 19 e 20 de julho, o Campeonato Cearense Absoluto de Piscina Curta, Troféu IFCE de Natação. Há quatro anos este evento acontece em Juazeiro do Norte e nos anos de 2010/2011 fomos bi-campeões e no ano passado, quando passou a ser nomeado de Campeonato Cearense, o BNB levou o título e nós ficamos com o vice. Este ano voltamos a vencer o evento que consideramos o segundo mais importante da natação cearense, graças as performances impecáveis de nossos atletas.

Entre os atletas destaques podemos citar: Washington Oliveira, José William, Danillo Fernandes, Raul Stoppelli, Elígio Brendo, Daniel Amaral, Rafael Viana, Marina Santos (nova recordista da prova de 200m peito), Flávio Delamonica (também é nosso técnico), Flávio Rabello (novo recordista da prova de 200m costas) e Matheus Pereira que foram os atletas essenciais na aquisição de pontos para a nossa equipe e que melhoraram praticamente todas as suas marcas pessoais. Destacamos também nossas equipes de revezamento masculino, feminino e mista (nova atração do evento).

O evento foi muito bom, nossa equipe se mostrou muito unida e focada no objetivo que era o título. Acreditamos que muito disso, é resultado de uma mudança no pensamento e filosofia de trabalho da comissão técnica que entrou o ano de 2013 disposta a fazer mudanças. Nosso maior desafio era mostrar e encarnar a figura literal do atleta em nossos nadadores, ou seja, fazer eles entenderem que o atleta é um indivíduo diferenciado de uma pessoa comum, que tem que abdicar de algumas coisas em prol de um objetivo árduo e complicado. Faze-los entender que no meio deste caminho, colherão frustrações e glórias, mas que depois de um trabalho bem feito, fatalmente colherão bons frutos. Acreditamos que esse título é o resultado de todos esses esforços. 

Pontuação + Quadro de medalhas
Voltando um pouco pra competição, o Náutico foi absoluto em todos os sentidos. Nós fomos o clube com o maior número de medalhas e maior número de pontos. No que tange as medalhas, ganhamos 17 ouros, 15 pratas e 15 bronzes, ou seja, a medalha que mais ganhamos foi a de ouro, totalizando 47 medalhas no total contra 43 do BNB Clube e 23 de Academia Hedla Lopes. Marcamos mais de 100 pontos a mais do que segundo lugar (NAC: 694 contra BNB: 671). Só não levamos os troféus de atletas com melhor índice técnico. 

Pódio por equipes
Marina Santos

 

gráfico da equipe
Como já é de costume, depois de todo evento foco, elaboramos um estudo estatístico de nossa equipe e de nossos atletas para auto-avaliar nosso trabalho. Este ano tivemos 92 caídas na água válidas, ou seja, somando todos os nossos atletas, tivemos 92 caídas na água onde o atleta já tinha tempo prévio no balizamento (melhor tempo dos últimos 12 meses), pois só assim podemos comparar se o mesmo melhorou, manteve ou piorou sua marca pessoal.  As caídas na água cujo atleta não tinha tempo prévio no balizamento foram descartadas para fins estatísticos. Pois bem, constatamos que do total de 92 caídas, em 74 (80,43%) nossos atletas baixaram suas marcas, 4 (4,35 %) nossos atletas mantiveram suas marcas e em 14 (15,22%) caídas, nossos atletas pioraram suas marcas pessoais. Esses valores são muito positivos e explicam o porque de termos vencido o evento e mostra que nossa preparação foi muito eficiente.

Vinícius Joshua
Agradecemos muito a nossa diretoria do Náutico, na pessoa de Mariano Pessoa, que fez de tudo para que essa viagem fosse possível nos doando um ônibus executivo e aos incansáveis pais, que estão sempre dando força para os seus filhos e para a equipe. Muito obrigado a todos e um grande parabéns aos nossos atletas que nadaram com o coração dentro d'água.

domingo, 30 de junho de 2013

Novas sensações...

Nestes últimos dias, nossos atletas viveram sensações inéditas nas suas, ainda, iniciantes carreiras de nadadores. Dos nossos 5 atletas presentes no Brasileiro Infantil de natação de inverno realizado em São Paulo, todos estavam estreando em brasileiros, mesmo os da classe infantil II. 

Eles viram muita coisa nova, muitos nadadores diferentes, presenciaram um nível muito elevado e com certeza viram que ao mesmo tempo que precisam melhorar muito, também podem ser ousados e conseguir bons feitos. Somos de carne e osso como todos os outros!

Alguns sentiram a pressão, outros não! Alguns cometeram erros que não costumam, outros não! Alguns foram inconstantes, outros melhoram tudo e outros não melhoram. Uns se queixaram do frio e outros não sentiram dificuldade. Mas com certeza o que todos terão em comum é a lembrança de um primeiro brasileiro, cheio de dificuldades e novas experiências. Talvez daqui há 5 anos lembrarão de tudo isso com um saudosismo gostoso e vão dar gargalhada de tudo que viveram, mas com certeza lembrarão de tudo nos mínimos detalhes. Porque a primeira vez a gente nunca esquece!!!
Saíamos de cabeça erguida, com a certeza que evoluiremos até o próximo e com a sensação de dever cumprido. Todos estão de parabéns e deram o coração dentro da água! E agora? Só nos resta fazer o que mais fazemos, TREINAR!!!!


sábado, 29 de junho de 2013

Brasileiro Infantil 3° dia - Um dia muito bom!

Jefferson Lima e José William "mangabeira"
Hoje foi um dia quase perfeito, caímos na água 4 vezes e em 3 delas nossos atletas baixaram suas marcas pessoais. Além disso, conseguimos mais uma classificação pra uma final, que pra nossa realidade é algo bastante significativo ficar entre os 8 melhores do Brasil.

Isabel pós prova
 A primeira a cair na água foi Isabel Firmeza na prova dos 50m livre (classe infantil II) e estava visivelmente mais tranquila e entrou na prova com outra postura. Dessa vez foi agressiva já na saída com uma boa velocidade de reação e atacou a prova o tempo todo fechando com 30"38 e baixando sua melhor marca em meio segundo. O seu submerso ainda se mostrou inferior ao das suas concorrentes e para ser o ponto que deve ser mais enfatizado nos treinos.

Rafael antes da prova
Logo depois Rafael Viana nadou os 50m livres e fez uma ótima prova, saindo bem e, dessa vez, seguiu a estratégia traçada respirando apenas 3 vezes e fechou a prova em 27"89 baixando sua marca em aproximadamente 30" centésimos.

Danillo chateado 
Danillo Fernandes caiu na série seguinte e infelizmente foi o único que não rendeu o esperado e piorou sua marca pessoal. Danillo, como nos 100m livre, largou de forma excepcional liderando a série até a metade da prova, porém ele foi cansando e o estilo foi encurtando bastante e o rendimento foi caindo. No fim, Danillo fechou a prova em 27"67, ou seja, 3 décimos acima do seu melhor. É muito difícil explicar os motivos que levaram Danillo não render o esperado pela primeira vez em sua vida, mas o que ficou claro é que temos que melhorar o padrão técnico do seu nado, pois a balança FORÇA + TÉCNICA está pesando mais pro lado da força e causando fadiga precoce. 

José William antes da prova
 Fechando as eliminatórias, José William nadou a prova dos 200m borboleta. Traçamos uma meta de passar os primeiro 100m com 1'09"50 e os segundo 100m com 1'13"50 pra fechar pra fechar com 2'23" ou, na pior das hipóteses, caso ele errasse alguma parcial que desse 2'24" (tempo que julgávamos ser suficiente pra pegar uma final). Ele caiu na água e começou num ritmo acelerado, saindo um pouco da estratégia o que nos deixou apreensivos e passou em 1° lugar nos primeiros 50m com 31"58 voltando o segundo 50m com 36"92 fechando assim a primeira metade da prova em 1'07"77 (2 segundos abaixo do estipulado). A segunda metade da prova foi emocionante e ele fez parciais de 38"15 + 37"94 fechando o segundo 100m em 1'16"11 (quase 3 segundos acima doe estipulado) e fechando assim a prova com 2'24"03 e se classificando pra final com 7° tempo atendendo todas as nossas expectativas. Na final de logo mais o foco será equilibrar mais as parciais e quem sabe baixar mais 2 segundos.

Final 

Na final José William fez exatamente as mesmas parciais com diferenças mínimas de centésimos que lhe renderam a 7° posição com 2'24"51, porém ao fim da prova ele foi anunciado como desclassificado pois havia tocado com apenas uma das mãos na virada dos 150 metros, foi uma pena! Pensando pelo lado bom, ele foi desclassificado e não melhorou sua marca pessoal, pior se tivesse melhorado e tivesse perdido a melhor marca.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Brasileiro Infantil 3° dia - poderia ter sido melhor

Hoje foi um dia que poderia ter sido bem melhor! Tivemos as estreias dos nossos demais atletas todos nadando a prova dos 100m livres.

Isabel Firmeza
Na classe infantil I feminino, Isabel Firmeza estrou nos 100m livre e acabou piorando sua marca pessoal. Aparentemente a falta de experiência e nervosismo foram os principais inimigos de sua performance. Isabel passou os primeiros 50m (34"06) muito a quem do que poderia e tínhamos planejado, e aí, quando isso acontece, fica muito difícil compensar com a volta (37"28). Isabel fechou a prova com 1'11"34.

Na classe infantil II masculino tivemos a estreia de Rafael Viana e Danillo Fernandes. Ambos poderiam ter se saído um tanto melhor.

Rafael Viana
Rafael foi o primeiro a nadar passando com 29"43 e voltou com 32"98 fechando a prova em 1"02"41, baixando sua marca pessoal em 8 centésimos. Porém, durante a prova, o atleta não realizou a tática planejada, errando principalmente seu ciclo respiratório, além de ter passado um pouco acima do que tinha sido proposto.

Danillo Fernandes
Danillo Fernandes caiu na água na sequência e fazia uma prova dentro do padrão e do esperado até os 50m iniciais. Planejamos a parcial de 28"00 com respiração 4x1 e ele fez 28"09 seguindo o padrão de respiração, porém a segunda metade da prova foi uma verdadeira agonia e Danillo sentiu muito na volta, encurtando muito as braçadas além de realizar respiração 2x1 durante toda a volta. Com tudo isso o rendimento caiu drasticamente e a sua segunda parcial foi 34"47 fechando a prova em 1'02"56 bem a quem dos seus 1'00"29. 

José William
Fechando o dia, tivemos o José William "mangabeira" nadando o 200m medley. Infelizmente a etapa de hoje foi muito extensa (16 séries de 400m livre) e os 200m medley só foi acorrer por volta de 13:30, todos nós estávamos entediados e imagina os nadadores que estavam aguardando com fome. Mangabeira aliviou demais a primeira parcial dos 50m borboleta (31"37) que fez exatemente a diferença de 2 segundos a mais no seu tempo de balizamento, já que o atleta costuma passar com 29". As outras parciais foram 43"32 + 48"24 + 32"76 fechando a prova em 2'35"69 piorando seu tempo em aproximadamente 2 segundos.